A utilização de jogos didáticos é uma proposta de metodologia inovadora, capaz de melhorar o processo de ensino aprendizagem, e aumentar o estímulo dos alunos e docentes no dia-a-dia em sala de aula. Os jogos possibilitam a elaboração e desenvolvimento da ludicidade, como também uma alternativa de aprendizado para os estudantes. O presente trabalho relata a aplicação de dois jogos didáticos voltados para alunos do ensino médio de uma escola no municipio de João Pessoa, PB. O objetivo do trabalho foi facilitar o processo de ensino aprendizagem dos conteúdos de botânica, e estabelecer uma relação harmoniosa entre toda a turma, através de uma aula mais dinâmica. O presente trabalho tem como base os pressupostos metodológicos da pesquisa Quanti-Qualitativa. Trata-se de um relato de experiência de prática pedagógica com a utilização de jogos didáticos no ensino de botânica, realizado em uma escola de Ensino Público no município de João Pessoa – PB. Os jogos foram realizados com as turmas do ensino médio da escola, de período integral, totalizando cerca de 90 alunos envolvidos no trabalho. Com a aplicação do jogo constatou-se uma construção de conhecimento diferenciada onde toda a turma participou, expressou dúvidas com debate e discussão entre os colegas de sala sobre o conteúdo, o que possibilitou uma melhor assimilação do que foi aprendido. Pode-se afirmar que esta é uma alternativa metodológica eficiente para o ensino de botânica e uma forma eficaz para a construção do processo de ensino aprendizagem.