Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMAS DE FORMAÇÃO INICIAL NAS LICENCIATURAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE: CONTRIBUIÇÕES DE SABERES LIGADOS À PROFISSÃO DOCENTE

Palavra-chaves: FORMAÇÃO INICIAL, PROGRAMAS DE FORMAÇÃO, PROFISSÃO DOCENTE Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38379
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 396
    "inscrito_id" => 3874
    "titulo" => "PROGRAMAS DE FORMAÇÃO INICIAL NAS LICENCIATURAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE: CONTRIBUIÇÕES DE SABERES LIGADOS À PROFISSÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Esta pesquisa encontra-se em fase inicial, tendo por objetivo analisar narrativas de licenciandos acerca das contribuições dos programas de formação inicial para a produção de saberes ligados à profissão docente. Em função desta investigação temos nos dedicado ao levantamento, à seleção, ao estudo e à sistematização das informações produzidas pela literatura a propósito desta temática. As análises preliminares destas obras apontam que não há unanimidade por parte dos estudiosos acerca das relações que se estabelecem com a aprendizagem docente e o desenvolvimento profissional. Parece haver determinados “consensos” acerca desta temática, que na compreensão de Nóvoa (2009), giram em torno da necessidade de: 1) passar a formação de professores para o interior da atividade profissional; 2) gerar novas composições relativas à organização da profissão; 3) fortalecer a dimensão pessoal e a participação pública dos professores. Com o intuito de contemplar o objetivo proposto, entraremos em contato com professores das licenciaturas da Universidade Federal Fluminense (UFF), que coordenam o Programa de Educação Tutorial (PET) e/ou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A eles solicitaremos que nos ajudem a mobilizar os integrantes dos projetos para que possamos convidá-los a colaborar com o desenvolvimento da pesquisa, por meio do fornecimento de informações relacionadas ao objeto em questão. As informações decorrerão de entrevistas individuais, pautadas por roteiros semiestruturados, bem como da análise dos materiais utilizados pelos respectivos grupos durante o período de vinculação dos referidos sujeitos, em sintonia com o referencial teórico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, PROGRAMAS DE FORMAÇÃO, PROFISSÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID3874_11082017152327.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CYNTIA DE SOUZA BASTOS REZENDE"
    "autor_nome_curto" => "CYN TIA REZENDE"
    "autor_email" => "cyntiagaleao.faeterj@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38379
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 396
    "inscrito_id" => 3874
    "titulo" => "PROGRAMAS DE FORMAÇÃO INICIAL NAS LICENCIATURAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE: CONTRIBUIÇÕES DE SABERES LIGADOS À PROFISSÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Esta pesquisa encontra-se em fase inicial, tendo por objetivo analisar narrativas de licenciandos acerca das contribuições dos programas de formação inicial para a produção de saberes ligados à profissão docente. Em função desta investigação temos nos dedicado ao levantamento, à seleção, ao estudo e à sistematização das informações produzidas pela literatura a propósito desta temática. As análises preliminares destas obras apontam que não há unanimidade por parte dos estudiosos acerca das relações que se estabelecem com a aprendizagem docente e o desenvolvimento profissional. Parece haver determinados “consensos” acerca desta temática, que na compreensão de Nóvoa (2009), giram em torno da necessidade de: 1) passar a formação de professores para o interior da atividade profissional; 2) gerar novas composições relativas à organização da profissão; 3) fortalecer a dimensão pessoal e a participação pública dos professores. Com o intuito de contemplar o objetivo proposto, entraremos em contato com professores das licenciaturas da Universidade Federal Fluminense (UFF), que coordenam o Programa de Educação Tutorial (PET) e/ou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A eles solicitaremos que nos ajudem a mobilizar os integrantes dos projetos para que possamos convidá-los a colaborar com o desenvolvimento da pesquisa, por meio do fornecimento de informações relacionadas ao objeto em questão. As informações decorrerão de entrevistas individuais, pautadas por roteiros semiestruturados, bem como da análise dos materiais utilizados pelos respectivos grupos durante o período de vinculação dos referidos sujeitos, em sintonia com o referencial teórico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, PROGRAMAS DE FORMAÇÃO, PROFISSÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID3874_11082017152327.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CYNTIA DE SOUZA BASTOS REZENDE"
    "autor_nome_curto" => "CYN TIA REZENDE"
    "autor_email" => "cyntiagaleao.faeterj@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Esta pesquisa encontra-se em fase inicial, tendo por objetivo analisar narrativas de licenciandos acerca das contribuições dos programas de formação inicial para a produção de saberes ligados à profissão docente. Em função desta investigação temos nos dedicado ao levantamento, à seleção, ao estudo e à sistematização das informações produzidas pela literatura a propósito desta temática. As análises preliminares destas obras apontam que não há unanimidade por parte dos estudiosos acerca das relações que se estabelecem com a aprendizagem docente e o desenvolvimento profissional. Parece haver determinados “consensos” acerca desta temática, que na compreensão de Nóvoa (2009), giram em torno da necessidade de: 1) passar a formação de professores para o interior da atividade profissional; 2) gerar novas composições relativas à organização da profissão; 3) fortalecer a dimensão pessoal e a participação pública dos professores. Com o intuito de contemplar o objetivo proposto, entraremos em contato com professores das licenciaturas da Universidade Federal Fluminense (UFF), que coordenam o Programa de Educação Tutorial (PET) e/ou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A eles solicitaremos que nos ajudem a mobilizar os integrantes dos projetos para que possamos convidá-los a colaborar com o desenvolvimento da pesquisa, por meio do fornecimento de informações relacionadas ao objeto em questão. As informações decorrerão de entrevistas individuais, pautadas por roteiros semiestruturados, bem como da análise dos materiais utilizados pelos respectivos grupos durante o período de vinculação dos referidos sujeitos, em sintonia com o referencial teórico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.