OFICINA DOS SENTIDOS E SENSAÇÕES: UMA PROPOSTA NA ABORDAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38029 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3001 "inscrito_id" => 6564 "titulo" => "OFICINA DOS SENTIDOS E SENSAÇÕES: UMA PROPOSTA NA ABORDAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A disciplina de Química faz parte do programa curricular do ensino médio e é importante que os professores da disciplina elabore estratégias metodológicas durante a abordagem dos assuntos em sala de aula, associando o conceito científico ao cotidiano do aluno. As atividades experimentais como uma dessas estratégias permite ao aluno uma compreensão maior de como a Química se constrói, se desenvolve e como está presente no seu cotidiano. Este trabalho apresenta os resultados da elaboração e aplicação de uma atividade experimental desenvolvida pela equipe do PIBID/QUÍMICA/UEPB/CAPES em uma escola estadual da cidade de Campina Grande/PB. Esta atividade foi direcionada para Ensino Médio, em particular ao terceiro ano. A atividade temática “Oficina dos sentidos e sensações: uma proposta na abordagem de química orgânica no ensino médio” teve como objetivo explorar no cotidiano dos alunos a utilidade e importância dos compostos das diferentes funções orgânicas, em especial a função álcool com a elaboração de um perfume em pequena escala. Para a execução da atividade a equipe do PIBID realizou um planejamento para programar a melhor forma de realizar a experimentação com a turma do 3º ano. O desenvolvimento dessa atividade apresentou resultados bastante significativos, em especial, a participação ativa dos alunos na realização do experimento. Outro ponto positivo expostos pelos alunos, foi que através da realização da oficina, a aula tornou-se mais atraente e motivadora, e agora eles conheciam através da prática realizada exemplos da aplicação de um conteúdo de química no seu dia a dia. O trabalho realizado pelo PIBID/QUÍMICA/UEPB/CAPES junto com o professor da disciplina é reconhecido pelos alunos e pela gestão escolar, que entendem a importância do programa na escola pois toda comunidade escolar procura divulgar as diferentes metodologias de ensino aplicadas ao ensino nas diferentes disciplinas de modo que busque melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "OFICINA, EXPERIMENTAÇÃO, PERFUME" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID6564_01102017170154.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA CAROLINE FERREIRA ARAUJO" "autor_nome_curto" => "AMANDA CAROLINE" "autor_email" => "amandacarolinearaujo@hotm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38029 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3001 "inscrito_id" => 6564 "titulo" => "OFICINA DOS SENTIDOS E SENSAÇÕES: UMA PROPOSTA NA ABORDAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A disciplina de Química faz parte do programa curricular do ensino médio e é importante que os professores da disciplina elabore estratégias metodológicas durante a abordagem dos assuntos em sala de aula, associando o conceito científico ao cotidiano do aluno. As atividades experimentais como uma dessas estratégias permite ao aluno uma compreensão maior de como a Química se constrói, se desenvolve e como está presente no seu cotidiano. Este trabalho apresenta os resultados da elaboração e aplicação de uma atividade experimental desenvolvida pela equipe do PIBID/QUÍMICA/UEPB/CAPES em uma escola estadual da cidade de Campina Grande/PB. Esta atividade foi direcionada para Ensino Médio, em particular ao terceiro ano. A atividade temática “Oficina dos sentidos e sensações: uma proposta na abordagem de química orgânica no ensino médio” teve como objetivo explorar no cotidiano dos alunos a utilidade e importância dos compostos das diferentes funções orgânicas, em especial a função álcool com a elaboração de um perfume em pequena escala. Para a execução da atividade a equipe do PIBID realizou um planejamento para programar a melhor forma de realizar a experimentação com a turma do 3º ano. O desenvolvimento dessa atividade apresentou resultados bastante significativos, em especial, a participação ativa dos alunos na realização do experimento. Outro ponto positivo expostos pelos alunos, foi que através da realização da oficina, a aula tornou-se mais atraente e motivadora, e agora eles conheciam através da prática realizada exemplos da aplicação de um conteúdo de química no seu dia a dia. O trabalho realizado pelo PIBID/QUÍMICA/UEPB/CAPES junto com o professor da disciplina é reconhecido pelos alunos e pela gestão escolar, que entendem a importância do programa na escola pois toda comunidade escolar procura divulgar as diferentes metodologias de ensino aplicadas ao ensino nas diferentes disciplinas de modo que busque melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "OFICINA, EXPERIMENTAÇÃO, PERFUME" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID6564_01102017170154.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA CAROLINE FERREIRA ARAUJO" "autor_nome_curto" => "AMANDA CAROLINE" "autor_email" => "amandacarolinearaujo@hotm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }