BEZERRA, Danilly De Sousa et al.. Reconceituação do adjetivo para a sala de aula. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/38463>. Acesso em: 22/12/2024 22:18
Evidencia-se a importância de uma melhoria no ensino de Língua Portuguesa, principalmente, no que diz respeito as classes de palavras, especialmente do adjetivo, já que o mesmo é baseado em livros didáticos que seguem os dogmas pregados pela Gramática Normativa, sendo que esta, muitas vezes, torna-se insuficiente para ser trabalhada em sala de aula pelo fato de apresentar conceitos precários que ao invés de ajudar os discentes finda por confundir mais ainda a cabeça dos educandos; gerando problemas na aprendizagem e consequentemente desinteresse pela disciplina. Nessa perspectiva, o presente trabalho objetiva analisar livros didáticos, gramáticas normativas e manuais linguísticos. Pretende, também, rever o estudo das classes de palavras a partir dos aspectos mórficos, semânticos e sintáticos, especificamente da classe de palavra: adjetivo; além de identificar a ausência dos aspectos já citados, para em seguida, reformularmos uma nova definição. A pesquisa foi realizada por alunas do Curso de Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande – CFP/UFCG, na disciplina Morfossintaxe da Língua Portuguesa, em abril de 2017. Com o intuito de analisar livros didáticos, gramáticas normativas e linguísticas e observar a definição apresentada de adjetivo. Os resultados apontam uma defasagem dos conceitos mostrados nos livros, em que os mesmos não contemplam os critérios de forma apropriada. À vista disso, reformulamos um novo conceito da classe de palavra aqui já citada e esperamos com esta pesquisa contribuir de maneira sucinta para os novos trabalhos que possam ser feitos na área. São essas colaborações que fazem com que possa-se chegar as nossas escolas livros de língua portuguesa bem conceituados e de qualidade para os nossos alunos.