Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO REGULAR NA CIDADE DE CODÓ-MA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESCOLAS PÚBLICAS, PORTADORES DE DEFICIÊNCIA Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
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      localizado ao leste do Estado do Maranhão. A pesquisa foi realizada no bairro Santo Antônio, no qual\r\n
      visitamos cinco escolas com intuito de saber se as mesmas recebem aluno portadores de deficiências.\r\n
      Assim, também, durante as visitas procuramos avaliar a estrutura física da escola, como banheiros,\r\n
      salas de aulas, rampas, portas, etc., para sabermos se as escolas têm uma estrutura acessível a todos os\r\n
      alunos. Nesse sentido, é notável que, algumas das escolas visitadas não são acessíveis nem mesmo\r\n
      para o percurso casa/escola. A pesquisa é baseada em autores que discorrem sobre a temática como\r\n
      Maechesi, Ferreira, Karagiannis, Stainback e Stainback entre outros pesquisadores da área,\r\n
      posteriormente, a pesquisa de campo se deu em visitas nos dias 11 e 12 de maio, e no dia 24 de junho\r\n
      do ano de 2017. Foi possível perceber também, com a pesquisa, que as escolas possuem alunos\r\n
      portadores de deficiência, no entanto, dada a estrutura e o condicionamento desses alunos nessa\r\n
      estrutura, aceitam alunos portadores de deficiência apenas para cumprir a lei. No entanto, esses alunos\r\n
      estão apenas incluídos em ambiente escolar, deixando de participar ativamente das atividades\r\n
      desenvolvidas dentro de sala de aula, ou até mesmo na escola. Fora isso, é importante ressaltar que as\r\n
      escolas normais, anos passados, possuíam em seus terrenos pequenos prédios para o atendimento de\r\n
      alunos deficientes, conhecidas como casas vermelhas, após reformulações das leis, esses alunos\r\n
      passaram a adentrar nas salas normais junto com os demais alunos, um outro fato, importante da\r\n
      pesquisa, é que, os professores e gestores das escolas acabam por confundir alunos com dificuldade de\r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O artigo visa apresentar uma pesquisa realizada no município de Codó, município localizado ao leste do Estado do Maranhão. A pesquisa foi realizada no bairro Santo Antônio, no qual visitamos cinco escolas com intuito de saber se as mesmas recebem aluno portadores de deficiências. Assim, também, durante as visitas procuramos avaliar a estrutura física da escola, como banheiros, salas de aulas, rampas, portas, etc., para sabermos se as escolas têm uma estrutura acessível a todos os alunos. Nesse sentido, é notável que, algumas das escolas visitadas não são acessíveis nem mesmo para o percurso casa/escola. A pesquisa é baseada em autores que discorrem sobre a temática como Maechesi, Ferreira, Karagiannis, Stainback e Stainback entre outros pesquisadores da área, posteriormente, a pesquisa de campo se deu em visitas nos dias 11 e 12 de maio, e no dia 24 de junho do ano de 2017. Foi possível perceber também, com a pesquisa, que as escolas possuem alunos portadores de deficiência, no entanto, dada a estrutura e o condicionamento desses alunos nessa estrutura, aceitam alunos portadores de deficiência apenas para cumprir a lei. No entanto, esses alunos estão apenas incluídos em ambiente escolar, deixando de participar ativamente das atividades desenvolvidas dentro de sala de aula, ou até mesmo na escola. Fora isso, é importante ressaltar que as escolas normais, anos passados, possuíam em seus terrenos pequenos prédios para o atendimento de alunos deficientes, conhecidas como casas vermelhas, após reformulações das leis, esses alunos passaram a adentrar nas salas normais junto com os demais alunos, um outro fato, importante da pesquisa, é que, os professores e gestores das escolas acabam por confundir alunos com dificuldade de aprendizagem com alunos portadores de deficiência, sendo que a maioria dos alunos encontrados na pesquisa e que, segundo as escolas, são portadores de deficiência, não possuem laudo médico que ateste sua deficiência

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