INTRODUÇÃO À ECOLOGIA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DO RECIFE-PE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37250 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4971 "inscrito_id" => 781 "titulo" => "INTRODUÇÃO À ECOLOGIA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DO RECIFE-PE" "resumo" => "Há possibilidades diversas de se trabalhar temas da Biologia de forma contextualizada, buscando resgatar os conhecimentos prévios e vivências dos estudantes na construção conjunta de conceitos e estabelecendo ligações coerentes com a realidade na qual os sujeitos estão imersos. Para tanto, necessário se faz um planejamento no qual deve ser levado em consideração o perfil da turma, a localização da escola e seu envolvimento na comunidade. Uma das áreas que pode ser explorada nesse sentido é a ecologia uma vez que cada vez mais se evidencia sua citação nas mídias. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência da aplicação de uma sequência didática em uma turma de 3 ano do ensino médio de uma instituição pública da cidade do Recife-PE. As dificuldades existentes na educação básica, bem como do sistema público de ensino, tendem a reduzir as possibilidades de professores realizarem um planejamento viável e exequível quanto a aulas mais atrativas que priorizem a iniciativa e as opiniões dos estudantes. Na experiência aqui relatada a sequência didática foi categorizada em momentos os quais foram guiados de acordo com a participação do público-alvo e as orientações mediadoras do pesquisador. Os resultados apontaram a necessidade de uma minuciosa dedicação na identificação das possibilidades da utilização de ferramentas didáticas na construção e execução de sequências didáticas, uma vez que o direcionamento das atividades pode levar a caminhos não desejados pelo professor ou até mesmo obter respostas adversas àquelas esperadas. O sucesso de determinados processos pode não se replicar positivamente em todos os ambientes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ECOLOGIA, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID781_17102017153434.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO TAVARES SANTOS BRITO" "autor_nome_curto" => "LEANDRO TAVARES" "autor_email" => "leandrotsb@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37250 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4971 "inscrito_id" => 781 "titulo" => "INTRODUÇÃO À ECOLOGIA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DO RECIFE-PE" "resumo" => "Há possibilidades diversas de se trabalhar temas da Biologia de forma contextualizada, buscando resgatar os conhecimentos prévios e vivências dos estudantes na construção conjunta de conceitos e estabelecendo ligações coerentes com a realidade na qual os sujeitos estão imersos. Para tanto, necessário se faz um planejamento no qual deve ser levado em consideração o perfil da turma, a localização da escola e seu envolvimento na comunidade. Uma das áreas que pode ser explorada nesse sentido é a ecologia uma vez que cada vez mais se evidencia sua citação nas mídias. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência da aplicação de uma sequência didática em uma turma de 3 ano do ensino médio de uma instituição pública da cidade do Recife-PE. As dificuldades existentes na educação básica, bem como do sistema público de ensino, tendem a reduzir as possibilidades de professores realizarem um planejamento viável e exequível quanto a aulas mais atrativas que priorizem a iniciativa e as opiniões dos estudantes. Na experiência aqui relatada a sequência didática foi categorizada em momentos os quais foram guiados de acordo com a participação do público-alvo e as orientações mediadoras do pesquisador. Os resultados apontaram a necessidade de uma minuciosa dedicação na identificação das possibilidades da utilização de ferramentas didáticas na construção e execução de sequências didáticas, uma vez que o direcionamento das atividades pode levar a caminhos não desejados pelo professor ou até mesmo obter respostas adversas àquelas esperadas. O sucesso de determinados processos pode não se replicar positivamente em todos os ambientes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ECOLOGIA, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID781_17102017153434.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO TAVARES SANTOS BRITO" "autor_nome_curto" => "LEANDRO TAVARES" "autor_email" => "leandrotsb@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }