Este trabalho foi desenvolvido como atividade final do componente curricular Práticas Pedagógicas Programadas III, no quarto período do Curso de pedagogia - CAMEAM/UERN. Com o objetivo de apresentar fundamentos teóricos referentes ao impacto sobre o letramento para as práticas alfabetizadoras. Buscando entender o processo de alfabetização e letramento necessários para o professor alfabetizador desenvolver no processo de aprendizagem das crianças. Para tanto utilizamos um questionário destinado a duas professoras da Escola Municipal São Benedito do município de Pau dos Ferros/RN, atuante das séries iniciais 1º ano do ensino fundamental I e a observação da sala de aula. Buscando compreender como o professor desenvolve seu trabalho acerca de alfabetização e letramento, que estão imbricados no contexto de sala de aula, realizamos ainda, uma pesquisa bibliográfica utilizando autores como: Magda Soares (2011) e Emilia Ferreiro (2001). Deste modo, procuramos identificar o impacto dos estudos sobre letramento para as práticas educativas, reforçando a contribuição que temos hoje sobre o processo de aprender a ler e escrever, os desafios referentes a esse processo da leitura e escrita, o desafio do professor durante esse procedimento para a aprendizagem dos alunos e a contribuição dos autores (as) para uma nova prática educativa.