A IMPORTÂNCIA DO USO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CITOLOGIA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35370 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2728 "inscrito_id" => 4130 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO USO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CITOLOGIA" "resumo" => "Este trabalho relata a importância do uso de modelos didáticos no ensino de citologia. Muitas escolas públicas de ensino médio sofrem com a carência de muitas aulas elaboradas através de meios experimentais em laboratórios como também de modelos visuais ilustrativos e representativos para auxiliar os alunos na aprendizagem dos conteúdos abordados pelo professor em sala de aula. No entanto, o objetivo desse trabalho é desenvolver modelos didáticos e verificar a sua importância como ferramenta facilitadora do conteúdo de citologia com alunos de ensino médio de escola pública de Mossoró-RN. O texto descreve na forma de relato de caso, os procedimentos para a elaboração de modelos de células, no qual foram realizadas oficinas para o desenvolvimento e conclusão do referente estudo. O método utilizado para o desenvolvimento e obtenção dos resultados da pesquisa, foi a de colocar e auxiliar os alunos para produzir os modelos didáticos da oficina planejada em sala de aula. O segundo método utilizado foi de colocar cada grupo que estava responsável pela produção de cada modelo para apresentar como forma avaliativa. O terceiro método utilizado foi a aplicação de questionários para cada grupo e por fim, obter os resultados da pesquisa. Os resultados obtidos foram de acordo com o questionário que foi aplicado para os grupos e todos tabelados em gráficos. Diante dos fatos mencionados, foi possível concluir a grande importância do uso de metodologias alternativas para o ensino de biologia com conteúdo de citologia usando modelos didáticos, no sentido de promover a integração entre os conteúdos abordados nas disciplinas com o desenvolvimento de atividades práticas, estimulando e despertando o aluno a construção dos modelos no processo ensino aprendizagem. Nesse contexto, estudante do curso de ciências biológicas da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) desenvolveu juntamente com os alunos do 3° ano do ensino médio do Centro de Educação Integrada Prof. Eliseu Viana material didático que serve de apoio para a disciplina Biologia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "MODELOS DIDÁTICOS, ENSINO MÉDIO, CITOLOGIA, ENSINO DE BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID4130_17092017235502.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLA HELLOYDE DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "GABRIELLA H." "autor_email" => "gabi.helloyde25@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35370 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2728 "inscrito_id" => 4130 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO USO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CITOLOGIA" "resumo" => "Este trabalho relata a importância do uso de modelos didáticos no ensino de citologia. Muitas escolas públicas de ensino médio sofrem com a carência de muitas aulas elaboradas através de meios experimentais em laboratórios como também de modelos visuais ilustrativos e representativos para auxiliar os alunos na aprendizagem dos conteúdos abordados pelo professor em sala de aula. No entanto, o objetivo desse trabalho é desenvolver modelos didáticos e verificar a sua importância como ferramenta facilitadora do conteúdo de citologia com alunos de ensino médio de escola pública de Mossoró-RN. O texto descreve na forma de relato de caso, os procedimentos para a elaboração de modelos de células, no qual foram realizadas oficinas para o desenvolvimento e conclusão do referente estudo. O método utilizado para o desenvolvimento e obtenção dos resultados da pesquisa, foi a de colocar e auxiliar os alunos para produzir os modelos didáticos da oficina planejada em sala de aula. O segundo método utilizado foi de colocar cada grupo que estava responsável pela produção de cada modelo para apresentar como forma avaliativa. O terceiro método utilizado foi a aplicação de questionários para cada grupo e por fim, obter os resultados da pesquisa. Os resultados obtidos foram de acordo com o questionário que foi aplicado para os grupos e todos tabelados em gráficos. Diante dos fatos mencionados, foi possível concluir a grande importância do uso de metodologias alternativas para o ensino de biologia com conteúdo de citologia usando modelos didáticos, no sentido de promover a integração entre os conteúdos abordados nas disciplinas com o desenvolvimento de atividades práticas, estimulando e despertando o aluno a construção dos modelos no processo ensino aprendizagem. Nesse contexto, estudante do curso de ciências biológicas da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) desenvolveu juntamente com os alunos do 3° ano do ensino médio do Centro de Educação Integrada Prof. Eliseu Viana material didático que serve de apoio para a disciplina Biologia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "MODELOS DIDÁTICOS, ENSINO MÉDIO, CITOLOGIA, ENSINO DE BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID4130_17092017235502.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLA HELLOYDE DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "GABRIELLA H." "autor_email" => "gabi.helloyde25@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }