ABORDAGEM CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS): ESTADO DA ARTE DOS TRABALHOS PUBLICADOS NOS CONEDU’S
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35682 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2539 "inscrito_id" => 3687 "titulo" => "ABORDAGEM CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS): ESTADO DA ARTE DOS TRABALHOS PUBLICADOS NOS CONEDU’S" "resumo" => "Esse trabalho teve como objetivo, realizar uma investigação com natureza de “Estado da Arte” a respeito da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade dos trabalhos publicados nas edições dos Congressos Nacionais de Educação (CONEDU) no período de 2014 a 2016. Dessa forma, realizou-se uma busca no site dos anais das três edições do evento, visando realizar um levantamento total dos trabalhos publicados. Para a seleção da amostra seguiu-se os critérios: conter expressamente no título e/ou nas palavras-chave do trabalho a expressão “Ciência-Tecnologia-Sociedade” e/ou “CTS”. Após o levantamento dos dados, utilizou-se dos processos de codificação, categorização e tratamento dos elementos da “Análise de Conteúdos” sistematizados por Bardin, possibilitando organizar os seguintes agrupamentos categoriais: Distribuição por edição do evento, modalidades de ensino e sujeitos investigados, Foco Temático e Metodologias/Técnicas. Posteriormente, utilizou-se da porcentagem descritiva básica, onde foram calculados os percentuais das maiores tendências verificadas nas categorias analisadas. A partir do material levantado foi possível constatar que dos 6339 trabalhos publicados nos anais dos Congressos Nacionais de Educação, apenas 17 trabalhos apresentavam o uso da Abordagem Ciência, Tecnologia e sociedade representando 0.80% das publicações do evento. Diante das tendências observadas, observou-se uma predominância de trabalhos com caráter de intervenção/implementação da abordagem CTS nas pesquisas em Educação presentes nos anais do CONEDU. Também constatou-se que estas foram efetivadas maiormente na Educação Básica , especificamente no Ensino Médio. De modo geral, espera-se que os resultados desta pesquisa possibilite uma contribuição para a reflexão, o debate, a consolidação e o avanço da pesquisa na área CTS em contextos diversos, seja local, regional e/ou nacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ESTADO DA ARTE, PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, ABORDAGEM CTS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID3687_12092017184947.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE BEZERRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "DANIELE SANTOS" "autor_email" => "danielebezerra@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35682 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2539 "inscrito_id" => 3687 "titulo" => "ABORDAGEM CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS): ESTADO DA ARTE DOS TRABALHOS PUBLICADOS NOS CONEDU’S" "resumo" => "Esse trabalho teve como objetivo, realizar uma investigação com natureza de “Estado da Arte” a respeito da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade dos trabalhos publicados nas edições dos Congressos Nacionais de Educação (CONEDU) no período de 2014 a 2016. Dessa forma, realizou-se uma busca no site dos anais das três edições do evento, visando realizar um levantamento total dos trabalhos publicados. Para a seleção da amostra seguiu-se os critérios: conter expressamente no título e/ou nas palavras-chave do trabalho a expressão “Ciência-Tecnologia-Sociedade” e/ou “CTS”. Após o levantamento dos dados, utilizou-se dos processos de codificação, categorização e tratamento dos elementos da “Análise de Conteúdos” sistematizados por Bardin, possibilitando organizar os seguintes agrupamentos categoriais: Distribuição por edição do evento, modalidades de ensino e sujeitos investigados, Foco Temático e Metodologias/Técnicas. Posteriormente, utilizou-se da porcentagem descritiva básica, onde foram calculados os percentuais das maiores tendências verificadas nas categorias analisadas. A partir do material levantado foi possível constatar que dos 6339 trabalhos publicados nos anais dos Congressos Nacionais de Educação, apenas 17 trabalhos apresentavam o uso da Abordagem Ciência, Tecnologia e sociedade representando 0.80% das publicações do evento. Diante das tendências observadas, observou-se uma predominância de trabalhos com caráter de intervenção/implementação da abordagem CTS nas pesquisas em Educação presentes nos anais do CONEDU. Também constatou-se que estas foram efetivadas maiormente na Educação Básica , especificamente no Ensino Médio. De modo geral, espera-se que os resultados desta pesquisa possibilite uma contribuição para a reflexão, o debate, a consolidação e o avanço da pesquisa na área CTS em contextos diversos, seja local, regional e/ou nacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ESTADO DA ARTE, PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, ABORDAGEM CTS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID3687_12092017184947.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE BEZERRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "DANIELE SANTOS" "autor_email" => "danielebezerra@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }