AS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS NA LICENCIATURA: REFLETINDO SOBRE O (DES) INTERESSE MANIFESTADO POR LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35926 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2069 "inscrito_id" => 350 "titulo" => "AS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS NA LICENCIATURA: REFLETINDO SOBRE O (DES) INTERESSE MANIFESTADO POR LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS." "resumo" => "O presente artigo vem abordar a questão de que muitos dos licenciandos não demonstram muito interesse pelas disciplinas pedagógicas que compõe a matriz curricular das licenciaturas e diante deste princípio procuramos fazer uma investigação para identificar que fatores estão colaborado para que isso venha ocorrendo e se estes reconhecem a importância dessas áreas na sua formação docente. Mediante a identificação desta problemática elaboramos um questionário, visto que este é um tipo de recurso muito recorrido em pesquisas de caráter cientifico por conta da sua praticidade, pois levanta um número elevado de informações em um curto período de tempo. O mesmo foi aplicado nas turmas de licenciatura de diferentes períodos de Ciencias Biológicas do Instituto Federal do Maranhão - Campus Caxias. Esta pesquisa é do tipo qualitativa este modelo de investigação vem sendo utilizado com frequência em pesquisas na educação e a avaliação dos resultados foi feito com base nos relatos dos alunos e segue o método proposto por Laurence Bardin o da técnica da análise dos conteúdos. Mediante a observação das informações colhidas podemos concluir que vários fatores contribuem para que isso esteja ocorrendo dentre eles destacamos a metodologia usada pelos professores dessas áreas, onde para os estudantes é considerada cansativa e com aprendizagem nada produtiva, a relação professor-aluno, visto que esta relação tem caráter transformador na aprendizagem dos estudantes, destacaram que os professores das disciplinas especificas deveriam estimular mais os estudantes no que diz respeito a melhorarem seu interesse pelas pedagógicas além de relatarem que a instituição de ensino deveria dar mais suporte aos professores das pedagógicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PROBLEMAS, FORMAÇÃO, DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID350_11092017170051.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINETE SOUSA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FRANCINETE" "autor_email" => "FRANSOUOLIVEIRA@GMAIL.COM" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35926 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2069 "inscrito_id" => 350 "titulo" => "AS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS NA LICENCIATURA: REFLETINDO SOBRE O (DES) INTERESSE MANIFESTADO POR LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS." "resumo" => "O presente artigo vem abordar a questão de que muitos dos licenciandos não demonstram muito interesse pelas disciplinas pedagógicas que compõe a matriz curricular das licenciaturas e diante deste princípio procuramos fazer uma investigação para identificar que fatores estão colaborado para que isso venha ocorrendo e se estes reconhecem a importância dessas áreas na sua formação docente. Mediante a identificação desta problemática elaboramos um questionário, visto que este é um tipo de recurso muito recorrido em pesquisas de caráter cientifico por conta da sua praticidade, pois levanta um número elevado de informações em um curto período de tempo. O mesmo foi aplicado nas turmas de licenciatura de diferentes períodos de Ciencias Biológicas do Instituto Federal do Maranhão - Campus Caxias. Esta pesquisa é do tipo qualitativa este modelo de investigação vem sendo utilizado com frequência em pesquisas na educação e a avaliação dos resultados foi feito com base nos relatos dos alunos e segue o método proposto por Laurence Bardin o da técnica da análise dos conteúdos. Mediante a observação das informações colhidas podemos concluir que vários fatores contribuem para que isso esteja ocorrendo dentre eles destacamos a metodologia usada pelos professores dessas áreas, onde para os estudantes é considerada cansativa e com aprendizagem nada produtiva, a relação professor-aluno, visto que esta relação tem caráter transformador na aprendizagem dos estudantes, destacaram que os professores das disciplinas especificas deveriam estimular mais os estudantes no que diz respeito a melhorarem seu interesse pelas pedagógicas além de relatarem que a instituição de ensino deveria dar mais suporte aos professores das pedagógicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PROBLEMAS, FORMAÇÃO, DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID350_11092017170051.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINETE SOUSA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FRANCINETE" "autor_email" => "FRANSOUOLIVEIRA@GMAIL.COM" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }