OS LIVROS LITERÁRIOS COMO RECURSO AVALIATIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM TURMAS DO 8O E DO 9O ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38108 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4748 "inscrito_id" => 7384 "titulo" => "OS LIVROS LITERÁRIOS COMO RECURSO AVALIATIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM TURMAS DO 8O E DO 9O ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O ensino da Matemática há bastante tempo vem sendo questionado, uma vez que ainda hoje se busca uma metodologia que melhore a compreensão dos conceitos desta ciência. Por isso, esse estudo tem como proposta unir duas áreas de conhecimento de forma interativa, que são a Matemática e a literatura, com o propósito de tentar contribuir com o ensino da Matemática. Este trabalho teve como objetivo verificar se a proposta de avaliação com livros literários no ensino da Matemática, facilita a aprendizagem de alguns conceitos. Além de unir duas áreas de conhecimento de forma interativa, com o propósito de tentar contribuir com o ensino tornando-o mais enriquecedor e dinâmico, e quanto à aprendizagem, propiciar momentos de criatividade e de uma nova visão a respeito dessa disciplina que por muito tempo serviu como um objeto de terror para muitos. Para isso, desenvolveu-se uma qualitativa, visando o conceito da interdisciplinaridade, como um recurso de avaliação para o docente e que também pudesse servir como modelo literário para a aplicação de atividades, sendo esta última dividida em três etapas como será descrito na metodologia, o que culminaria em uma feira literária de Matemática, desenvolvida pelos discentes com o acompanhamento do pesquisador. O presente estudo teve uma duração de três meses, e foi realizado em uma escola da rede pública, com duas turmas do ensino fundamental, sendo uma do 8º ano e a outra do 9º ano, totalizando cinquenta e oito alunos. Por fim, esta pesquisa alcançou as suas metas e de acordo com as respostas apresentadas pelos alunos, nos resumos que foram solicitadas, se mostrou satisfatório para os mesmos, além de estimular o hábito da leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA E LITERATURA, INTERDISCIPLINARIDADE., ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID7384_16102017234538.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCÃLIA BATISTA DANTAS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "LUCÃLIA DANTAS" "autor_email" => "lucilia.batista@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38108 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4748 "inscrito_id" => 7384 "titulo" => "OS LIVROS LITERÁRIOS COMO RECURSO AVALIATIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM TURMAS DO 8O E DO 9O ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O ensino da Matemática há bastante tempo vem sendo questionado, uma vez que ainda hoje se busca uma metodologia que melhore a compreensão dos conceitos desta ciência. Por isso, esse estudo tem como proposta unir duas áreas de conhecimento de forma interativa, que são a Matemática e a literatura, com o propósito de tentar contribuir com o ensino da Matemática. Este trabalho teve como objetivo verificar se a proposta de avaliação com livros literários no ensino da Matemática, facilita a aprendizagem de alguns conceitos. Além de unir duas áreas de conhecimento de forma interativa, com o propósito de tentar contribuir com o ensino tornando-o mais enriquecedor e dinâmico, e quanto à aprendizagem, propiciar momentos de criatividade e de uma nova visão a respeito dessa disciplina que por muito tempo serviu como um objeto de terror para muitos. Para isso, desenvolveu-se uma qualitativa, visando o conceito da interdisciplinaridade, como um recurso de avaliação para o docente e que também pudesse servir como modelo literário para a aplicação de atividades, sendo esta última dividida em três etapas como será descrito na metodologia, o que culminaria em uma feira literária de Matemática, desenvolvida pelos discentes com o acompanhamento do pesquisador. O presente estudo teve uma duração de três meses, e foi realizado em uma escola da rede pública, com duas turmas do ensino fundamental, sendo uma do 8º ano e a outra do 9º ano, totalizando cinquenta e oito alunos. Por fim, esta pesquisa alcançou as suas metas e de acordo com as respostas apresentadas pelos alunos, nos resumos que foram solicitadas, se mostrou satisfatório para os mesmos, além de estimular o hábito da leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA E LITERATURA, INTERDISCIPLINARIDADE., ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID7384_16102017234538.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCÃLIA BATISTA DANTAS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "LUCÃLIA DANTAS" "autor_email" => "lucilia.batista@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }