Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O FRACASSO ESCOLAR E AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES PARAIBANOS

Palavra-chaves: FRACASSO ESCOLAR, PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO Pôster (PO) GT 17 – Ensino e suas interseções
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Tal conjuntura corrobora o surgimento e a manutenção do fenômeno denominado “fracasso escolar”, problema emergente na educação brasileira. Discutir sucesso ou fracasso escolar é algo de altíssima complexidade, existe uma gama de fatores que intervêm, por isso, é de suma importância a investigação da temática. Metodologia: pesquisa de campo realizada com cinco docentes do Ensino Fundamental I e/ou II, sendo três da rede pública e dois da rede privada, nas cidades de João Pessoa e Santa Rita (Paraíba). Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com um esquema básico de seis questões. Os professores responderam a perguntas sobre como compreendem o fracasso escolar, como agem quando se deparam com o problema e as possíveis contribuições do psicólogo educacional. Resultados e discussão: no discurso dos professores entrevistados notou-se certo grau de inquietação ao tratar do assunto do fracasso escolar. Ao serem questionados sobre o significado do termo, suas respostas trouxeram indícios de preocupação, impotência pessoal e busca por culpados. Dois professores culpabilizaram o aluno e suas dificuldades, outro culpabilizou os profissionais da educação e os demais compreenderam o fenômeno de maneira mais ampla. Citaram diversas causas: irresponsabilidade do Estado, má formação profissional, desmotivação, baixa remuneração e omissão familiar. Apesar de nenhuma das cinco escolas em questão disporem de um psicólogo, todos entrevistados reconheceram a importância desse profissional no enfrentamento de problemáticas como o fracasso escolar. Historicamente, a psicologia tradicional corroborou com a pedagogia da exclusão ao classificar e rotular as pessoas, selando seus destinos e justificando as desigualdades sociais, porém, a psicologia educacional na atualidade compreende que a complexidade do fracasso escolar é alta, vai além dos muros da escola, passa pela desigualdade social. Diante disso, a práxis do psicólogo propende, dentre outros fins, evitar a patologização dos indivíduos. Conclusões: é de suma importância a investigação da temática do fracasso escolar e a reflexão das contribuições da psicologia educacional. O profissional da psicologia nas escolas vai atuar de maneira conjunta, relacional e preventiva, pela reflexão do processo educacional de uma escola imersa na lógica de uma sociedade excludente, sob o olhar da psicologia; promovendo o cuidado com a saúde psíquica e valorizando a participação dos professores e demais atores escolares.Introdução: é inegável o amplo avanço no campo teórico da educação nas últimas décadas, porém, seus efeitos na realidade brasileira ainda não geraram mudanças s" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "FRACASSO ESCOLAR, PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID5093_17102017154054.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYRA BEZERRA DE FARIAS PERES" "autor_nome_curto" => "MAYRA BEZERRA" "autor_email" => "mayra.bezerra@yahoo.com.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37750 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4979 "inscrito_id" => 5093 "titulo" => "O FRACASSO ESCOLAR E AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES PARAIBANOS" "resumo" => "Introdução: é inegável o amplo avanço no campo teórico da educação nas últimas décadas, porém, seus efeitos na realidade brasileira ainda não geraram mudanças significativas. 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Historicamente, a psicologia tradicional corroborou com a pedagogia da exclusão ao classificar e rotular as pessoas, selando seus destinos e justificando as desigualdades sociais, porém, a psicologia educacional na atualidade compreende que a complexidade do fracasso escolar é alta, vai além dos muros da escola, passa pela desigualdade social. Diante disso, a práxis do psicólogo propende, dentre outros fins, evitar a patologização dos indivíduos. Conclusões: é de suma importância a investigação da temática do fracasso escolar e a reflexão das contribuições da psicologia educacional. 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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Introdução: é inegável o amplo avanço no campo teórico da educação nas últimas décadas, porém, seus efeitos na realidade brasileira ainda não geraram mudanças significativas. Ao ler pesquisas na área e conhecer o cotidiano encontra-se um cenário no qual professores expressam desilusão, apatia e desânimo, altas taxas de evasão, repetição, escassez de recursos, problemas de aprendizagem. Tal conjuntura corrobora o surgimento e a manutenção do fenômeno denominado “fracasso escolar”, problema emergente na educação brasileira. Discutir sucesso ou fracasso escolar é algo de altíssima complexidade, existe uma gama de fatores que intervêm, por isso, é de suma importância a investigação da temática. Metodologia: pesquisa de campo realizada com cinco docentes do Ensino Fundamental I e/ou II, sendo três da rede pública e dois da rede privada, nas cidades de João Pessoa e Santa Rita (Paraíba). Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com um esquema básico de seis questões. Os professores responderam a perguntas sobre como compreendem o fracasso escolar, como agem quando se deparam com o problema e as possíveis contribuições do psicólogo educacional. Resultados e discussão: no discurso dos professores entrevistados notou-se certo grau de inquietação ao tratar do assunto do fracasso escolar. Ao serem questionados sobre o significado do termo, suas respostas trouxeram indícios de preocupação, impotência pessoal e busca por culpados. Dois professores culpabilizaram o aluno e suas dificuldades, outro culpabilizou os profissionais da educação e os demais compreenderam o fenômeno de maneira mais ampla. Citaram diversas causas: irresponsabilidade do Estado, má formação profissional, desmotivação, baixa remuneração e omissão familiar. Apesar de nenhuma das cinco escolas em questão disporem de um psicólogo, todos entrevistados reconheceram a importância desse profissional no enfrentamento de problemáticas como o fracasso escolar. Historicamente, a psicologia tradicional corroborou com a pedagogia da exclusão ao classificar e rotular as pessoas, selando seus destinos e justificando as desigualdades sociais, porém, a psicologia educacional na atualidade compreende que a complexidade do fracasso escolar é alta, vai além dos muros da escola, passa pela desigualdade social. Diante disso, a práxis do psicólogo propende, dentre outros fins, evitar a patologização dos indivíduos. Conclusões: é de suma importância a investigação da temática do fracasso escolar e a reflexão das contribuições da psicologia educacional. O profissional da psicologia nas escolas vai atuar de maneira conjunta, relacional e preventiva, pela reflexão do processo educacional de uma escola imersa na lógica de uma sociedade excludente, sob o olhar da psicologia; promovendo o cuidado com a saúde psíquica e valorizando a participação dos professores e demais atores escolares.

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