ANÁLISE DO TEMA RADIOATIVIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA UTILIZADOS EM ESCOLAS PÚBLICAS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35823 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1993 "inscrito_id" => 6444 "titulo" => "ANÁLISE DO TEMA RADIOATIVIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA UTILIZADOS EM ESCOLAS PÚBLICAS" "resumo" => "Recurso didático é todo material utilizado como ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto o livro didático deve apresentar um conjunto de características que proporcionem uma melhor compreensão e absorção do conteúdo por ele apresentado pelos discentes. O presente trabalho teve por finalidade analisar o perfil textual e gráfico do tema radioatividade apresentado em livros didáticos disponibilizados a escolas públicas da cidade de São Bernardo-MA através do Programa Nacional do Livro Didático. Para tal foram analisados de forma qualitativa, quantitativa e comparativa cinco livros quanto a presença do tema e a forma de apresentação do mesmo através da leitura detalhada do capítulo referente ao tema e busca nos índices. Dos livros avaliados, um deles não apresenta o tema radioatividade. Da análise dos quatro livros restantes vimos que o tema radioatividade é apresentado de forma bastante semelhante obedecendo praticamente uma mesma sequência de exposição do conteúdo com algumas peculiaridades que distinguem os autores. O autor de QUI03 é o que melhor explora os temas transversais com exemplos de aplicações práticas da radioatividade. Os livros QUI01 e QUI04 são os melhores ilustrados, dada a quantidade e qualidade de figuras e gráficos que são apresentados nos diversos tópicos. O livro QUI04 resumiu consideravelmente os fatos históricos em uma linha do tempo apresentada em tabela. O Livro QUI05 não expõe de forma objetiva um conceito para o tema radioatividade, no outro extremo é o único livro que apresenta atividades experimentais. Concluiu-se por este que apesar das peculiaridades apresentadas pelos autores, o tema radioatividade é apresentado de forma coerente e objetiva, características indispensáveis a um bom desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "RECURSOS DIDÁTICOS, PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO, RADIOATIVIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID6444_11092017160941.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VILMA BRAGAS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VILMA BRAGAS" "autor_email" => "vilbragas@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35823 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1993 "inscrito_id" => 6444 "titulo" => "ANÁLISE DO TEMA RADIOATIVIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA UTILIZADOS EM ESCOLAS PÚBLICAS" "resumo" => "Recurso didático é todo material utilizado como ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto o livro didático deve apresentar um conjunto de características que proporcionem uma melhor compreensão e absorção do conteúdo por ele apresentado pelos discentes. O presente trabalho teve por finalidade analisar o perfil textual e gráfico do tema radioatividade apresentado em livros didáticos disponibilizados a escolas públicas da cidade de São Bernardo-MA através do Programa Nacional do Livro Didático. Para tal foram analisados de forma qualitativa, quantitativa e comparativa cinco livros quanto a presença do tema e a forma de apresentação do mesmo através da leitura detalhada do capítulo referente ao tema e busca nos índices. Dos livros avaliados, um deles não apresenta o tema radioatividade. Da análise dos quatro livros restantes vimos que o tema radioatividade é apresentado de forma bastante semelhante obedecendo praticamente uma mesma sequência de exposição do conteúdo com algumas peculiaridades que distinguem os autores. O autor de QUI03 é o que melhor explora os temas transversais com exemplos de aplicações práticas da radioatividade. Os livros QUI01 e QUI04 são os melhores ilustrados, dada a quantidade e qualidade de figuras e gráficos que são apresentados nos diversos tópicos. O livro QUI04 resumiu consideravelmente os fatos históricos em uma linha do tempo apresentada em tabela. O Livro QUI05 não expõe de forma objetiva um conceito para o tema radioatividade, no outro extremo é o único livro que apresenta atividades experimentais. Concluiu-se por este que apesar das peculiaridades apresentadas pelos autores, o tema radioatividade é apresentado de forma coerente e objetiva, características indispensáveis a um bom desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "RECURSOS DIDÁTICOS, PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO, RADIOATIVIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID6444_11092017160941.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VILMA BRAGAS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VILMA BRAGAS" "autor_email" => "vilbragas@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }