OS AMBIENTES VIRTUAIS COMO MEIO AUXILIAR PARA OBTENÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38065 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2410 "inscrito_id" => 5962 "titulo" => "OS AMBIENTES VIRTUAIS COMO MEIO AUXILIAR PARA OBTENÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Lorenzato (2010) afirma que no passado muitos professores davam suas aulas como se fossem donos da verdade, e cabia aos alunos ouvir e obedecer, “o culto ao silêncio” como propõe. Hoje, temos grande preocupação com a qualidade no ensino, pois este reflete diretamente na aprendizagem que pode não ocorrer no processo. No entanto, ainda há escolas e professores que continuam valorizando hábitos que contrariam todas as pesquisas voltadas para o desenvolvimento do raciocínio e da inteligência de crianças, adolescentes e jovens, não atendendo as necessidades dos educandos. Contudo, os recursos didáticos são considerados uma importante ferramenta para o professor no processo de ensino-aprendizagem de matemática. A pesquisa desenvolvida busca analisar a prática docente dos professores de matemática do Centro Educacional Professor Rômulo Galvão (escola pública localizada em Teixeira de Freitas – BA) com ênfase na utilização e obtenção de recursos didáticos em sala de aula, objetivando avaliar os ambientes virtuais como meios auxiliares para obtenção de alguns recursos utilizados nas aulas de matemática. Para tanto foram realizados 2 (dois) questionários, um para analisar a prática docente e outro para avaliar os 12 (doze) ambientes virtuais (pré-selecionados) enquanto meios auxiliares para obtenção de recursos didáticos. É como colocado por D’Ambrosio (1996), ou o professor adere ao uso das tecnologias ou será descartado. Contudo, a pesquisa realizada nos mostrou que na referida escola, 50% dos professores de matemática utilizam a internet como meio para obter recursos para suas aulas. As tecnologias, por exemplo, deram novo sentido para o ensino e a educação, revelando novas formas de aprender. Exigindo adaptação dos professores para atender a demanda da nova realidade em que sociedade e educandos se encontram, demanda essa provocada pela globalização, que caracteriza, como consequência, a adoção das tecnologias. Com relação a avaliação dos ambientes virtuais, apesar da quantidade de material disponibilizado, de acordo com a divergência de opiniões nas avaliações, os ambientes virtuais propostos, ainda não satisfazem a prática docente em todo sua diversidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "RECURSOS DIDÁTICOS, MEIOS AUXILIARES DE ENSINO, AMBIENTES VIRTUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID5962_11092017224353.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA SOUZA SANTANA" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA" "autor_email" => "jessica.uneb.mat1@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38065 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2410 "inscrito_id" => 5962 "titulo" => "OS AMBIENTES VIRTUAIS COMO MEIO AUXILIAR PARA OBTENÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Lorenzato (2010) afirma que no passado muitos professores davam suas aulas como se fossem donos da verdade, e cabia aos alunos ouvir e obedecer, “o culto ao silêncio” como propõe. Hoje, temos grande preocupação com a qualidade no ensino, pois este reflete diretamente na aprendizagem que pode não ocorrer no processo. No entanto, ainda há escolas e professores que continuam valorizando hábitos que contrariam todas as pesquisas voltadas para o desenvolvimento do raciocínio e da inteligência de crianças, adolescentes e jovens, não atendendo as necessidades dos educandos. Contudo, os recursos didáticos são considerados uma importante ferramenta para o professor no processo de ensino-aprendizagem de matemática. A pesquisa desenvolvida busca analisar a prática docente dos professores de matemática do Centro Educacional Professor Rômulo Galvão (escola pública localizada em Teixeira de Freitas – BA) com ênfase na utilização e obtenção de recursos didáticos em sala de aula, objetivando avaliar os ambientes virtuais como meios auxiliares para obtenção de alguns recursos utilizados nas aulas de matemática. Para tanto foram realizados 2 (dois) questionários, um para analisar a prática docente e outro para avaliar os 12 (doze) ambientes virtuais (pré-selecionados) enquanto meios auxiliares para obtenção de recursos didáticos. É como colocado por D’Ambrosio (1996), ou o professor adere ao uso das tecnologias ou será descartado. Contudo, a pesquisa realizada nos mostrou que na referida escola, 50% dos professores de matemática utilizam a internet como meio para obter recursos para suas aulas. As tecnologias, por exemplo, deram novo sentido para o ensino e a educação, revelando novas formas de aprender. Exigindo adaptação dos professores para atender a demanda da nova realidade em que sociedade e educandos se encontram, demanda essa provocada pela globalização, que caracteriza, como consequência, a adoção das tecnologias. Com relação a avaliação dos ambientes virtuais, apesar da quantidade de material disponibilizado, de acordo com a divergência de opiniões nas avaliações, os ambientes virtuais propostos, ainda não satisfazem a prática docente em todo sua diversidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "RECURSOS DIDÁTICOS, MEIOS AUXILIARES DE ENSINO, AMBIENTES VIRTUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID5962_11092017224353.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA SOUZA SANTANA" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA" "autor_email" => "jessica.uneb.mat1@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }