Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL INTEGRADA AOS ESPAÇOS DO MUNICÍPIO

Palavra-chaves: ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL, EDUCAÇÃO INTEGRAL, ESPAÇOS EDUCATIVOS Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

A escola de tempo integral se descortina e se constitui meta para a educação brasileira, cabendo aos gestores das políticas públicas implantá-las nas escolas de educação básica. Porém para que esse redirecionamento ofereça ganhos para toda comunidade escolar é necessário, conforme DURKHEIM (1997), compreender que a educação não é algo preso as paredes de uma sala de aula, tampouco algo cativo às regras impostas, seja por necessidade ou coerção social. Torna-se, assim, inviável que a escola feche o tempo integral para dentro dos muros das escolas, que normalmente não apresentam estrutura física que atenda as múltiplas facetas das crianças durante um dia inteiro. Coerente com Sá (2013) se a educação integral é aquela que aponta para a totalidade do homem, a escola só pode promover uma formação integral se unindo às demais instituições sociais e, juntas buscar as necessidades e expectativas do indivíduo. Nesse sentido, o presente projeto objetiva averiguar os espaços públicos existentes no município de Campanha adequados ao desenvolvimento de atividades educativas; relacionar os espaços encontrados à atividades educativas significativas e viabilizar o cumprimento da Meta 6 com qualidade e otimizando recursos. Busca-se um caminho para a ampliação de tempos e espaços por meio de parceria entre escola e comunidade. Para isso a presente investigação desenvolve-se dentro das abordagens quantitativa e qualitativa, através de observação, com característica classificatória, onde os espaços do município selecionados serão registrados e analisados, considerando-se as práticas educativas ali pertinentes, construindo-se um banco de dados. Até o momento realizou-se revisão bibliográfica com vistas a fundamentar o projeto e pesquisa de campo onde levantou-se 17 espaços que, à priori, podem ser compatíveis com práticas pedagógicas, sendo 9 fechados e 8 ao ar livre.

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