RELAÇÕES INTERPESSOAIS: UM CAMINHO PARA CONSTRUIR O
RESPEITO NA ESCOLA.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38516 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1262 "inscrito_id" => 6245 "titulo" => """ RELAÇÕES INTERPESSOAIS: UM CAMINHO PARA CONSTRUIR O\r\n RESPEITO NA ESCOLA. """ "resumo" => """ O estudo é fruto de reflexões desenvolvidas no projeto relacionado ao Programa de\r\n Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) UNIFACEX de Pedagogia. Ele tem como\r\n finalidade promover aos educandos uma aprendizagem mais voltada à prática, e incentivar os\r\n discentes de licenciatura à prática da docência. O ambiente escolar tem sua função social reconhecida\r\n legalmente, visando formar o homem para o exercício da cidadania, para poder contribuir na\r\n transformação da sociedade, investindo nas relações interpessoais e para uma sociedade mais\r\n democrática. O respeito é um dos princípios abordados no dia-a-dia nas práticas planejadas e nas\r\n atitudes observadas do currículo oculto. A escola que desenvolvemos o trabalho é pública e fica\r\n localizada no bairro de classe média. As turmas dos 4ºs e 5ºs anos foram envolvidas no projeto;\r\n porém, estaremos apenas apresentando os resultados obtidos nos dois quintos anos. No total\r\n participaram 57 alunos da escola e duas professoras foram colaboradoras do estudo. Nos últimos anos\r\n os profissionais da escola observaram que os alunos estão mais distanciados dos valores desejados\r\n para uma formação cidadã. Eles acreditam que é consequência de muitos fatores, principalmente com\r\n relação a desestrutura familiar e a ausência de uma família que contribua na formação moral e ética.\r\n As professoras afirmaram que tem aumentado a violência na escola, à indisciplina e o desrespeito para\r\n com os adultos e colegas. O problema da pesquisa surgiu diante dessas constatações. Apesar de uma\r\n fala presente das professoras em prol do respeito, observamos um crescimento em relação à\r\n indisciplina na instituição escolar. Observa-se o bullying como uma forma de violência, tanto física\r\n como psíquica. Diante dessa realidade questionamos sobre as razões incentivadoras dessa prática na\r\n escola. Trabalhar a tolerância pela sensibilização pela pluralidade cultural e pela diversidade pode ser\r\n um caminho. Com a pesquisa temos o objetivo de investir nas relações interpessoais através dos jogos\r\n pedagógicos. Para tratar dessa questão usamos como referencial, os autores: Macedo (2005), Lopes\r\n (2001), Araújo (1992), Piaget (1978) que trabalham o jogo nas práticas pedagógicas. Como\r\n metodologia, aderimos à pesquisa ação, de cunho qualitativo, envolvendo os alunos e professores das\r\n turmas. Como conclusão, vimos que o uso de jogos de sensibilização pode ser uma das estratégias que\r\n diminui a violência em sala de aula, contribuindo para a empatia e crescimento da responsabilidade\r\n dos alunos na cooperação de um ambiente de aprendizagem. Os educadores reconheceram a\r\n importância de traçar metas pedagógicas que possam ajudar na construção dos laços e do respeito, pois\r\n as situações que expressam violência na escola perturbam e desvirtuam do objetivo da escola.\r\n Enquanto o Saber Conviver, um dos pilares da educação do século XXI, não se tornar uma prioridade\r\n na educação ainda não estaremos conduzindo os alunos a um ensino de qualidade. Portanto, não\r\n podemos suprimir a compreensão de que sala de aula como o primeiro espaço de aprendizagem para a\r\n cidadania através do exercício democrático; na qual se justifica a função educativa da escola e se\r\n permite sonhar com uma sociedade mais justa e humana. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "JOGOS, RESPEITO, INTOLERÂNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6245_09092017230847.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA CLAUDIA CHAGAS DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ANNA CLÃUDIA" "autor_email" => "claulure2@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38516 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1262 "inscrito_id" => 6245 "titulo" => """ RELAÇÕES INTERPESSOAIS: UM CAMINHO PARA CONSTRUIR O\r\n RESPEITO NA ESCOLA. """ "resumo" => """ O estudo é fruto de reflexões desenvolvidas no projeto relacionado ao Programa de\r\n Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) UNIFACEX de Pedagogia. Ele tem como\r\n finalidade promover aos educandos uma aprendizagem mais voltada à prática, e incentivar os\r\n discentes de licenciatura à prática da docência. O ambiente escolar tem sua função social reconhecida\r\n legalmente, visando formar o homem para o exercício da cidadania, para poder contribuir na\r\n transformação da sociedade, investindo nas relações interpessoais e para uma sociedade mais\r\n democrática. O respeito é um dos princípios abordados no dia-a-dia nas práticas planejadas e nas\r\n atitudes observadas do currículo oculto. A escola que desenvolvemos o trabalho é pública e fica\r\n localizada no bairro de classe média. As turmas dos 4ºs e 5ºs anos foram envolvidas no projeto;\r\n porém, estaremos apenas apresentando os resultados obtidos nos dois quintos anos. No total\r\n participaram 57 alunos da escola e duas professoras foram colaboradoras do estudo. Nos últimos anos\r\n os profissionais da escola observaram que os alunos estão mais distanciados dos valores desejados\r\n para uma formação cidadã. Eles acreditam que é consequência de muitos fatores, principalmente com\r\n relação a desestrutura familiar e a ausência de uma família que contribua na formação moral e ética.\r\n As professoras afirmaram que tem aumentado a violência na escola, à indisciplina e o desrespeito para\r\n com os adultos e colegas. O problema da pesquisa surgiu diante dessas constatações. Apesar de uma\r\n fala presente das professoras em prol do respeito, observamos um crescimento em relação à\r\n indisciplina na instituição escolar. Observa-se o bullying como uma forma de violência, tanto física\r\n como psíquica. Diante dessa realidade questionamos sobre as razões incentivadoras dessa prática na\r\n escola. Trabalhar a tolerância pela sensibilização pela pluralidade cultural e pela diversidade pode ser\r\n um caminho. Com a pesquisa temos o objetivo de investir nas relações interpessoais através dos jogos\r\n pedagógicos. Para tratar dessa questão usamos como referencial, os autores: Macedo (2005), Lopes\r\n (2001), Araújo (1992), Piaget (1978) que trabalham o jogo nas práticas pedagógicas. Como\r\n metodologia, aderimos à pesquisa ação, de cunho qualitativo, envolvendo os alunos e professores das\r\n turmas. Como conclusão, vimos que o uso de jogos de sensibilização pode ser uma das estratégias que\r\n diminui a violência em sala de aula, contribuindo para a empatia e crescimento da responsabilidade\r\n dos alunos na cooperação de um ambiente de aprendizagem. Os educadores reconheceram a\r\n importância de traçar metas pedagógicas que possam ajudar na construção dos laços e do respeito, pois\r\n as situações que expressam violência na escola perturbam e desvirtuam do objetivo da escola.\r\n Enquanto o Saber Conviver, um dos pilares da educação do século XXI, não se tornar uma prioridade\r\n na educação ainda não estaremos conduzindo os alunos a um ensino de qualidade. Portanto, não\r\n podemos suprimir a compreensão de que sala de aula como o primeiro espaço de aprendizagem para a\r\n cidadania através do exercício democrático; na qual se justifica a função educativa da escola e se\r\n permite sonhar com uma sociedade mais justa e humana. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "JOGOS, RESPEITO, INTOLERÂNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6245_09092017230847.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA CLAUDIA CHAGAS DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ANNA CLÃUDIA" "autor_email" => "claulure2@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }