Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PAU DOS FERROS/RN

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PRÁTICA DOCENTE Comunicação Oral(CO) GT 11 - EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NAS PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
"2013-06-26 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 3579
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 157
    "inscrito_id" => 551
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PAU DOS FERROS/RN"
    "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido como atividade final do componente curricular Práticas Pedagógicas Programadas III, no quarto período do Curso de pedagogia - CAMEAM/UERN. Com o objetivo de apresentar fundamentos teóricos referentes ao impacto sobre o letramento para as práticas alfabetizadoras. Buscando entender o processo de alfabetização e letramento necessários para o professor alfabetizador desenvolver no processo de aprendizagem das crianças.  Para tanto utilizamos um questionário destinado a duas professoras da Escola Municipal São Benedito do município de Pau dos Ferros/RN, atuante das séries iniciais 1º ano do ensino fundamental I e a observação da sala de aula. Buscando compreender como o professor desenvolve seu trabalho acerca de alfabetização e letramento, que estão imbricados no contexto de sala de aula, realizamos ainda, uma pesquisa bibliográfica utilizando autores como: Magda Soares (2011) e Emilia Ferreiro (2001). Deste modo, procuramos identificar o impacto dos estudos sobre letramento para as práticas educativas, reforçando a contribuição que temos hoje sobre o processo de aprender a ler e escrever, os desafios referentes a esse processo da leitura e escrita, o desafio do professor durante esse procedimento para a aprendizagem dos alunos e a contribuição dos autores (as) para uma nova prática educativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NAS PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_551_296a1243b46757c5df4a027c32ce838c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉSSICA ROCHA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DÉSSICA"
    "autor_email" => "dessicarocha@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 3579
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 157
    "inscrito_id" => 551
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PAU DOS FERROS/RN"
    "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido como atividade final do componente curricular Práticas Pedagógicas Programadas III, no quarto período do Curso de pedagogia - CAMEAM/UERN. Com o objetivo de apresentar fundamentos teóricos referentes ao impacto sobre o letramento para as práticas alfabetizadoras. Buscando entender o processo de alfabetização e letramento necessários para o professor alfabetizador desenvolver no processo de aprendizagem das crianças.  Para tanto utilizamos um questionário destinado a duas professoras da Escola Municipal São Benedito do município de Pau dos Ferros/RN, atuante das séries iniciais 1º ano do ensino fundamental I e a observação da sala de aula. Buscando compreender como o professor desenvolve seu trabalho acerca de alfabetização e letramento, que estão imbricados no contexto de sala de aula, realizamos ainda, uma pesquisa bibliográfica utilizando autores como: Magda Soares (2011) e Emilia Ferreiro (2001). Deste modo, procuramos identificar o impacto dos estudos sobre letramento para as práticas educativas, reforçando a contribuição que temos hoje sobre o processo de aprender a ler e escrever, os desafios referentes a esse processo da leitura e escrita, o desafio do professor durante esse procedimento para a aprendizagem dos alunos e a contribuição dos autores (as) para uma nova prática educativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NAS PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_551_296a1243b46757c5df4a027c32ce838c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉSSICA ROCHA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DÉSSICA"
    "autor_email" => "dessicarocha@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido como atividade final do componente curricular Práticas Pedagógicas Programadas III, no quarto período do Curso de pedagogia - CAMEAM/UERN. Com o objetivo de apresentar fundamentos teóricos referentes ao impacto sobre o letramento para as práticas alfabetizadoras. Buscando entender o processo de alfabetização e letramento necessários para o professor alfabetizador desenvolver no processo de aprendizagem das crianças. Para tanto utilizamos um questionário destinado a duas professoras da Escola Municipal São Benedito do município de Pau dos Ferros/RN, atuante das séries iniciais 1º ano do ensino fundamental I e a observação da sala de aula. Buscando compreender como o professor desenvolve seu trabalho acerca de alfabetização e letramento, que estão imbricados no contexto de sala de aula, realizamos ainda, uma pesquisa bibliográfica utilizando autores como: Magda Soares (2011) e Emilia Ferreiro (2001). Deste modo, procuramos identificar o impacto dos estudos sobre letramento para as práticas educativas, reforçando a contribuição que temos hoje sobre o processo de aprender a ler e escrever, os desafios referentes a esse processo da leitura e escrita, o desafio do professor durante esse procedimento para a aprendizagem dos alunos e a contribuição dos autores (as) para uma nova prática educativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.