O USO DO FACEBOOK COMO PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HABILIDADE INTERATIVA NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS DA ESCOLA ROCHA CAVALCANTI EM UNIÃO DOS PALMARES/AL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37996 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3140 "inscrito_id" => 9378 "titulo" => "O USO DO FACEBOOK COMO PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HABILIDADE INTERATIVA NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS DA ESCOLA ROCHA CAVALCANTI EM UNIÃO DOS PALMARES/AL" "resumo" => "A pesquisa analisa como o uso das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) tem contribuído para uma melhor dinâmica do ensino e da aprendizagem de língua portuguesa e assim propiciado o desenvolvimento de habilidades como o da sociointeração, perspectiva de pensamento do psicólogo Lev Vygotsky (1896-1934), e que hoje são tão defendidas pelos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais). Analisamos os métodos tradicionais de ensino aliados ao uso dessas ferramentas diante das várias transformações sociais e políticas inerentes à educação e que têm proporcionado uma ampla discussão pedagógica quanto à formação de novos professores. Acreditamos que este Boom tecnológico não surgiu nem para competir entre si nem muito menos com a escola. Há, entretanto, um novo espaço atrativo que tem trazido contribuições importantes na formação de professores visando, especialmente, uma melhor didática no processo de ensino/aprendizagem. Com isso, buscamos a articulação de um projeto que buscou um diálogo científico, cultural e tecnológico, com a prática de leitura e escrita dos alunos da escola estadual Rocha Cavalcanti no município de União dos Palmares-AL. Observamos que existia neste ambiente de ensino um estruturado laboratório de informática com acesso à internet, porém sem uma utilização que direcionasse seus alunos para uma prática de pesquisa e produção textual; o que, muitas vezes, provocam-nos certo desânimo. Diante desse prognóstico, construímos uma página (ambiente Facebook) que se direcionou para a leitura e produção textual dos estudantes. Desta forma, dispomo-nos na tentativa de ampliação de conceitos, teorias e métodos que vêm, historicamente, permeando a Educação no Brasil; objetivando especialmente a ampliação de métodos que proporcionem um processo de ensino/aprendizagem mais atrativo e efetivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "FACEBOOK, LEITURA, TECNOLOGIA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID9378_05102017223321.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HERBERT NUNES DE ALMEIDA SANTOS" "autor_nome_curto" => "HERBERT NUNES" "autor_email" => "herbertnunes@yahoo.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37996 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3140 "inscrito_id" => 9378 "titulo" => "O USO DO FACEBOOK COMO PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HABILIDADE INTERATIVA NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS DA ESCOLA ROCHA CAVALCANTI EM UNIÃO DOS PALMARES/AL" "resumo" => "A pesquisa analisa como o uso das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) tem contribuído para uma melhor dinâmica do ensino e da aprendizagem de língua portuguesa e assim propiciado o desenvolvimento de habilidades como o da sociointeração, perspectiva de pensamento do psicólogo Lev Vygotsky (1896-1934), e que hoje são tão defendidas pelos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais). Analisamos os métodos tradicionais de ensino aliados ao uso dessas ferramentas diante das várias transformações sociais e políticas inerentes à educação e que têm proporcionado uma ampla discussão pedagógica quanto à formação de novos professores. Acreditamos que este Boom tecnológico não surgiu nem para competir entre si nem muito menos com a escola. Há, entretanto, um novo espaço atrativo que tem trazido contribuições importantes na formação de professores visando, especialmente, uma melhor didática no processo de ensino/aprendizagem. Com isso, buscamos a articulação de um projeto que buscou um diálogo científico, cultural e tecnológico, com a prática de leitura e escrita dos alunos da escola estadual Rocha Cavalcanti no município de União dos Palmares-AL. Observamos que existia neste ambiente de ensino um estruturado laboratório de informática com acesso à internet, porém sem uma utilização que direcionasse seus alunos para uma prática de pesquisa e produção textual; o que, muitas vezes, provocam-nos certo desânimo. Diante desse prognóstico, construímos uma página (ambiente Facebook) que se direcionou para a leitura e produção textual dos estudantes. Desta forma, dispomo-nos na tentativa de ampliação de conceitos, teorias e métodos que vêm, historicamente, permeando a Educação no Brasil; objetivando especialmente a ampliação de métodos que proporcionem um processo de ensino/aprendizagem mais atrativo e efetivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "FACEBOOK, LEITURA, TECNOLOGIA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID9378_05102017223321.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HERBERT NUNES DE ALMEIDA SANTOS" "autor_nome_curto" => "HERBERT NUNES" "autor_email" => "herbertnunes@yahoo.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }