Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E AS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Palavra-chaves: COORDENADOR PEDAGÓGICO, INCLUSÃO, ENSINO FUNDAMENTAL Pôster (PO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O Coordenador Pedagógico tem uma função de extrema importância na condução dos processos pedagógicos, sobretudo na formação dos professores. Atua nas dimensões administrativa e pedagógica da escola, e tem um papel fundamental na articulação dos métodos, recursos, práxis pedagógicas, entre outros, principalmente no âmbito da inclusão escolar. Esse profissional é visto como um agente transformador do ambiente escolar, e é por meio da sua mediação que são encaminhadas as adaptações curriculares necessárias para o processo de inclusão nas Escolas. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar a atuação do Coordenador Pedagógico e o seu papel frente as demandas de educação inclusiva. Para atender aos objetivos deste estudo tomamos como ponto de partida a revisão bibliográfica sobre os pressupostos teóricos da atuação do coordenador pedagógico, e as interfaces com a educação inclusiva. Após esta fase teórica está sendo realizada a pesquisa de campo em duas Escolas da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, situadas no município de João Pessoa. Os sujeitos da pesquisa serão dois coordenadores pedagógicos, sendo um de cada escola, e utilizaremos como instrumento de coleta de dados o questionário, e a observação, com o suporte do diário de bordo para registros das práticas observadas. Os primeiros resultados já confirmam a relevância deste estudo, e sua importância para o processo de inclusão nas escolas, pois o tema inclusão de forma ampla, não está inserido apenas no contexto escolar, mas também no contexto social e político, redimensionando a atuação do professor mediante a articulação do coordenador, visto que a educação inclusiva tem um enfoque mais amplo seja nas situações pedagógicas, quanto intelectual, social, físico-estrutural, e etc. Por fim, enfatizamos que o estudo está em processo inicial, portanto as primeiras conclusões ainda são com bases nos estudos teóricos, e a partir destes já percebemos que, no que concerne ao atendimento escolar, cabe ao Coordenador à função de identificar, elaborar e organizar os recursos pedagógicos e de acessibilidade para minimizar as barreiras que dificultam o processo de ensino aprendizagem dos educandos portadores de necessidades especiais.

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