Este trabalho apresenta um estudo qualitativo sobre as contribuições de um jogo didático para o processo de ensino e aprendizagem sobre organelas celulares. As motivações para tal proposição foram ¬as dificuldades que os estudantes tiveram para o aprendizado do conteúdo de citologia. Tais dificuldades nos levaram a pensar sobre a forma como estes conceitos vem sendo vivenciados nas salas de aula, bem como quais os métodos tem sido utilizados para promover seu processo de ensino-aprendizagem. Assim, após revisão da literatura podemos observar a crescente utilização de novas metodologias de ensino, que se enquadrem na realidade dos alunos e que promovam uma aprendizagem mais significativa, dentre eles os jogos didáticos. Diante disto, este trabalho se objetivou a analisar a contribuição da aplicação de um jogo didático para o processo de ensino e aprendizagem sobre organelas celulares e foi realizado com 50 estudantes do 8º ano do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de ensino, situada em Camaragibe – PE. A metodologia deste trabalho abordou a análise de questionários aplicados antes e depois da realização do jogo “joganelas”, criado a partir das fragilidades conceituais apontadas pelos estudantes no primeiro questionário aplicado, tais como dificuldade de diferenciar uma célula animal de uma célula vegetal e reconhecer as funções das organelas celulares. Através da realização desta sequência didática, pudemos observar uma maior facilidade de aprender os conteúdos pelos estudantes e também observar a aplicabilidade desta para aquisição e fortalecimento dos conhecimentos a respeito de organelas celulares, considerando assim, o “joganelas” um instrumento positivo no processo de ensino e aprendizagem sobre citologia.