Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DE UM JOGO DIDÁTICO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE ORGANELAS CELULARES

Palavra-chaves: ESTRATÉGIA DE ENSINO, MODELO DIDÁTICO, CITOLOGIA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36298
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1242
    "inscrito_id" => 5904
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DE UM JOGO DIDÁTICO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE ORGANELAS CELULARES"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um estudo qualitativo sobre as contribuições de um jogo didático para o processo de ensino e aprendizagem sobre organelas celulares. As motivações para tal proposição foram ¬as dificuldades que os estudantes tiveram para o aprendizado do conteúdo de citologia. Tais dificuldades nos levaram a pensar sobre a forma como estes conceitos vem sendo vivenciados nas salas de aula, bem como quais os métodos tem sido utilizados para promover seu processo de ensino-aprendizagem. Assim, após revisão da literatura podemos observar a crescente utilização de novas metodologias de ensino, que se enquadrem na realidade dos alunos e que promovam uma aprendizagem mais significativa, dentre eles os jogos didáticos. Diante disto, este trabalho se objetivou a analisar a contribuição da aplicação de um jogo didático para o processo de ensino e aprendizagem sobre organelas celulares e foi realizado com 50 estudantes do 8º ano do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de ensino, situada em Camaragibe – PE. A metodologia deste trabalho abordou a análise de questionários aplicados antes e depois da realização do jogo “joganelas”, criado a partir das fragilidades conceituais apontadas pelos estudantes no primeiro questionário aplicado, tais como dificuldade de diferenciar uma célula animal de uma célula vegetal e reconhecer as funções das organelas celulares. Através da realização desta sequência didática, pudemos observar uma maior facilidade de aprender os conteúdos pelos estudantes e também observar a aplicabilidade desta para aquisição e fortalecimento dos conhecimentos a respeito de organelas celulares, considerando assim, o “joganelas” um instrumento positivo no processo de ensino e aprendizagem sobre citologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ESTRATÉGIA DE ENSINO, MODELO DIDÁTICO, CITOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID5904_09092017202136.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARTA BEATRIZ SARINHO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARTA SARINHO"
    "autor_email" => "martabeatriz.12@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36298
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1242
    "inscrito_id" => 5904
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DE UM JOGO DIDÁTICO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE ORGANELAS CELULARES"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um estudo qualitativo sobre as contribuições de um jogo didático para o processo de ensino e aprendizagem sobre organelas celulares. As motivações para tal proposição foram ¬as dificuldades que os estudantes tiveram para o aprendizado do conteúdo de citologia. Tais dificuldades nos levaram a pensar sobre a forma como estes conceitos vem sendo vivenciados nas salas de aula, bem como quais os métodos tem sido utilizados para promover seu processo de ensino-aprendizagem. Assim, após revisão da literatura podemos observar a crescente utilização de novas metodologias de ensino, que se enquadrem na realidade dos alunos e que promovam uma aprendizagem mais significativa, dentre eles os jogos didáticos. Diante disto, este trabalho se objetivou a analisar a contribuição da aplicação de um jogo didático para o processo de ensino e aprendizagem sobre organelas celulares e foi realizado com 50 estudantes do 8º ano do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de ensino, situada em Camaragibe – PE. A metodologia deste trabalho abordou a análise de questionários aplicados antes e depois da realização do jogo “joganelas”, criado a partir das fragilidades conceituais apontadas pelos estudantes no primeiro questionário aplicado, tais como dificuldade de diferenciar uma célula animal de uma célula vegetal e reconhecer as funções das organelas celulares. Através da realização desta sequência didática, pudemos observar uma maior facilidade de aprender os conteúdos pelos estudantes e também observar a aplicabilidade desta para aquisição e fortalecimento dos conhecimentos a respeito de organelas celulares, considerando assim, o “joganelas” um instrumento positivo no processo de ensino e aprendizagem sobre citologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ESTRATÉGIA DE ENSINO, MODELO DIDÁTICO, CITOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID5904_09092017202136.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARTA BEATRIZ SARINHO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARTA SARINHO"
    "autor_email" => "martabeatriz.12@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo qualitativo sobre as contribuições de um jogo didático para o processo de ensino e aprendizagem sobre organelas celulares. As motivações para tal proposição foram ¬as dificuldades que os estudantes tiveram para o aprendizado do conteúdo de citologia. Tais dificuldades nos levaram a pensar sobre a forma como estes conceitos vem sendo vivenciados nas salas de aula, bem como quais os métodos tem sido utilizados para promover seu processo de ensino-aprendizagem. Assim, após revisão da literatura podemos observar a crescente utilização de novas metodologias de ensino, que se enquadrem na realidade dos alunos e que promovam uma aprendizagem mais significativa, dentre eles os jogos didáticos. Diante disto, este trabalho se objetivou a analisar a contribuição da aplicação de um jogo didático para o processo de ensino e aprendizagem sobre organelas celulares e foi realizado com 50 estudantes do 8º ano do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de ensino, situada em Camaragibe – PE. A metodologia deste trabalho abordou a análise de questionários aplicados antes e depois da realização do jogo “joganelas”, criado a partir das fragilidades conceituais apontadas pelos estudantes no primeiro questionário aplicado, tais como dificuldade de diferenciar uma célula animal de uma célula vegetal e reconhecer as funções das organelas celulares. Através da realização desta sequência didática, pudemos observar uma maior facilidade de aprender os conteúdos pelos estudantes e também observar a aplicabilidade desta para aquisição e fortalecimento dos conhecimentos a respeito de organelas celulares, considerando assim, o “joganelas” um instrumento positivo no processo de ensino e aprendizagem sobre citologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.