ENTENDENDO O ENSINO DE LITERATURA: A FORMAÇÃO DO SUJEITO LEITOR
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36780 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2206 "inscrito_id" => 6530 "titulo" => "ENTENDENDO O ENSINO DE LITERATURA: A FORMAÇÃO DO SUJEITO LEITOR" "resumo" => "A formação de sujeitos leitores perpassa por inúmeros fatores linguísticos, subjetivos e sociais. A literatura humaniza e ajuda na construção identitária dos educandos. Por isso, é papel da educação incentivar a interpretação e o olhar crítico, conscientizando os alunos do seu lugar no processo de interação para com o mundo. Até mesmo o âmbito existencial é um ponto a ser desenvolvido na dinâmica e elaboração de iniciativas em sala de aula. O educador tem a função de nortear os alunos rumo à busca por uma subjetividade que envolve a realidade e a ficção. A evolução no ensino da arte literária já é notada nos dias atuais, mas certos vícios ainda são mantidos, estamos lidando com um problema sistemático e histórico. A falta do uso de obras integrais em detrimento de trechos e contextualizações históricas fatigantes é um ponto a ser abordado. O trabalho é composto pela soma do estudo elucidativo de teóricos envolvidos e empenhados na compreensão do ensino de literatura e pelo letramento literário. No decorrer do trabalho, passaremos pelas noções e considerações feitas por Annie Rouxel (2013), Antonio Candido (1995;1972), Tzvetan Todorov (2009), Rildo Cosson (2009) e Hélder Pinheiro (2007). Com o trabalho, compreenderemos que em gêneros cuja especificidade, diversidade vocabular e emocional (ou não) se reverbera, como o poema, é interessante que o ensino ultrapasse os limites formais aos quais os educandos se adaptaram. O objetivo deste trabalho é refletir sobre a sala de aula como instrumento de desenvolvimento de habilidades leitoras, bem como a importância do ensino de literatura, que deve acontecer através de processos metodológicos derivados de um planejamento cuidadoso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ENSINO, LETRAMENTO LITERÁRIO, SUJEITO LEITOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID6530_11092017183020.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINNE DE MORAIS OLIVEIRA CORDEIRO" "autor_nome_curto" => "ALINNE CORDEIRO" "autor_email" => "alinnecordeirojp@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36780 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2206 "inscrito_id" => 6530 "titulo" => "ENTENDENDO O ENSINO DE LITERATURA: A FORMAÇÃO DO SUJEITO LEITOR" "resumo" => "A formação de sujeitos leitores perpassa por inúmeros fatores linguísticos, subjetivos e sociais. A literatura humaniza e ajuda na construção identitária dos educandos. Por isso, é papel da educação incentivar a interpretação e o olhar crítico, conscientizando os alunos do seu lugar no processo de interação para com o mundo. Até mesmo o âmbito existencial é um ponto a ser desenvolvido na dinâmica e elaboração de iniciativas em sala de aula. O educador tem a função de nortear os alunos rumo à busca por uma subjetividade que envolve a realidade e a ficção. A evolução no ensino da arte literária já é notada nos dias atuais, mas certos vícios ainda são mantidos, estamos lidando com um problema sistemático e histórico. A falta do uso de obras integrais em detrimento de trechos e contextualizações históricas fatigantes é um ponto a ser abordado. O trabalho é composto pela soma do estudo elucidativo de teóricos envolvidos e empenhados na compreensão do ensino de literatura e pelo letramento literário. No decorrer do trabalho, passaremos pelas noções e considerações feitas por Annie Rouxel (2013), Antonio Candido (1995;1972), Tzvetan Todorov (2009), Rildo Cosson (2009) e Hélder Pinheiro (2007). Com o trabalho, compreenderemos que em gêneros cuja especificidade, diversidade vocabular e emocional (ou não) se reverbera, como o poema, é interessante que o ensino ultrapasse os limites formais aos quais os educandos se adaptaram. O objetivo deste trabalho é refletir sobre a sala de aula como instrumento de desenvolvimento de habilidades leitoras, bem como a importância do ensino de literatura, que deve acontecer através de processos metodológicos derivados de um planejamento cuidadoso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ENSINO, LETRAMENTO LITERÁRIO, SUJEITO LEITOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID6530_11092017183020.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINNE DE MORAIS OLIVEIRA CORDEIRO" "autor_nome_curto" => "ALINNE CORDEIRO" "autor_email" => "alinnecordeirojp@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }