ESTUDO DO LÉXICO DAS LÍNGUAS AFRICANAS REPRODUZIDAS NA NAÇÃO XAMBÁ-PORTÃO DO GELO/ OLINDA/PE E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA DE SEUS QUILOMBOLAS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36893 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4398 "inscrito_id" => 3557 "titulo" => "ESTUDO DO LÉXICO DAS LÍNGUAS AFRICANAS REPRODUZIDAS NA NAÇÃO XAMBÁ-PORTÃO DO GELO/ OLINDA/PE E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA DE SEUS QUILOMBOLAS" "resumo" => "Uma expressiva quantidade da população menos favorecidas do país/Brasil é formada por descendentes dos negros e negras escravizados; sua história cultural fora negada e a isto se atribui as diversas atrocidade a eles sofrido. Imposições, mau influências e manipulação histórico/sociais foi o que coube a formação de uma nação/povo que carrega em sua identidade uma herança negra. A língua, assim como toda carga cultural, em seu sentido geral, vive em um processo constante de mutação, e a partir deste fato, averígua-se a história e a evolução das línguas trazidas pelos africanos, retratando a resistência de seu povo e seu poder de preservação. Um relato de forma cronológica, ressaltando a importância que tais mecanismos de resistência vêm perpassando gerações. Faz-se então alusão aos viventes das áreas suburbanas da cidade de Olinda/PE. Este espaço comporta grupos de cultura e/ou religiões de matrizes africanas; ao estudo observa-se Nação Xambá. Quilombo urbano do Portão do gelo; fazendo análise das línguas representadas pelos quilombolas, com foco nas crianças e a abordagem que os espaços formais de educação dão à construção oral das línguas, as quais, assim como seu povo, também são formadoras da língua portuguesa brasileira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "XAMBÁ,, LÍNGUAS/ ORALIDADE,, RESISTÊNCIA,, HISTÓRIA,, HISTÓRIA," "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID3557_16102017212504.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE INACIO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE SOUZA" "autor_email" => "crisinaciosouza@hotmail.c" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36893 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4398 "inscrito_id" => 3557 "titulo" => "ESTUDO DO LÉXICO DAS LÍNGUAS AFRICANAS REPRODUZIDAS NA NAÇÃO XAMBÁ-PORTÃO DO GELO/ OLINDA/PE E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA DE SEUS QUILOMBOLAS" "resumo" => "Uma expressiva quantidade da população menos favorecidas do país/Brasil é formada por descendentes dos negros e negras escravizados; sua história cultural fora negada e a isto se atribui as diversas atrocidade a eles sofrido. Imposições, mau influências e manipulação histórico/sociais foi o que coube a formação de uma nação/povo que carrega em sua identidade uma herança negra. A língua, assim como toda carga cultural, em seu sentido geral, vive em um processo constante de mutação, e a partir deste fato, averígua-se a história e a evolução das línguas trazidas pelos africanos, retratando a resistência de seu povo e seu poder de preservação. Um relato de forma cronológica, ressaltando a importância que tais mecanismos de resistência vêm perpassando gerações. Faz-se então alusão aos viventes das áreas suburbanas da cidade de Olinda/PE. Este espaço comporta grupos de cultura e/ou religiões de matrizes africanas; ao estudo observa-se Nação Xambá. Quilombo urbano do Portão do gelo; fazendo análise das línguas representadas pelos quilombolas, com foco nas crianças e a abordagem que os espaços formais de educação dão à construção oral das línguas, as quais, assim como seu povo, também são formadoras da língua portuguesa brasileira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "XAMBÁ,, LÍNGUAS/ ORALIDADE,, RESISTÊNCIA,, HISTÓRIA,, HISTÓRIA," "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID3557_16102017212504.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE INACIO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE SOUZA" "autor_email" => "crisinaciosouza@hotmail.c" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }