Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: ENSINO DE BIOLOGIA, LÚDICO, JOGOS DIDÁTICOS Pôster (PO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35647
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2517
    "inscrito_id" => 4221
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "A utilização de jogos didáticos é uma proposta de metodologia inovadora, capaz de melhorar o processo de ensino aprendizagem, e aumentar o estímulo dos alunos e docentes no dia-a-dia em sala de aula. Os jogos possibilitam a elaboração e desenvolvimento da ludicidade, como também uma alternativa de aprendizado para os estudantes. O presente trabalho relata a aplicação de dois jogos didáticos voltados para alunos do ensino médio de uma escola no municipio de João Pessoa, PB. O objetivo do trabalho foi facilitar o processo de ensino aprendizagem dos conteúdos de botânica, e estabelecer uma relação harmoniosa entre toda a turma, através de uma aula mais dinâmica. O presente trabalho tem como base os pressupostos metodológicos da pesquisa Quanti-Qualitativa. Trata-se de um relato de experiência de prática pedagógica com a utilização de jogos didáticos no ensino de botânica,  realizado em uma escola de Ensino Público no município de João Pessoa – PB.  Os jogos foram realizados com as turmas do ensino médio da escola, de período integral, totalizando cerca de 90 alunos envolvidos no trabalho. Com a aplicação do jogo constatou-se uma construção de conhecimento diferenciada onde toda a turma participou, expressou  dúvidas com debate e discussão entre os colegas de sala sobre o conteúdo, o que possibilitou uma melhor assimilação do que foi aprendido. Pode-se afirmar que esta é uma alternativa metodológica eficiente para o ensino de botânica e uma forma eficaz para a construção do processo de ensino aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, LÚDICO, JOGOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA2_ID4221_12092017145415.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA IZABEL MEDEIROS DINIZ PIMENTEL"
    "autor_nome_curto" => "MARIA PIMENTEL"
    "autor_email" => "dinizmariaizabel@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35647
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2517
    "inscrito_id" => 4221
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "A utilização de jogos didáticos é uma proposta de metodologia inovadora, capaz de melhorar o processo de ensino aprendizagem, e aumentar o estímulo dos alunos e docentes no dia-a-dia em sala de aula. Os jogos possibilitam a elaboração e desenvolvimento da ludicidade, como também uma alternativa de aprendizado para os estudantes. O presente trabalho relata a aplicação de dois jogos didáticos voltados para alunos do ensino médio de uma escola no municipio de João Pessoa, PB. O objetivo do trabalho foi facilitar o processo de ensino aprendizagem dos conteúdos de botânica, e estabelecer uma relação harmoniosa entre toda a turma, através de uma aula mais dinâmica. O presente trabalho tem como base os pressupostos metodológicos da pesquisa Quanti-Qualitativa. Trata-se de um relato de experiência de prática pedagógica com a utilização de jogos didáticos no ensino de botânica,  realizado em uma escola de Ensino Público no município de João Pessoa – PB.  Os jogos foram realizados com as turmas do ensino médio da escola, de período integral, totalizando cerca de 90 alunos envolvidos no trabalho. Com a aplicação do jogo constatou-se uma construção de conhecimento diferenciada onde toda a turma participou, expressou  dúvidas com debate e discussão entre os colegas de sala sobre o conteúdo, o que possibilitou uma melhor assimilação do que foi aprendido. Pode-se afirmar que esta é uma alternativa metodológica eficiente para o ensino de botânica e uma forma eficaz para a construção do processo de ensino aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, LÚDICO, JOGOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA2_ID4221_12092017145415.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA IZABEL MEDEIROS DINIZ PIMENTEL"
    "autor_nome_curto" => "MARIA PIMENTEL"
    "autor_email" => "dinizmariaizabel@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A utilização de jogos didáticos é uma proposta de metodologia inovadora, capaz de melhorar o processo de ensino aprendizagem, e aumentar o estímulo dos alunos e docentes no dia-a-dia em sala de aula. Os jogos possibilitam a elaboração e desenvolvimento da ludicidade, como também uma alternativa de aprendizado para os estudantes. O presente trabalho relata a aplicação de dois jogos didáticos voltados para alunos do ensino médio de uma escola no municipio de João Pessoa, PB. O objetivo do trabalho foi facilitar o processo de ensino aprendizagem dos conteúdos de botânica, e estabelecer uma relação harmoniosa entre toda a turma, através de uma aula mais dinâmica. O presente trabalho tem como base os pressupostos metodológicos da pesquisa Quanti-Qualitativa. Trata-se de um relato de experiência de prática pedagógica com a utilização de jogos didáticos no ensino de botânica, realizado em uma escola de Ensino Público no município de João Pessoa – PB. Os jogos foram realizados com as turmas do ensino médio da escola, de período integral, totalizando cerca de 90 alunos envolvidos no trabalho. Com a aplicação do jogo constatou-se uma construção de conhecimento diferenciada onde toda a turma participou, expressou dúvidas com debate e discussão entre os colegas de sala sobre o conteúdo, o que possibilitou uma melhor assimilação do que foi aprendido. Pode-se afirmar que esta é uma alternativa metodológica eficiente para o ensino de botânica e uma forma eficaz para a construção do processo de ensino aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.