MOREIRA, Kaique Brito et al.. A utilização e motivação da robótica na educação. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/35670>. Acesso em: 25/11/2024 06:38
A introdução de temas mais futurísticos vem ganhando espaço no meio acadêmico. No que diz respeito à inovação e automação, há interesse tanto dos professores, quanto de profissionais em formação de todas as áreas do campo do saber, que querem desenvolver e ter algum tipo de envolvimento prático e aplicado. Não somente os grandes índices de reprovação nas disciplinas ligadas ao cálculo matemático que é normalmente percebida pelos professores, como também a taxa de evasão constatada leva os mesmos a desenvolverem atividades ligadas ao cotidiano com o intuito de despertar o interesse lógico dos discentes à aplicabilidade logística, geométrica e numérica das matérias apenas vistas em sala de aula. Com o intuito de incentivar e dar apoio aos estudantes com o conhecimento avançado e uma educação básica trazida para a realidade encontrada na atualidade, o projeto foi criado e motivado pela vontade de introduzir uma funcionalidade didática-pedagógica a um robô. Este trabalho aborda diversos conceitos relacionados à robótica móvel com uso dos conhecimentos matemáticos na construção de um robô explorador. O processo consiste no desenvolvimento de um robô com controle sem fio, capaz de explorar ambientes de diferentes terrenos e com a função de detectar e alertar sobre a existência de gases tóxicos ou inflamáveis no ambiente em que se encontra, e, além disso, auxiliar a ação de profissionais que correm algum tipo de risco quando estão em serviço, como, por exemplo, os bombeiros e laboratoristas apresentando resultados confiáveis e baixo custo. Além disso, alguns dos cálculos que podem ser aplicados na construção e no deslocamento do robô são os cálculos trigonométricos como velocidade linear e torque. Vale salientar, que é uma porta aberta para análise de diversas áreas da matemática, objetos de estudo geométricos e cálculos químicos.