A diversidade cultural presente na sociedade tem sido, um dos temas mais discutidos, vivenciado e referenciados em diversos espaços sociais. Presencia-se, a todo momento situações de intolerância sejam elas relacionadas às questões associadas a identidade,gênero, etnia, religiosa,etc. Embora as reações de desagravo e de indignação sejam logo manifestadas, essa realidade demonstra que a sociedade brasileira muito ainda tem a trilhar para que a conscientização quanto ao respeito às diferenças seja incorporada, pelo menos pela maioria da população. Entretanto é preciso reconhecer que embora identificadas por grande parcela da sociedade como práticas nocivas e que devem ser eliminadas, são complexas as questões que envolvem a discussão sobre a diversidade e a pluralidade cultural no Brasil. Tais questões envolvem séculos de valores retrógrados, elitistas, e preconceituosos, impregnados em nossa cultura por várias gerações. São eles os responsáveis pela naturalização e justificativas de atitudes que discriminatórias que hierarquizam as diferenças, transformando-as em vergonhosas situações desigualdades sociais e desrespeito humano. Sem dúvida, a educação é uma das alternativas mais eficientes a ser buscada, uma vez que essa está presente na família desde o nascimento da criança, se estendendo por toda a sua vida. Nesse sentido, a educação escolar exerce também um significativo papel não apenas por ser um importante veículo de reprodução de situações injustas, mas ainda, porque tem o grande potencial de desconstruir preconceitos e injustiças de toda sorte, contribuindo assim, para que mudanças concretas possa ocorrer a médio e longo prazo na sociedade. Sob esse aspecto está a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais ( PCN s), e de forma específica, o caderno que trata da pluralidade cultural nas escolas (1997) Baseado nisso, a pesquisa busca investigar como a diversidade cultural presente na sociedade tem sido apropriado pelas escolas do nível fundamental da Educação Básica, uma vez que a existência dos Parâmetros Curriculares Nacionais e neles, o tema pluralidade cultural, não garantem por si só a sua incorporação no cotidiano escolar. A pesquisa tem por objetivo investigar por meio de análises documentais e da pesquisa empírica, as práticas educativas adotadas pelos docentes em relação a pluralidade cultural no espaço escolar.Para tanto, foi realizado o estudo e a análise das fontes documentais (projeto político pedagógico e planejamento anual dos professores e projetos), como também a aplicação de questionário e a observação direta dos diferentes tempos e espaços existentes no cotidiano das atividades pedagógicas da pesquisada.