Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS DA FUNDAJ SOBRE A RELAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO NOS ÚLTIMOS 10 ANOS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, ESTUDOS PÓS-COLONIAIS, PESQUISAS DA FUNDAJ Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36295
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1411
    "inscrito_id" => 6282
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS DA FUNDAJ SOBRE A RELAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO NOS ÚLTIMOS 10 ANOS"
    "resumo" => ": Este trabalho é proveniente de uma pesquisa de iniciação cientifica-PIBIC-CNPq, que versa sobre as “Contribuições das Pesquisas da Fundaj sobre a Relação Étnico-Racial na Educação nos Últimos 10 anos. Partimos de quatro pressupostos. O primeiro compreende que a Fundaj é uma instituição de pesquisa que tem contribuído com a produção intelectual em Pernambuco, no Nordeste e no Brasil como um tudo. O segundo é a compreensão de que a Fundaj, como qualquer instituição de pesquisa, é constituída de uma pluriversidade, isto é, de um universo diverso de correntes teóricas. Terceiro que a sua pluriversidade leva a disputas epistêmicas. Quarto que devido sua trajetória de instituição de pesquisa muito tem a contribuir para a discussão da Educação das Relações Étnico-raciais. A investigação tem por objetivo geral compreender a contribuição das pesquisas da Fundaj sobre a Relação Étnico-Racial na Educação. Os objetivos específicos são: a) identificar e caracterizar os problemas, os objetos, os sujeitos e campos empíricos das pesquisas; b) identificar e caracterizar os marcos teóricos das pesquisas; c) analisar os principais achados das pesquisas. A Abordagem Teórico-Metodológica desta pesquisa são os Estudos Pós-coloniais Latino-americanos (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2008, WASLH, 2007 ), que colocam em questão os modelos teóricos eurocêntricos e suas metanarrativas, principalmente no que se referem à discussão da Relação Étnico-Racial. Na abordagem adotada frisamos o debate sobre Racionalização e Racialização, Colonialidade e Decolonialidade do Poder, do Saber e do Ser, Interculturalidade, Educação Intercultural e a Pedagogia Decolonial (WASLH, 2007; CANDAU, 2010) e suas relações com a Educação das Relações Étnico-Raciais. A técnica de analise se baseia-se na Analise de conteúdo (BARDIN,1977).Os resultados esperados almeja subsidiar a discursão sobre Educação das Relações Étnico-Raciais com as secretarias de Educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, ESTUDOS PÓS-COLONIAIS, PESQUISAS DA FUNDAJ"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID6282_10092017172749.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANUELA DARC DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MANUELA DARC"
    "autor_email" => "manu-darc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36295
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1411
    "inscrito_id" => 6282
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS DA FUNDAJ SOBRE A RELAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO NOS ÚLTIMOS 10 ANOS"
    "resumo" => ": Este trabalho é proveniente de uma pesquisa de iniciação cientifica-PIBIC-CNPq, que versa sobre as “Contribuições das Pesquisas da Fundaj sobre a Relação Étnico-Racial na Educação nos Últimos 10 anos. Partimos de quatro pressupostos. O primeiro compreende que a Fundaj é uma instituição de pesquisa que tem contribuído com a produção intelectual em Pernambuco, no Nordeste e no Brasil como um tudo. O segundo é a compreensão de que a Fundaj, como qualquer instituição de pesquisa, é constituída de uma pluriversidade, isto é, de um universo diverso de correntes teóricas. Terceiro que a sua pluriversidade leva a disputas epistêmicas. Quarto que devido sua trajetória de instituição de pesquisa muito tem a contribuir para a discussão da Educação das Relações Étnico-raciais. A investigação tem por objetivo geral compreender a contribuição das pesquisas da Fundaj sobre a Relação Étnico-Racial na Educação. Os objetivos específicos são: a) identificar e caracterizar os problemas, os objetos, os sujeitos e campos empíricos das pesquisas; b) identificar e caracterizar os marcos teóricos das pesquisas; c) analisar os principais achados das pesquisas. A Abordagem Teórico-Metodológica desta pesquisa são os Estudos Pós-coloniais Latino-americanos (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2008, WASLH, 2007 ), que colocam em questão os modelos teóricos eurocêntricos e suas metanarrativas, principalmente no que se referem à discussão da Relação Étnico-Racial. Na abordagem adotada frisamos o debate sobre Racionalização e Racialização, Colonialidade e Decolonialidade do Poder, do Saber e do Ser, Interculturalidade, Educação Intercultural e a Pedagogia Decolonial (WASLH, 2007; CANDAU, 2010) e suas relações com a Educação das Relações Étnico-Raciais. A técnica de analise se baseia-se na Analise de conteúdo (BARDIN,1977).Os resultados esperados almeja subsidiar a discursão sobre Educação das Relações Étnico-Raciais com as secretarias de Educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, ESTUDOS PÓS-COLONIAIS, PESQUISAS DA FUNDAJ"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID6282_10092017172749.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANUELA DARC DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MANUELA DARC"
    "autor_email" => "manu-darc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

: Este trabalho é proveniente de uma pesquisa de iniciação cientifica-PIBIC-CNPq, que versa sobre as “Contribuições das Pesquisas da Fundaj sobre a Relação Étnico-Racial na Educação nos Últimos 10 anos. Partimos de quatro pressupostos. O primeiro compreende que a Fundaj é uma instituição de pesquisa que tem contribuído com a produção intelectual em Pernambuco, no Nordeste e no Brasil como um tudo. O segundo é a compreensão de que a Fundaj, como qualquer instituição de pesquisa, é constituída de uma pluriversidade, isto é, de um universo diverso de correntes teóricas. Terceiro que a sua pluriversidade leva a disputas epistêmicas. Quarto que devido sua trajetória de instituição de pesquisa muito tem a contribuir para a discussão da Educação das Relações Étnico-raciais. A investigação tem por objetivo geral compreender a contribuição das pesquisas da Fundaj sobre a Relação Étnico-Racial na Educação. Os objetivos específicos são: a) identificar e caracterizar os problemas, os objetos, os sujeitos e campos empíricos das pesquisas; b) identificar e caracterizar os marcos teóricos das pesquisas; c) analisar os principais achados das pesquisas. A Abordagem Teórico-Metodológica desta pesquisa são os Estudos Pós-coloniais Latino-americanos (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2008, WASLH, 2007 ), que colocam em questão os modelos teóricos eurocêntricos e suas metanarrativas, principalmente no que se referem à discussão da Relação Étnico-Racial. Na abordagem adotada frisamos o debate sobre Racionalização e Racialização, Colonialidade e Decolonialidade do Poder, do Saber e do Ser, Interculturalidade, Educação Intercultural e a Pedagogia Decolonial (WASLH, 2007; CANDAU, 2010) e suas relações com a Educação das Relações Étnico-Raciais. A técnica de analise se baseia-se na Analise de conteúdo (BARDIN,1977).Os resultados esperados almeja subsidiar a discursão sobre Educação das Relações Étnico-Raciais com as secretarias de Educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.