Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O COORDENADOR PEDAGÓGICO FACE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS: VENDO PARA ALÉM DO QUE OS OLHOS VEEM

Palavra-chaves: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, NOVAS TECNOLOGIAS, SENTIDOS E SIGNIFICADOS Comunicação Oral(CO) GT 03 - CURRÍCULO CULTURAL, MÍDIA E FORMAÇÃO CONTEMPORÂNEA
0 of 0
"2013-06-26 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 3631 "edicao_id" => 12 "trabalho_id" => 547 "inscrito_id" => 1145 "titulo" => "O COORDENADOR PEDAGÓGICO FACE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS: VENDO PARA ALÉM DO QUE OS OLHOS VEEM" "resumo" => "Este artigo discute a atuação do coordenador pedagógico no contexto das novas tecnologias, sob a ótica de uma pesquisa realizada com as professoras e coordenadora de um colégio público localizado em Bom Jesus da Lapa – BA. Este estudo está embasado teoricamente em alguns autores como Sales (2010), Moran (2000), Melo (2011), Freitas (2010), dentre outros, com os quais dialogamos sobre coordenação pedagógica, novas tecnologias, sentidos e significados. Assim, à luz do que dizem esses autores, tecemos reflexões sobre os sentidos e significados que as professoras e a coordenadora pedagógica do colégio pesquisado atribuem à incorporação das novas linguagens digitais ao currículo escolar e às práticas docentes. Portanto, os resultados da pesquisa apontam a integração das novas tecnologias da seguinte forma: um desafio às instituições de ensino; uma forma de socializar as informações no mundo das comunicações; conhecimento; descoberta; novas formas de trabalhar os conteúdos e mudar a prática pedagógica.Este artigo discute a atuação do coordenador pedagógico no contexto das novas tecnologias, sob a ótica de uma pesquisa realizada com" "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)" "area_tematica" => "GT 03 - CURRÍCULO CULTURAL, MÍDIA E FORMAÇÃO CONTEMPORÂNEA" "palavra_chave" => "COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, NOVAS TECNOLOGIAS, SENTIDOS E SIGNIFICADOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Comunicacao_1145.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:49" "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FAUSTA PORTO COUTO" "autor_nome_curto" => "FAUSTINHA" "autor_email" => "faustaec@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-fiped" "edicao_nome" => "Anais V FIPED" "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013" "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg" "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 3631 "edicao_id" => 12 "trabalho_id" => 547 "inscrito_id" => 1145 "titulo" => "O COORDENADOR PEDAGÓGICO FACE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS: VENDO PARA ALÉM DO QUE OS OLHOS VEEM" "resumo" => "Este artigo discute a atuação do coordenador pedagógico no contexto das novas tecnologias, sob a ótica de uma pesquisa realizada com as professoras e coordenadora de um colégio público localizado em Bom Jesus da Lapa – BA. Este estudo está embasado teoricamente em alguns autores como Sales (2010), Moran (2000), Melo (2011), Freitas (2010), dentre outros, com os quais dialogamos sobre coordenação pedagógica, novas tecnologias, sentidos e significados. Assim, à luz do que dizem esses autores, tecemos reflexões sobre os sentidos e significados que as professoras e a coordenadora pedagógica do colégio pesquisado atribuem à incorporação das novas linguagens digitais ao currículo escolar e às práticas docentes. Portanto, os resultados da pesquisa apontam a integração das novas tecnologias da seguinte forma: um desafio às instituições de ensino; uma forma de socializar as informações no mundo das comunicações; conhecimento; descoberta; novas formas de trabalhar os conteúdos e mudar a prática pedagógica.Este artigo discute a atuação do coordenador pedagógico no contexto das novas tecnologias, sob a ótica de uma pesquisa realizada com" "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)" "area_tematica" => "GT 03 - CURRÍCULO CULTURAL, MÍDIA E FORMAÇÃO CONTEMPORÂNEA" "palavra_chave" => "COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, NOVAS TECNOLOGIAS, SENTIDOS E SIGNIFICADOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Comunicacao_1145.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:49" "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FAUSTA PORTO COUTO" "autor_nome_curto" => "FAUSTINHA" "autor_email" => "faustaec@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-fiped" "edicao_nome" => "Anais V FIPED" "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013" "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg" "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

Este artigo discute a atuação do coordenador pedagógico no contexto das novas tecnologias, sob a ótica de uma pesquisa realizada com as professoras e coordenadora de um colégio público localizado em Bom Jesus da Lapa – BA. Este estudo está embasado teoricamente em alguns autores como Sales (2010), Moran (2000), Melo (2011), Freitas (2010), dentre outros, com os quais dialogamos sobre coordenação pedagógica, novas tecnologias, sentidos e significados. Assim, à luz do que dizem esses autores, tecemos reflexões sobre os sentidos e significados que as professoras e a coordenadora pedagógica do colégio pesquisado atribuem à incorporação das novas linguagens digitais ao currículo escolar e às práticas docentes. Portanto, os resultados da pesquisa apontam a integração das novas tecnologias da seguinte forma: um desafio às instituições de ensino; uma forma de socializar as informações no mundo das comunicações; conhecimento; descoberta; novas formas de trabalhar os conteúdos e mudar a prática pedagógica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.