ANÁLISE DOCUMENTAL ACERCA DAS QUESTÕES DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA ABORDADAS NO ENEM (2009-2016)
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35825 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3518 "inscrito_id" => 5007 "titulo" => "ANÁLISE DOCUMENTAL ACERCA DAS QUESTÕES DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA ABORDADAS NO ENEM (2009-2016)" "resumo" => "Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados provenientes das análises das questões sobre Estatística Descritiva (ED) presentes nas provas de Matemática e Suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no período de 2009 a 2016 (incluindo a segunda aplicação ocorrida nesse ano). Foi utilizado o método dedutivo levando em consideração a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) de Raymond Duval para apreciação das resoluções das 32 questões identificadas como sendo desse conteúdo. Através do levantamento de dados sobre a história e matriz do ENEM, observa-se a consolidação do ENEM como um dos principais meios de acesso ao ensino superior, e por esse motivo é importante analisar como são abordados os conteúdos em suas provas, buscando promover através dessas análises o ensino desse conteúdo mais significativo para os indivíduos, pois eles devem ser preparados para o exame. Também foram apresentadas nas resoluções quais habilidades presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) e em seu documento complementar, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Mais (PCNEM+), são exploradas, para que fosse possível analisar se há concordâncias na abordagem de ED em documentos oficiais do ensino médio, na matriz de referência do ENEM e na TRRS. Por fim, chega-se à conclusão de que há uma relação direta entre as habilidades - citadas nos PCNEM’s - a serem desenvolvidas pelos estudantes e os tratamentos e conversões apontados a partir da TRRS, e que a abordagem do conteúdo ED no exame, na maioria das questões, está em conformidade com os documentos oficias." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA, ENEM, ESTATÍSTICA DESCRITIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID5007_13102017235417.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEFA VANESSA MURICI DEFENSOR" "autor_nome_curto" => "VANESSA MURICI" "autor_email" => "vanessamurici@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35825 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3518 "inscrito_id" => 5007 "titulo" => "ANÁLISE DOCUMENTAL ACERCA DAS QUESTÕES DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA ABORDADAS NO ENEM (2009-2016)" "resumo" => "Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados provenientes das análises das questões sobre Estatística Descritiva (ED) presentes nas provas de Matemática e Suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no período de 2009 a 2016 (incluindo a segunda aplicação ocorrida nesse ano). Foi utilizado o método dedutivo levando em consideração a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) de Raymond Duval para apreciação das resoluções das 32 questões identificadas como sendo desse conteúdo. Através do levantamento de dados sobre a história e matriz do ENEM, observa-se a consolidação do ENEM como um dos principais meios de acesso ao ensino superior, e por esse motivo é importante analisar como são abordados os conteúdos em suas provas, buscando promover através dessas análises o ensino desse conteúdo mais significativo para os indivíduos, pois eles devem ser preparados para o exame. Também foram apresentadas nas resoluções quais habilidades presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) e em seu documento complementar, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Mais (PCNEM+), são exploradas, para que fosse possível analisar se há concordâncias na abordagem de ED em documentos oficiais do ensino médio, na matriz de referência do ENEM e na TRRS. Por fim, chega-se à conclusão de que há uma relação direta entre as habilidades - citadas nos PCNEM’s - a serem desenvolvidas pelos estudantes e os tratamentos e conversões apontados a partir da TRRS, e que a abordagem do conteúdo ED no exame, na maioria das questões, está em conformidade com os documentos oficias." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA, ENEM, ESTATÍSTICA DESCRITIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID5007_13102017235417.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEFA VANESSA MURICI DEFENSOR" "autor_nome_curto" => "VANESSA MURICI" "autor_email" => "vanessamurici@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }