ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ALUNO SURDO COMO SEGUNDA LÍNGUA - L2.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35988 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1268 "inscrito_id" => 4598 "titulo" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ALUNO SURDO COMO SEGUNDA LÍNGUA - L2." "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n A presente pesquisa tem como objetivo desenvolver e analisar metodologias que contribuam para o ensino da Língua Portuguesa para o surdo – L2 como segunda língua, com apoio da literatura visual, e com a utilização de texto e imagens para produção e desenvolvimento para a escrita do português como L2. A pesquisa foi realizada na sala de recursos multifuncional para o Atendimento Educacional Especializado – AEE com alunos surdos de faixa etária diversificada, para que, dessa maneira, fosse analisada a problemática de alunos surdos que não apresentam conhecimento da LIBRAS na sua vida familiar como forma de comunicação. Para tanto, foram realizadas algumas atividades que envolvem a LIBRAS ao qual é sua língua fonte para podermos desenvolver atividades com a L2. A pesquisa foi realizada com base nas ideias de autores como Pinker, Quadros e Karnopp, Guarinello, Goldfeld. Realizada com base de um relato de experiências de forma descritiva, qualitativa, bibliográfica. No qual foi observado o conhecimento do surdo sobre a LIBRAS como L1 como primeira língua e, através desse resultado, foram desenvolvidas estratégias de ensino com apoio de imagens e texto, com metodologia para o ensino da L2 focando o conhecimento da LIBRAS com base no bilinguismo. As experiências vivenciadas possibilitaram oportunidade de reconhecer a importância da LIBRAS como L1 na vida contínua da criança e assim ter melhores resultados do ensino da L2 como sua segunda língua. Foi possível constatar que o ensino da L2 considerando a LIBRAS viabiliza o aprendizado e deixa mais prazerosa e com melhor compreensão. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "LIBRAS, PORTUGUÊS COMO L2, BILINGUISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID4598_09092017232004.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ZILDA MEDEIROS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ZILDA" "autor_email" => "Zilda_natura@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35988 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1268 "inscrito_id" => 4598 "titulo" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ALUNO SURDO COMO SEGUNDA LÍNGUA - L2." "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n A presente pesquisa tem como objetivo desenvolver e analisar metodologias que contribuam para o ensino da Língua Portuguesa para o surdo – L2 como segunda língua, com apoio da literatura visual, e com a utilização de texto e imagens para produção e desenvolvimento para a escrita do português como L2. A pesquisa foi realizada na sala de recursos multifuncional para o Atendimento Educacional Especializado – AEE com alunos surdos de faixa etária diversificada, para que, dessa maneira, fosse analisada a problemática de alunos surdos que não apresentam conhecimento da LIBRAS na sua vida familiar como forma de comunicação. Para tanto, foram realizadas algumas atividades que envolvem a LIBRAS ao qual é sua língua fonte para podermos desenvolver atividades com a L2. A pesquisa foi realizada com base nas ideias de autores como Pinker, Quadros e Karnopp, Guarinello, Goldfeld. Realizada com base de um relato de experiências de forma descritiva, qualitativa, bibliográfica. No qual foi observado o conhecimento do surdo sobre a LIBRAS como L1 como primeira língua e, através desse resultado, foram desenvolvidas estratégias de ensino com apoio de imagens e texto, com metodologia para o ensino da L2 focando o conhecimento da LIBRAS com base no bilinguismo. As experiências vivenciadas possibilitaram oportunidade de reconhecer a importância da LIBRAS como L1 na vida contínua da criança e assim ter melhores resultados do ensino da L2 como sua segunda língua. Foi possível constatar que o ensino da L2 considerando a LIBRAS viabiliza o aprendizado e deixa mais prazerosa e com melhor compreensão. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "LIBRAS, PORTUGUÊS COMO L2, BILINGUISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID4598_09092017232004.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ZILDA MEDEIROS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ZILDA" "autor_email" => "Zilda_natura@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }