O conhecimento cientifico é caracterizado como produto da vida social, influenciando e também sendo influenciado pelos demais conjuntos de conhecimento e na atualidade o Ensino Médio significativo exige que a Química assuma seu verdadeiro valor cultural enquanto instrumento fundamental numa educação humana de qualidade, havendo uma necessidade de se introduzir ainda no Ensino Médio, conhecimentos que, historicamente foram considerados como proibidos entres conversas familiares e na escola para assim ir constituindo-se um meio coadjuvante no conhecimento do universo, na interpretação do mundo e na responsabilidade ativa da realidade em que se vive. Sendo assim, é importante utilizar uma abordagem destacando a visão dos conhecimentos que foram desenvolvidos na Química em uma perspectiva de construção histórica da natureza humana. Além disso, o conhecimento químico, constituído de processos sistemáticos que permeiam o contexto sociocultural da humanidade, deve ser usado de forma contextualizada e significativa para o educando. Com base nesses argumentos, este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, no qual pretende-se desenvolver uma proposta didática de ensino para o tema gerador Pílula Anticoncepcional com o objetivo de conscientizar o aluno a partir da introdução de conceitos científicos e abordar conceitos químicos de forma contextualizada e problematizadora.