Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O FRACASSO ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE: O INFANTIL COM(O) OBJETO

Palavra-chaves: INFÂNCIA, FRACASSO ESCOLAR, OBJETO, SEGREGAÇÃO, SEGREGAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37751
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4785
    "inscrito_id" => 9858
    "titulo" => "O FRACASSO ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE: O INFANTIL COM(O) OBJETO"
    "resumo" => "RESUMO: O presente artigo visa problematizar o fenômeno do fracasso escolar tomando como base para a discussão uma articulação de dois campos de saber, a sociologia de Nobert Elias e o saber psicanalítico de Sigmund Freud. Para tanto refletimos sobre a atual condição da criança frente às novas normas sociais, que incidem na forma como o saber é transmitido no processo de escolarização das crianças. Essa nova norma impõe um controle, onde o que foge dos padrões impostos socialmente acaba sendo segregado em patologias. Essa dinâmica aponta para uma condição de objeto da criança frente ao outro social, que comumente impõem a ela formas de ser que lhe são exteriores, muitas vezes obturando sua condição de sujeito. Buscamos também problematizar atual política da educação brasileira que visa a inclusão de todos no espaço escolar, porém, o fator subjetivo frequentemente não é levado em consideração, abrindo espaço para a exclusão. Sobretudo quando a percepção acerca da infância muda a partir da alteração dos meios de produção acabando por influenciar o contexto escolar, além, da inserção de diversos saberes que são exteriores ao campo pedagógico, como o saber psiquiátrico e psicológico e psicanalítico. Ao trazermos esses saberes fazemos uma digressão histórica na forma como os mesmos buscam uma nosologia e uma terapêutica para infância. Inferindo acerca das contribuições da teoria psicanalítica para pensar o desenvolvimento psíquico na infância, bem como, a teoria das pulsões que nos possibilita questionar a condição de objeto e o uso dos objetos por parte da criança. Concluirmos então que a contribuição do saber psicanalítico junto ao contexto educacional pode promover formas de resignificação da criança junto com o objeto de saber."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "INFÂNCIA, FRACASSO ESCOLAR, OBJETO, SEGREGAÇÃO, SEGREGAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID9858_16102017235919.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENALLY XAVIER DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "RENALLY"
    "autor_email" => "renallyxavier@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37751
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4785
    "inscrito_id" => 9858
    "titulo" => "O FRACASSO ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE: O INFANTIL COM(O) OBJETO"
    "resumo" => "RESUMO: O presente artigo visa problematizar o fenômeno do fracasso escolar tomando como base para a discussão uma articulação de dois campos de saber, a sociologia de Nobert Elias e o saber psicanalítico de Sigmund Freud. Para tanto refletimos sobre a atual condição da criança frente às novas normas sociais, que incidem na forma como o saber é transmitido no processo de escolarização das crianças. Essa nova norma impõe um controle, onde o que foge dos padrões impostos socialmente acaba sendo segregado em patologias. Essa dinâmica aponta para uma condição de objeto da criança frente ao outro social, que comumente impõem a ela formas de ser que lhe são exteriores, muitas vezes obturando sua condição de sujeito. Buscamos também problematizar atual política da educação brasileira que visa a inclusão de todos no espaço escolar, porém, o fator subjetivo frequentemente não é levado em consideração, abrindo espaço para a exclusão. Sobretudo quando a percepção acerca da infância muda a partir da alteração dos meios de produção acabando por influenciar o contexto escolar, além, da inserção de diversos saberes que são exteriores ao campo pedagógico, como o saber psiquiátrico e psicológico e psicanalítico. Ao trazermos esses saberes fazemos uma digressão histórica na forma como os mesmos buscam uma nosologia e uma terapêutica para infância. Inferindo acerca das contribuições da teoria psicanalítica para pensar o desenvolvimento psíquico na infância, bem como, a teoria das pulsões que nos possibilita questionar a condição de objeto e o uso dos objetos por parte da criança. Concluirmos então que a contribuição do saber psicanalítico junto ao contexto educacional pode promover formas de resignificação da criança junto com o objeto de saber."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "INFÂNCIA, FRACASSO ESCOLAR, OBJETO, SEGREGAÇÃO, SEGREGAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID9858_16102017235919.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENALLY XAVIER DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "RENALLY"
    "autor_email" => "renallyxavier@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

RESUMO: O presente artigo visa problematizar o fenômeno do fracasso escolar tomando como base para a discussão uma articulação de dois campos de saber, a sociologia de Nobert Elias e o saber psicanalítico de Sigmund Freud. Para tanto refletimos sobre a atual condição da criança frente às novas normas sociais, que incidem na forma como o saber é transmitido no processo de escolarização das crianças. Essa nova norma impõe um controle, onde o que foge dos padrões impostos socialmente acaba sendo segregado em patologias. Essa dinâmica aponta para uma condição de objeto da criança frente ao outro social, que comumente impõem a ela formas de ser que lhe são exteriores, muitas vezes obturando sua condição de sujeito. Buscamos também problematizar atual política da educação brasileira que visa a inclusão de todos no espaço escolar, porém, o fator subjetivo frequentemente não é levado em consideração, abrindo espaço para a exclusão. Sobretudo quando a percepção acerca da infância muda a partir da alteração dos meios de produção acabando por influenciar o contexto escolar, além, da inserção de diversos saberes que são exteriores ao campo pedagógico, como o saber psiquiátrico e psicológico e psicanalítico. Ao trazermos esses saberes fazemos uma digressão histórica na forma como os mesmos buscam uma nosologia e uma terapêutica para infância. Inferindo acerca das contribuições da teoria psicanalítica para pensar o desenvolvimento psíquico na infância, bem como, a teoria das pulsões que nos possibilita questionar a condição de objeto e o uso dos objetos por parte da criança. Concluirmos então que a contribuição do saber psicanalítico junto ao contexto educacional pode promover formas de resignificação da criança junto com o objeto de saber.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.