A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROFESSOR NAS SUAS PRATICAS PEDAGÓGICAS.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 34952 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2380 "inscrito_id" => 752 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROFESSOR NAS SUAS PRATICAS PEDAGÓGICAS." "resumo" => "Resumo: O artigo traz discussões sobre os desafios do professor no contexto atual e as contribuições das formações continuadas para os docentes. Diante de tal contexto percebe-se que há de fato a necessidade de uma boa formação inicial, para os professores, independente do seu tempo de atuação em sala de aula ou da maneira que exercem sua profissão. O presente estudo tem como objetivo coletar dados sobre as práticas das formações continuadas dos professores na perspectiva do crescimento profissional. A pesquisa desencadeou-se em duas escolas de ensino fundamental sendo uma no município de Lagoa Seca e outra no município de Campina Grande, os dados foram coletados por entrevista semi-estruturada realizada através de questionários. Os resultados revelam que os docentes entrevistados possuem formação em pedagogia (87,5%) e letras (12,5%). Verificou-se que as formações continuadas contribuem na melhoria das práticas pedagógicas, mantendo os docentes atualizados, o que proporciona o aprendizado de novas metodologias oportunizando o aprimoramento das técnicas de ensino, isto contribui no desenvolvimento de novas estratégias de trabalho para alcançar os objetivos traçados. Em contrapartida verificou-se que as informações repassadas nos encontros não são suficientes e sempre há adequações a serem feitas. Os docentes relaram a falta de tempo para executar os projetos e sugestões obtidas nas formações e dificuldades quanto ao horário em que são realizadas as formações. Conclui-se que as formações continuadas permitem uma maior facilidade ao ministrar as aulas com dinamismo e praticidade diante de novos obstáculos que vão surgindo ao longo do processo pedagógico, pois as mesmas contribuem para o crescimento dos educadores que visam melhorar seus métodos, possibilitando aulas mais produtivas com uma maior flexibilidade de mudanças." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, DOCENTE, EDUCANDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID752_11092017220616.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:19" "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA MEDEIROS PEREIRA " "autor_nome_curto" => "FÁTIMA MEDEIROS" "autor_email" => "mfmsimone@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 34952 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2380 "inscrito_id" => 752 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROFESSOR NAS SUAS PRATICAS PEDAGÓGICAS." "resumo" => "Resumo: O artigo traz discussões sobre os desafios do professor no contexto atual e as contribuições das formações continuadas para os docentes. Diante de tal contexto percebe-se que há de fato a necessidade de uma boa formação inicial, para os professores, independente do seu tempo de atuação em sala de aula ou da maneira que exercem sua profissão. O presente estudo tem como objetivo coletar dados sobre as práticas das formações continuadas dos professores na perspectiva do crescimento profissional. A pesquisa desencadeou-se em duas escolas de ensino fundamental sendo uma no município de Lagoa Seca e outra no município de Campina Grande, os dados foram coletados por entrevista semi-estruturada realizada através de questionários. Os resultados revelam que os docentes entrevistados possuem formação em pedagogia (87,5%) e letras (12,5%). Verificou-se que as formações continuadas contribuem na melhoria das práticas pedagógicas, mantendo os docentes atualizados, o que proporciona o aprendizado de novas metodologias oportunizando o aprimoramento das técnicas de ensino, isto contribui no desenvolvimento de novas estratégias de trabalho para alcançar os objetivos traçados. Em contrapartida verificou-se que as informações repassadas nos encontros não são suficientes e sempre há adequações a serem feitas. Os docentes relaram a falta de tempo para executar os projetos e sugestões obtidas nas formações e dificuldades quanto ao horário em que são realizadas as formações. Conclui-se que as formações continuadas permitem uma maior facilidade ao ministrar as aulas com dinamismo e praticidade diante de novos obstáculos que vão surgindo ao longo do processo pedagógico, pois as mesmas contribuem para o crescimento dos educadores que visam melhorar seus métodos, possibilitando aulas mais produtivas com uma maior flexibilidade de mudanças." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, DOCENTE, EDUCANDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID752_11092017220616.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:19" "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA MEDEIROS PEREIRA " "autor_nome_curto" => "FÁTIMA MEDEIROS" "autor_email" => "mfmsimone@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }