Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDO DOS INSETOS: UMA FERRAMENTA DE ENSINO APRENDIZAGEM COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, INSETOS, AULAS PRÁTICAS Pôster (PO) GT 17 – Ensino e suas interseções
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A utilização de aulas práticas é uma alternativa para superar as monótonas aulas tradicionais. O principal objetivo desse trabalho foi utilizar os insetos como material didático de despertar interesse e motivar alunos do ensino médio no estudo de Biologia. As atividades foram desenvolvidas em forma de projeto, com estudantes do Ensino Médio da rede pública. Para tanto, foram escolhidas três escolas da rede estadual de educação da cidade de Caxias-MA. Foram selecionados 10 estudantes voluntários de cada escola, para os quais foram ministradas aulas sobre as características e diversidade de insetos, técnicas de coletas e segurança em campo. Para aula de campo foi realizada uma coleta noturna de insetos,nos dias 08-09 de setembro de 2015, entre 18h e 06h, na Área de Proteção Ambiental Municipal doInhamum. Em laboratório os estudantes contabilizaram e separaram os insetos de acordo com os horários e ordem taxonômica, produziram folders, mostruário em gavetas entomológicas, organizaram e executaram exposições dos insetos coletados, uma em cada escola. Os alunos foram assíduos, durante a coleta eram incentivados a reconhecer os espécimes pela ordem. As atividades foram eficazes para despertar o interesse amotivação, o despertar científico e a produção de texto, mostrando, assim, uma eficiente estratégia no ensino de Biologia.

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