Este trabalho relata a importância do uso de modelos didáticos no ensino de citologia. Muitas escolas públicas de ensino médio sofrem com a carência de muitas aulas elaboradas através de meios experimentais em laboratórios como também de modelos visuais ilustrativos e representativos para auxiliar os alunos na aprendizagem dos conteúdos abordados pelo professor em sala de aula. No entanto, o objetivo desse trabalho é desenvolver modelos didáticos e verificar a sua importância como ferramenta facilitadora do conteúdo de citologia com alunos de ensino médio de escola pública de Mossoró-RN. O texto descreve na forma de relato de caso, os procedimentos para a elaboração de modelos de células, no qual foram realizadas oficinas para o desenvolvimento e conclusão do referente estudo. O método utilizado para o desenvolvimento e obtenção dos resultados da pesquisa, foi a de colocar e auxiliar os alunos para produzir os modelos didáticos da oficina planejada em sala de aula. O segundo método utilizado foi de colocar cada grupo que estava responsável pela produção de cada modelo para apresentar como forma avaliativa. O terceiro método utilizado foi a aplicação de questionários para cada grupo e por fim, obter os resultados da pesquisa. Os resultados obtidos foram de acordo com o questionário que foi aplicado para os grupos e todos tabelados em gráficos. Diante dos fatos mencionados, foi possível concluir a grande importância do uso de metodologias alternativas para o ensino de biologia com conteúdo de citologia usando modelos didáticos, no sentido de promover a integração entre os conteúdos abordados nas disciplinas com o desenvolvimento de atividades práticas, estimulando e despertando o aluno a construção dos modelos no processo ensino aprendizagem. Nesse contexto, estudante do curso de ciências biológicas da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) desenvolveu juntamente com os alunos do 3° ano do ensino médio do Centro de Educação Integrada Prof. Eliseu Viana material didático que serve de apoio para a disciplina Biologia.