MELO, Renally Xavier De. O fracasso escolar na contemporaneidade: o infantil com(o) objeto. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/37751>. Acesso em: 05/11/2024 05:12
RESUMO: O presente artigo visa problematizar o fenômeno do fracasso escolar tomando como base para a discussão uma articulação de dois campos de saber, a sociologia de Nobert Elias e o saber psicanalítico de Sigmund Freud. Para tanto refletimos sobre a atual condição da criança frente às novas normas sociais, que incidem na forma como o saber é transmitido no processo de escolarização das crianças. Essa nova norma impõe um controle, onde o que foge dos padrões impostos socialmente acaba sendo segregado em patologias. Essa dinâmica aponta para uma condição de objeto da criança frente ao outro social, que comumente impõem a ela formas de ser que lhe são exteriores, muitas vezes obturando sua condição de sujeito. Buscamos também problematizar atual política da educação brasileira que visa a inclusão de todos no espaço escolar, porém, o fator subjetivo frequentemente não é levado em consideração, abrindo espaço para a exclusão. Sobretudo quando a percepção acerca da infância muda a partir da alteração dos meios de produção acabando por influenciar o contexto escolar, além, da inserção de diversos saberes que são exteriores ao campo pedagógico, como o saber psiquiátrico e psicológico e psicanalítico. Ao trazermos esses saberes fazemos uma digressão histórica na forma como os mesmos buscam uma nosologia e uma terapêutica para infância. Inferindo acerca das contribuições da teoria psicanalítica para pensar o desenvolvimento psíquico na infância, bem como, a teoria das pulsões que nos possibilita questionar a condição de objeto e o uso dos objetos por parte da criança. Concluirmos então que a contribuição do saber psicanalítico junto ao contexto educacional pode promover formas de resignificação da criança junto com o objeto de saber.