A sociedade do conhecimento provoca exigências e mudanças em todos os setores da vida social. Este artigo apresenta algumas reflexões acerca da importância de potencializar e desenvolver habilidades e iniciativas que promovam à criatividade. Baseado em pesquisa bibliográfica e empírica, procura identificar a importância da criatividade no século de constantes mudanças, que obrigam o ser humano a ser crítico e a se preparar para o desconhecido. Reflete especificamente sobre a importância da criatividade numa perspectiva de relação com a formação e a prática docente, mesmo sabendo que as recentes teorias sobre criatividade afirmam que ela é inerente a todo ser humano, podendo ser desenvolvida em todas as pessoas, independente de idade, gênero, condição social, etc. Considerando que na formação docente a criatividade não é sequer mencionada como essencial à sua atuação, o docente, de modo geral, não aprende nem reconhece o que é possível fazer, intencionalmente, através de técnicas, estratégias, métodos, exercícios, etc, levando em consideração a criatividade em seus procedimentos, tornando a disciplina mais agradável e favorecendo o desenvolvimento do potencial criativo e reflexivo do aluno, como uma das premissas para inserção de mercado atual. Para a metodologia, optamos pela pesquisa bibliográfica considerando autores de diversas áreas que tratam sobre assuntos relacionados à criatividade, formação e prática docente. Os resultados apontam que há uma carência para a inovação levando em consideração à atuação criativa desse profissional, configuradas através de reflexões acerca do papel da criatividade e suas contribuições para a formação e prática docente. Portanto, a pesquisa reconhece a criatividade como ferramenta preciosa para a inovação das práticas pedagógicas através da concepção de criar e ativar a mente.