ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM SOBRE O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO MEIO TÉCNICO CIENTÍFICO INFORMACIONAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36747 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2156 "inscrito_id" => 2155 "titulo" => "ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM SOBRE O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO MEIO TÉCNICO CIENTÍFICO INFORMACIONAL" "resumo" => "Discutir o ensino de geografia na atualidade e no escopo da escola do século XXI significa tarefa desafiadora, porém, necessária. Neste sentido, objetiva-se, discutir como o ensino de Geografia por intermédio do uso de materiais didáticos, associado ao escopo deste tempo e ao papel inerente do professor no processo de mediação didática e do ensino aprendizagem. Para tal, o presente estudo adota como método a pesquisa teórico-bibliográfica, de cunho qualitativo, tendo por recorte de abrangência os fundamentos teóricos e científicos sobre o ensino da geografia a partir das discussões de Callai (2001), Castrogiovanni (2000), Cavalcanti (2012), Castelar e Vilhena (2014) e Pontuschka (2009), bem como as que se referem ao meio técnico cientifico informacional a partir das ideias de Santos (2014a), (1998b) entrecortando-se com outros aurores que versam de forma relacionada à referente temática. Assim, o referido trabalho, compartimenta-se em seções específicas, sendo a primeira composta pelas bases introdutórias, onde apresentamos de forma breve nossos objetivos, percurso metodológico e a sua justificativa. A segunda, por sua vez, compreende as discussões dialogadas entre o ensino da geografia no contexto do meio técnico-científico-informacional, a partir dos enfoques direcionados a relação entre o uso de materiais didáticos para o ensino e real sentido, e, precisamente como esta se apresenta e pode se delinear na realidade histórica do período atual, considerando suas categorias enquanto componente disciplinar. Por fim, na terceira e última seção, traremos algumas considerações referentes à proposta de nossa pesquisa, buscando ir de encontro aos objetivos traçados para a mesma. A educação geográfica vem sendo transformada a partir dos embates epistemológicos que cercam a Geografia enquanto ciência. Diante disso, o surgimento do meio técnico-científico-informacional, pós-segunda-guerra, foi determinante para se pensar em novas dimensões para o ensino, pois este foi diretamente influenciado em sua materialidade. Portanto, confiamos que as discussões propostas neste trabalho possam auxiliar nos debates que cercam a ciência geográfica e ao ensino de Geografia, assim como ao uso estratégico de materiais didáticos do meio técnico-científico-informacional em sala de aula, com os quais se possa ter um ensino mais dinâmico e que desperte nos alunos uma maior motivação aos conteúdos desta disciplina." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, MATERIAIS DIDÁTICOS, MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID2155_11092017175202.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIQUEIAS VIRGINIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MIQUEIAS " "autor_email" => "miqueiasgeo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36747 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2156 "inscrito_id" => 2155 "titulo" => "ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM SOBRE O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO MEIO TÉCNICO CIENTÍFICO INFORMACIONAL" "resumo" => "Discutir o ensino de geografia na atualidade e no escopo da escola do século XXI significa tarefa desafiadora, porém, necessária. Neste sentido, objetiva-se, discutir como o ensino de Geografia por intermédio do uso de materiais didáticos, associado ao escopo deste tempo e ao papel inerente do professor no processo de mediação didática e do ensino aprendizagem. Para tal, o presente estudo adota como método a pesquisa teórico-bibliográfica, de cunho qualitativo, tendo por recorte de abrangência os fundamentos teóricos e científicos sobre o ensino da geografia a partir das discussões de Callai (2001), Castrogiovanni (2000), Cavalcanti (2012), Castelar e Vilhena (2014) e Pontuschka (2009), bem como as que se referem ao meio técnico cientifico informacional a partir das ideias de Santos (2014a), (1998b) entrecortando-se com outros aurores que versam de forma relacionada à referente temática. Assim, o referido trabalho, compartimenta-se em seções específicas, sendo a primeira composta pelas bases introdutórias, onde apresentamos de forma breve nossos objetivos, percurso metodológico e a sua justificativa. A segunda, por sua vez, compreende as discussões dialogadas entre o ensino da geografia no contexto do meio técnico-científico-informacional, a partir dos enfoques direcionados a relação entre o uso de materiais didáticos para o ensino e real sentido, e, precisamente como esta se apresenta e pode se delinear na realidade histórica do período atual, considerando suas categorias enquanto componente disciplinar. Por fim, na terceira e última seção, traremos algumas considerações referentes à proposta de nossa pesquisa, buscando ir de encontro aos objetivos traçados para a mesma. A educação geográfica vem sendo transformada a partir dos embates epistemológicos que cercam a Geografia enquanto ciência. Diante disso, o surgimento do meio técnico-científico-informacional, pós-segunda-guerra, foi determinante para se pensar em novas dimensões para o ensino, pois este foi diretamente influenciado em sua materialidade. Portanto, confiamos que as discussões propostas neste trabalho possam auxiliar nos debates que cercam a ciência geográfica e ao ensino de Geografia, assim como ao uso estratégico de materiais didáticos do meio técnico-científico-informacional em sala de aula, com os quais se possa ter um ensino mais dinâmico e que desperte nos alunos uma maior motivação aos conteúdos desta disciplina." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, MATERIAIS DIDÁTICOS, MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID2155_11092017175202.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIQUEIAS VIRGINIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MIQUEIAS " "autor_email" => "miqueiasgeo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }