A TECNOLOGIA DIGITAL NÃO GARANTE A INTERATIVIDADE DA AULA: UM RECORTE DE UM ESTUDO DE CASO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35619 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 617 "inscrito_id" => 383 "titulo" => "A TECNOLOGIA DIGITAL NÃO GARANTE A INTERATIVIDADE DA AULA: UM RECORTE DE UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "Diante dos avanços constantes e das muitas possibilidades de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), seu uso se faz cada vez mais relevante no âmbito educacional. A partir de um trabalho maior, no qual analisamos o uso das Lousas Digitais Interativas (LDI) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus Patos, apresentamos um recorte com foco nas falas dos dois professores participantes da investigação e nas observações das três aulas cujas LDI foram utilizadas. Para investigar a opinião dos professores recorreu-se a duas entrevistas semiestruturadas com foco na utilização das TIC por esses professores no âmbito educacional, além de suas opiniões relativas ao uso das LDI em sala de aula. Já a observação se deu de forma sistemática, foram observadas três aulas ministradas pelos dois professores com o uso da LDI, onde estavam presentes 58 alunos no total. A análise dos dados nos mostra que os professores não só reconhecem a importância das TIC no contexto educacional, como também fazem uso dessas tecnologias. Já em relação à LDI, os professores se mostram cientes da relevância da sua utilização, porém nunca vieram a utilizar esses recursos no IFPB, campus Patos, e quando o fizeram, já no decorrer da pesquisa, se restringiram a aplicações comuns e não primaram pela interatividade que a LDI permite. Quanto aos alunos, percebemos que a utilização das lousas lhes chamou atenção pelo ineditismo e não por sua participação efetiva durante a aula. Para que a interatividade proposta pelo equipamento seja concretizada há a necessidade de capacitação e de planejamento quanto ao seu uso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, LOUSA DIGITAL INTERATIVA, AULA INTERATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID383_30082017150803.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUMBERTO BISMARK SILVA DANTAS" "autor_nome_curto" => "BISMARK DANTAS" "autor_email" => "hum.bismark@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35619 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 617 "inscrito_id" => 383 "titulo" => "A TECNOLOGIA DIGITAL NÃO GARANTE A INTERATIVIDADE DA AULA: UM RECORTE DE UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "Diante dos avanços constantes e das muitas possibilidades de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), seu uso se faz cada vez mais relevante no âmbito educacional. A partir de um trabalho maior, no qual analisamos o uso das Lousas Digitais Interativas (LDI) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus Patos, apresentamos um recorte com foco nas falas dos dois professores participantes da investigação e nas observações das três aulas cujas LDI foram utilizadas. Para investigar a opinião dos professores recorreu-se a duas entrevistas semiestruturadas com foco na utilização das TIC por esses professores no âmbito educacional, além de suas opiniões relativas ao uso das LDI em sala de aula. Já a observação se deu de forma sistemática, foram observadas três aulas ministradas pelos dois professores com o uso da LDI, onde estavam presentes 58 alunos no total. A análise dos dados nos mostra que os professores não só reconhecem a importância das TIC no contexto educacional, como também fazem uso dessas tecnologias. Já em relação à LDI, os professores se mostram cientes da relevância da sua utilização, porém nunca vieram a utilizar esses recursos no IFPB, campus Patos, e quando o fizeram, já no decorrer da pesquisa, se restringiram a aplicações comuns e não primaram pela interatividade que a LDI permite. Quanto aos alunos, percebemos que a utilização das lousas lhes chamou atenção pelo ineditismo e não por sua participação efetiva durante a aula. Para que a interatividade proposta pelo equipamento seja concretizada há a necessidade de capacitação e de planejamento quanto ao seu uso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, LOUSA DIGITAL INTERATIVA, AULA INTERATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID383_30082017150803.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUMBERTO BISMARK SILVA DANTAS" "autor_nome_curto" => "BISMARK DANTAS" "autor_email" => "hum.bismark@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }