Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MAS, AFINAL O QUE TEM DENTRO DO NOSSO CORPO?

Palavra-chaves: PRÁTICAS DOCENTES, EDUCAÇÃO INFANTIL, CIÊNCIAS NATURAIS Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37410
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3769
    "inscrito_id" => 9785
    "titulo" => "MAS, AFINAL O QUE TEM DENTRO DO NOSSO CORPO?"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo descrever a produção de experiências e práticas docentes no Núcleo de Educação da Infância - NEI, Colégio de Aplicação da UFRN, durante o 2º trimestre do ano de 2017 com a Turma 2, formada por 22 crianças na faixa etária compreendida entre 3 e 4 anos de idade. Desse modo, traremos um recorte do que vivenciado com o grupo a partir da articulação de experiências e saberes de campos diferentes, rememorando momentos de um percurso de construção do conhecimento que foi vivido com muita alegria e entusiasmo por crianças e professoras. O trabalho desenvolvido com o grupo foi pautado na metodologia de trabalho do tema de pesquisa que é adotada na instituição desde a sua reestruturação curricular em 1980. (RÊGO, 1999). A temática surge a partir da observação das brincadeiras das crianças, além dos questionamentos sobre a anatomia interna do corpo humano. A respeito do trabalho com uma temática relacionada a área das ciências naturais, ressaltamos que, conforme afirmam Delizoicov e Angotti (1990, p. 46) é algo imprescindível para a “formação cultural de qualquer cidadão”, “de modo a fornecer instrumentos que possibilitem uma melhor compreensão da sociedade em que vivemos”. Dessa forma, na Educação Infantil, etapa da Educação Básica que carrega singularidades é necessário que o trabalho com as ciências esteja relacionado a outros campos de experiências, de modo a não estar fragmentado, já que entendemos que as crianças das diferentes faixas etárias atendidas nessa etapa compreendem e atuam sobre o mundo com toda a sua integralidade. Nesse sentido, a relevância desse estudo esteve, ainda, em partir da curiosidade e questionamentos do grupo sobre questões internas do corpo humano, expressos nas falas e brincadeiras espontâneas das crianças. Por fim, a motivação do grupo foi o ponto de partida para o estudo e para o planejamento e a sistematização de todas as atividades/momentos vividos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS DOCENTES, EDUCAÇÃO INFANTIL, CIÊNCIAS NATURAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID9785_15102017224147.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ESTHEPHANIA OLIVEIRA MAIA BATALHA"
    "autor_nome_curto" => "ESTHEPHANIA"
    "autor_email" => "esthephania_@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37410
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3769
    "inscrito_id" => 9785
    "titulo" => "MAS, AFINAL O QUE TEM DENTRO DO NOSSO CORPO?"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo descrever a produção de experiências e práticas docentes no Núcleo de Educação da Infância - NEI, Colégio de Aplicação da UFRN, durante o 2º trimestre do ano de 2017 com a Turma 2, formada por 22 crianças na faixa etária compreendida entre 3 e 4 anos de idade. Desse modo, traremos um recorte do que vivenciado com o grupo a partir da articulação de experiências e saberes de campos diferentes, rememorando momentos de um percurso de construção do conhecimento que foi vivido com muita alegria e entusiasmo por crianças e professoras. O trabalho desenvolvido com o grupo foi pautado na metodologia de trabalho do tema de pesquisa que é adotada na instituição desde a sua reestruturação curricular em 1980. (RÊGO, 1999). A temática surge a partir da observação das brincadeiras das crianças, além dos questionamentos sobre a anatomia interna do corpo humano. A respeito do trabalho com uma temática relacionada a área das ciências naturais, ressaltamos que, conforme afirmam Delizoicov e Angotti (1990, p. 46) é algo imprescindível para a “formação cultural de qualquer cidadão”, “de modo a fornecer instrumentos que possibilitem uma melhor compreensão da sociedade em que vivemos”. Dessa forma, na Educação Infantil, etapa da Educação Básica que carrega singularidades é necessário que o trabalho com as ciências esteja relacionado a outros campos de experiências, de modo a não estar fragmentado, já que entendemos que as crianças das diferentes faixas etárias atendidas nessa etapa compreendem e atuam sobre o mundo com toda a sua integralidade. Nesse sentido, a relevância desse estudo esteve, ainda, em partir da curiosidade e questionamentos do grupo sobre questões internas do corpo humano, expressos nas falas e brincadeiras espontâneas das crianças. Por fim, a motivação do grupo foi o ponto de partida para o estudo e para o planejamento e a sistematização de todas as atividades/momentos vividos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS DOCENTES, EDUCAÇÃO INFANTIL, CIÊNCIAS NATURAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID9785_15102017224147.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ESTHEPHANIA OLIVEIRA MAIA BATALHA"
    "autor_nome_curto" => "ESTHEPHANIA"
    "autor_email" => "esthephania_@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever a produção de experiências e práticas docentes no Núcleo de Educação da Infância - NEI, Colégio de Aplicação da UFRN, durante o 2º trimestre do ano de 2017 com a Turma 2, formada por 22 crianças na faixa etária compreendida entre 3 e 4 anos de idade. Desse modo, traremos um recorte do que vivenciado com o grupo a partir da articulação de experiências e saberes de campos diferentes, rememorando momentos de um percurso de construção do conhecimento que foi vivido com muita alegria e entusiasmo por crianças e professoras. O trabalho desenvolvido com o grupo foi pautado na metodologia de trabalho do tema de pesquisa que é adotada na instituição desde a sua reestruturação curricular em 1980. (RÊGO, 1999). A temática surge a partir da observação das brincadeiras das crianças, além dos questionamentos sobre a anatomia interna do corpo humano. A respeito do trabalho com uma temática relacionada a área das ciências naturais, ressaltamos que, conforme afirmam Delizoicov e Angotti (1990, p. 46) é algo imprescindível para a “formação cultural de qualquer cidadão”, “de modo a fornecer instrumentos que possibilitem uma melhor compreensão da sociedade em que vivemos”. Dessa forma, na Educação Infantil, etapa da Educação Básica que carrega singularidades é necessário que o trabalho com as ciências esteja relacionado a outros campos de experiências, de modo a não estar fragmentado, já que entendemos que as crianças das diferentes faixas etárias atendidas nessa etapa compreendem e atuam sobre o mundo com toda a sua integralidade. Nesse sentido, a relevância desse estudo esteve, ainda, em partir da curiosidade e questionamentos do grupo sobre questões internas do corpo humano, expressos nas falas e brincadeiras espontâneas das crianças. Por fim, a motivação do grupo foi o ponto de partida para o estudo e para o planejamento e a sistematização de todas as atividades/momentos vividos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.