MAS, AFINAL O QUE TEM DENTRO DO NOSSO CORPO?
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37410 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3769 "inscrito_id" => 9785 "titulo" => "MAS, AFINAL O QUE TEM DENTRO DO NOSSO CORPO?" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo descrever a produção de experiências e práticas docentes no Núcleo de Educação da Infância - NEI, Colégio de Aplicação da UFRN, durante o 2º trimestre do ano de 2017 com a Turma 2, formada por 22 crianças na faixa etária compreendida entre 3 e 4 anos de idade. Desse modo, traremos um recorte do que vivenciado com o grupo a partir da articulação de experiências e saberes de campos diferentes, rememorando momentos de um percurso de construção do conhecimento que foi vivido com muita alegria e entusiasmo por crianças e professoras. O trabalho desenvolvido com o grupo foi pautado na metodologia de trabalho do tema de pesquisa que é adotada na instituição desde a sua reestruturação curricular em 1980. (RÊGO, 1999). A temática surge a partir da observação das brincadeiras das crianças, além dos questionamentos sobre a anatomia interna do corpo humano. A respeito do trabalho com uma temática relacionada a área das ciências naturais, ressaltamos que, conforme afirmam Delizoicov e Angotti (1990, p. 46) é algo imprescindível para a “formação cultural de qualquer cidadão”, “de modo a fornecer instrumentos que possibilitem uma melhor compreensão da sociedade em que vivemos”. Dessa forma, na Educação Infantil, etapa da Educação Básica que carrega singularidades é necessário que o trabalho com as ciências esteja relacionado a outros campos de experiências, de modo a não estar fragmentado, já que entendemos que as crianças das diferentes faixas etárias atendidas nessa etapa compreendem e atuam sobre o mundo com toda a sua integralidade. Nesse sentido, a relevância desse estudo esteve, ainda, em partir da curiosidade e questionamentos do grupo sobre questões internas do corpo humano, expressos nas falas e brincadeiras espontâneas das crianças. Por fim, a motivação do grupo foi o ponto de partida para o estudo e para o planejamento e a sistematização de todas as atividades/momentos vividos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "PRÁTICAS DOCENTES, EDUCAÇÃO INFANTIL, CIÊNCIAS NATURAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID9785_15102017224147.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTHEPHANIA OLIVEIRA MAIA BATALHA" "autor_nome_curto" => "ESTHEPHANIA" "autor_email" => "esthephania_@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37410 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3769 "inscrito_id" => 9785 "titulo" => "MAS, AFINAL O QUE TEM DENTRO DO NOSSO CORPO?" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo descrever a produção de experiências e práticas docentes no Núcleo de Educação da Infância - NEI, Colégio de Aplicação da UFRN, durante o 2º trimestre do ano de 2017 com a Turma 2, formada por 22 crianças na faixa etária compreendida entre 3 e 4 anos de idade. Desse modo, traremos um recorte do que vivenciado com o grupo a partir da articulação de experiências e saberes de campos diferentes, rememorando momentos de um percurso de construção do conhecimento que foi vivido com muita alegria e entusiasmo por crianças e professoras. O trabalho desenvolvido com o grupo foi pautado na metodologia de trabalho do tema de pesquisa que é adotada na instituição desde a sua reestruturação curricular em 1980. (RÊGO, 1999). A temática surge a partir da observação das brincadeiras das crianças, além dos questionamentos sobre a anatomia interna do corpo humano. A respeito do trabalho com uma temática relacionada a área das ciências naturais, ressaltamos que, conforme afirmam Delizoicov e Angotti (1990, p. 46) é algo imprescindível para a “formação cultural de qualquer cidadão”, “de modo a fornecer instrumentos que possibilitem uma melhor compreensão da sociedade em que vivemos”. Dessa forma, na Educação Infantil, etapa da Educação Básica que carrega singularidades é necessário que o trabalho com as ciências esteja relacionado a outros campos de experiências, de modo a não estar fragmentado, já que entendemos que as crianças das diferentes faixas etárias atendidas nessa etapa compreendem e atuam sobre o mundo com toda a sua integralidade. Nesse sentido, a relevância desse estudo esteve, ainda, em partir da curiosidade e questionamentos do grupo sobre questões internas do corpo humano, expressos nas falas e brincadeiras espontâneas das crianças. Por fim, a motivação do grupo foi o ponto de partida para o estudo e para o planejamento e a sistematização de todas as atividades/momentos vividos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "PRÁTICAS DOCENTES, EDUCAÇÃO INFANTIL, CIÊNCIAS NATURAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID9785_15102017224147.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTHEPHANIA OLIVEIRA MAIA BATALHA" "autor_nome_curto" => "ESTHEPHANIA" "autor_email" => "esthephania_@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }