ENSINO DE QUÍMICA: O USO DO JOGO LÚDICO PARA CONHECIMENTO DOS TRANSGÊNICOS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36764 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3417 "inscrito_id" => 9710 "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA: O USO DO JOGO LÚDICO PARA CONHECIMENTO DOS TRANSGÊNICOS" "resumo" => "A presente pesquisa trata-se de um estudo sobre os transgênicos, que vem sendo discutido em todos os eixos de comunicação. Trata-se de um tema polêmico, aspectos econômicos, científicos e éticos, que necessitam ser discutidos para que ocorra o devido esclarecimento e que os conhecimentos não fiquem restringidos apenas à comunidade científica, mas que sejam acessíveis também à população em geral, que muitas vezes por falta de informação ou mesmo por apresentar conceitos equivocados discrimina os Organismos geneticamente modificados (OGMs). As comunidades científicas e em geral devem estar abertas para debates, sem qualquer tipo de preconceito, permitindo uma avaliação criteriosa da aplicação dessa tecnologia nos alimentos e especificação nos rótulos desses produtos; pois sendo assim, permite uma escolha no consumo destas mercadorias. Esta pesquisa tem o objetivo geral informar aos alunos quanto à produção e aspectos envolvidos no consumo desses alimentos através de uma proposta de ensino direcionada ao tema, por meio de aulas, questionários, jogo lúdico, vídeos. Além de incentivar, e sensibilizar os alunos do Ensino Médio que serão envolvidos para exercer sua cidadania, a fim de que se questionem a respeito das vantagens e desvantagens do uso dos transgênicos em nosso cotidiano, contudo, ainda não conseguimos responder com precisão se os alimentos transgênicos fazem bem ou mal para a nossa saúde. A título de exemplo, utilizou-se o Jogo: Trilha Pedagógica para análise dos resultados na Escola Estadual Júlio de Melo, situada no município de Floresta-PE, que contou com a participação de 24 alunos desta instituição. Mostrando o importante papel deste projeto tem na rede de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "TRANSGÊNICOS, ENSINO, JOGO LÚDICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID9710_12102017175518.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIKAELLY KIARA CAVALCANTI BERNARDO " "autor_nome_curto" => "MIKAELLY C." "autor_email" => "mikaellybiro@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36764 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3417 "inscrito_id" => 9710 "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA: O USO DO JOGO LÚDICO PARA CONHECIMENTO DOS TRANSGÊNICOS" "resumo" => "A presente pesquisa trata-se de um estudo sobre os transgênicos, que vem sendo discutido em todos os eixos de comunicação. Trata-se de um tema polêmico, aspectos econômicos, científicos e éticos, que necessitam ser discutidos para que ocorra o devido esclarecimento e que os conhecimentos não fiquem restringidos apenas à comunidade científica, mas que sejam acessíveis também à população em geral, que muitas vezes por falta de informação ou mesmo por apresentar conceitos equivocados discrimina os Organismos geneticamente modificados (OGMs). As comunidades científicas e em geral devem estar abertas para debates, sem qualquer tipo de preconceito, permitindo uma avaliação criteriosa da aplicação dessa tecnologia nos alimentos e especificação nos rótulos desses produtos; pois sendo assim, permite uma escolha no consumo destas mercadorias. Esta pesquisa tem o objetivo geral informar aos alunos quanto à produção e aspectos envolvidos no consumo desses alimentos através de uma proposta de ensino direcionada ao tema, por meio de aulas, questionários, jogo lúdico, vídeos. Além de incentivar, e sensibilizar os alunos do Ensino Médio que serão envolvidos para exercer sua cidadania, a fim de que se questionem a respeito das vantagens e desvantagens do uso dos transgênicos em nosso cotidiano, contudo, ainda não conseguimos responder com precisão se os alimentos transgênicos fazem bem ou mal para a nossa saúde. A título de exemplo, utilizou-se o Jogo: Trilha Pedagógica para análise dos resultados na Escola Estadual Júlio de Melo, situada no município de Floresta-PE, que contou com a participação de 24 alunos desta instituição. Mostrando o importante papel deste projeto tem na rede de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "TRANSGÊNICOS, ENSINO, JOGO LÚDICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID9710_12102017175518.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIKAELLY KIARA CAVALCANTI BERNARDO " "autor_nome_curto" => "MIKAELLY C." "autor_email" => "mikaellybiro@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }