SOUSA, Francisca Karoline Costa E et al.. A relevância do pibid na formação do pedagogo. Anais V FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/3648>. Acesso em: 20/11/2024 10:43
O presente trabalho apresenta uma pesquisa, em andamento, acerca do Programa Institucional de Iniciação à Docência, o Pibid, para a formação acadêmica do pedagogo, na Universidade Federal do Piauí do Campus Ministro Petrônio Portela. O estudo foi desenvolvido através de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa em uma escola pública estadual de Teresina-PI. Os sujeitos foram os supervisores do Pibid da área de pedagogia que trabalham no eixo da gestão escolar. Os instrumentos utilizados foram à observação participante e a entrevista semiestruturada. Os primeiros resultados apontam que o Pibid/UFPI favorece aos alunos de Pedagogia o desenvolvimento da consciência do papel do pedagogo e do professor na sociedade.