REFLEXÕES SOBRE O LIMITE ENTRE PROTEÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS NAS PRÁTICAS COM TICS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O ESTADO DA ARTE.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38497 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3980 "inscrito_id" => 8385 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O LIMITE ENTRE PROTEÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS NAS PRÁTICAS COM TICS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O ESTADO DA ARTE." "resumo" => "Este artigo pretende refletir sobre o limite entre proteção e participação de crianças nas práticas educativas com Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) a partir de um estudo bibliográfico exploratório em que foi realizado uma busca no banco de dados de periódicos CAPES a partir de diferentes descritores relacionados sobre o uso das TICs na Educação Infantil, e o campo limítrofe entre a proteção das crianças baseada no rigor disciplinar, e a importância da participação social das mesmas. A partir do embasamento das perspectivas teóricas entre a Sociologia da Infância que pensa essa criança como agente social reprodutora de cultura a partir de seus pares e as discussões foucaultianas sobre poder-saber onde a escola toma o lugar de mantenedora do controle social de poder que se desdobram à educação. Será investigado o que diz a literatura na referida área. Justifica-se a relevância do tema, no sentido de que se aprofunda epistemologicamente a categoria geracional “nativos digitais”, a qual pode generalizar-se para usos meramente mercadológicos, e se enfatizam particularidades dos contextos escolares na contemporaneidade com impactos no desenvolvimento infantil. Sendo entendido como nativo digital aquele sujeito que se coloca de maneira diferente diante da construção do conhecimento a partir de sua forma de se relacionar com as TICs. Os resultados indicam que, apesar de existirem muitos trabalhos sobre o uso de TICs na Educação Infantil, quando a busca é feita a partir de qualquer relação entre os descritores, há uma lacuna a ser preenchida por estudos que aprofundem a discussão sobre as regras de uso das tecnologias e as motivações infantis para o uso das mesmas diante do controle institucional nas práticas escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "INFÂNCIAS, TECNOLOGIAS, NATIVO DIGITAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID8385_16102017143241.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AUNIA HEYDE CANDY DANTAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "AUNIA DANTAS" "autor_email" => "auniadantas@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38497 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3980 "inscrito_id" => 8385 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O LIMITE ENTRE PROTEÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS NAS PRÁTICAS COM TICS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O ESTADO DA ARTE." "resumo" => "Este artigo pretende refletir sobre o limite entre proteção e participação de crianças nas práticas educativas com Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) a partir de um estudo bibliográfico exploratório em que foi realizado uma busca no banco de dados de periódicos CAPES a partir de diferentes descritores relacionados sobre o uso das TICs na Educação Infantil, e o campo limítrofe entre a proteção das crianças baseada no rigor disciplinar, e a importância da participação social das mesmas. A partir do embasamento das perspectivas teóricas entre a Sociologia da Infância que pensa essa criança como agente social reprodutora de cultura a partir de seus pares e as discussões foucaultianas sobre poder-saber onde a escola toma o lugar de mantenedora do controle social de poder que se desdobram à educação. Será investigado o que diz a literatura na referida área. Justifica-se a relevância do tema, no sentido de que se aprofunda epistemologicamente a categoria geracional “nativos digitais”, a qual pode generalizar-se para usos meramente mercadológicos, e se enfatizam particularidades dos contextos escolares na contemporaneidade com impactos no desenvolvimento infantil. Sendo entendido como nativo digital aquele sujeito que se coloca de maneira diferente diante da construção do conhecimento a partir de sua forma de se relacionar com as TICs. Os resultados indicam que, apesar de existirem muitos trabalhos sobre o uso de TICs na Educação Infantil, quando a busca é feita a partir de qualquer relação entre os descritores, há uma lacuna a ser preenchida por estudos que aprofundem a discussão sobre as regras de uso das tecnologias e as motivações infantis para o uso das mesmas diante do controle institucional nas práticas escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "INFÂNCIAS, TECNOLOGIAS, NATIVO DIGITAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID8385_16102017143241.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AUNIA HEYDE CANDY DANTAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "AUNIA DANTAS" "autor_email" => "auniadantas@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }