A avaliação da criança na Educação Infantil é um espaço de apreciação do que a mesma aprendeu, sem exigência de quantificações, prazos determinados para concluir ciclos de aprendizagem. Nesse sentido a escuta sendo discutida como um instrumento de avaliação da criança, é continua no processo do cotidiano educativo, uma procura permanente de conhecimento sobre a criança. O nosso trabalho objetiva discutir a Escuta como instrumento de avaliação/diagnostico para professores da Educação Infantil. Como objetivos específicos buscamos, identificar se os professores conhecem o processo da Escuta como um recurso didático/pedagógico; saber se a Escuta da criança é valorizada ao ponto de ser um dos instrumentos de avaliação em sala de aula e averiguar se os professores por meio da Escuta já diagnosticaram ou constataram a apreensão de conhecimentos das crianças. Como revisão literária elencamos, Hoffmann (2011), LDBEN nº 9.394/96 (1996), Lopes (2006), Oliveira-Formosinho (2007), Cerqueira (2011). A pesquisa possui abordagem qualitativa, caráter exploratório, foi aplicado um questionário com 4 questões subjetivas/discursivas com 02 professoras da Educação Infantil de uma escola municipal da cidade de Açu/RN, em um período de 1 semana. Com a pesquisa realizada constatamos que é primordial o aperfeiçoamento e apropriação de embasamentos teóricos e práticos por parte do professor, para assim desenvolver com propriedade o processo da Escuta como um instrumento de avalição/diagnóstico. Configurando-se como subsidio a mais para as professoras desenvolverem suas práticas docentes em sala de aula, como também enriquecerem suas ações didáticas. Apesar de ser um processo pouco conhecido por muitos profissionais, a Escuta nesse viés assenta-se relevante.