EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA MÍDIA: ANÁLISE DO DISCURSO POLÍTICO EM TEXTOS DO PORTAL G1 NA COBERTURA DAS MANIFESTAÇÕES PRÓ E CONTRA O IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36563 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 71 "inscrito_id" => 2039 "titulo" => "EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA MÍDIA: ANÁLISE DO DISCURSO POLÍTICO EM TEXTOS DO PORTAL G1 NA COBERTURA DAS MANIFESTAÇÕES PRÓ E CONTRA O IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF" "resumo" => "Um dos espaços midiáticos com maior incidência na fomentação da opinião pública, a internet tem se destacado como espaço educador não formal, na medida em que semeia ideias, molda comportamentos e gera atitudes nas crianças, jovens e adultos, ou seja, na sociedade como um todo. Esta produção de significados e valores, carregados de ideologia e disputa pelo poder, faz com que pessoas políticas sejam vistas através de lentes que podem transformar a realidade. Esta pesquisa busca analisar título, subtítulo e imagem de quatro matérias veiculadas no Portal G1 na ocasião das manifestações pró e contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Percebeu-se uma real intenção por parte desta mídia em gerar uma opinião pública negativa à então presidenta, com base na escolha intencional de fotos, títulos de reportagens e palavras com alto teor agressivo, em contraposição às matérias a favor do impeachment, que transbordam beleza, nacionalismo, ordem, controle e leveza nas fotos e discursos, demonstrando que a então imparcialidade da mídia é uma falácia e que ela sim é um espaço não formal de educação da sociedade e uma instância pedagógica. Desta forma, através de um discurso bem alinhado e transformado em verdade, as ferramentas midiáticas moldam opiniões públicas e comportamentos que reverberam o tecido ideológico que fundamenta suas disposições, transformando assim a sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ANÁLISE DO DISCURSO, MÍDIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID2039_11052017143134.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALCIDESIO OLIVEIRA DA SILVA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "JUNIOR OLIVEIRA" "autor_email" => "juniormarketing@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36563 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 71 "inscrito_id" => 2039 "titulo" => "EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA MÍDIA: ANÁLISE DO DISCURSO POLÍTICO EM TEXTOS DO PORTAL G1 NA COBERTURA DAS MANIFESTAÇÕES PRÓ E CONTRA O IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF" "resumo" => "Um dos espaços midiáticos com maior incidência na fomentação da opinião pública, a internet tem se destacado como espaço educador não formal, na medida em que semeia ideias, molda comportamentos e gera atitudes nas crianças, jovens e adultos, ou seja, na sociedade como um todo. Esta produção de significados e valores, carregados de ideologia e disputa pelo poder, faz com que pessoas políticas sejam vistas através de lentes que podem transformar a realidade. Esta pesquisa busca analisar título, subtítulo e imagem de quatro matérias veiculadas no Portal G1 na ocasião das manifestações pró e contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Percebeu-se uma real intenção por parte desta mídia em gerar uma opinião pública negativa à então presidenta, com base na escolha intencional de fotos, títulos de reportagens e palavras com alto teor agressivo, em contraposição às matérias a favor do impeachment, que transbordam beleza, nacionalismo, ordem, controle e leveza nas fotos e discursos, demonstrando que a então imparcialidade da mídia é uma falácia e que ela sim é um espaço não formal de educação da sociedade e uma instância pedagógica. Desta forma, através de um discurso bem alinhado e transformado em verdade, as ferramentas midiáticas moldam opiniões públicas e comportamentos que reverberam o tecido ideológico que fundamenta suas disposições, transformando assim a sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ANÁLISE DO DISCURSO, MÍDIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID2039_11052017143134.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALCIDESIO OLIVEIRA DA SILVA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "JUNIOR OLIVEIRA" "autor_email" => "juniormarketing@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }