Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados provenientes das análises das questões sobre Estatística Descritiva (ED) presentes nas provas de Matemática e Suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no período de 2009 a 2016 (incluindo a segunda aplicação ocorrida nesse ano). Foi utilizado o método dedutivo levando em consideração a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) de Raymond Duval para apreciação das resoluções das 32 questões identificadas como sendo desse conteúdo. Através do levantamento de dados sobre a história e matriz do ENEM, observa-se a consolidação do ENEM como um dos principais meios de acesso ao ensino superior, e por esse motivo é importante analisar como são abordados os conteúdos em suas provas, buscando promover através dessas análises o ensino desse conteúdo mais significativo para os indivíduos, pois eles devem ser preparados para o exame. Também foram apresentadas nas resoluções quais habilidades presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) e em seu documento complementar, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Mais (PCNEM+), são exploradas, para que fosse possível analisar se há concordâncias na abordagem de ED em documentos oficiais do ensino médio, na matriz de referência do ENEM e na TRRS. Por fim, chega-se à conclusão de que há uma relação direta entre as habilidades - citadas nos PCNEM’s - a serem desenvolvidas pelos estudantes e os tratamentos e conversões apontados a partir da TRRS, e que a abordagem do conteúdo ED no exame, na maioria das questões, está em conformidade com os documentos oficias.