Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANALISANDO UMA TURMA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE BELO JARDIM-PE E A FINALIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL QUE A ESCOLA APRESENTA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA, ROTINA Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35778
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2361
    "inscrito_id" => 7207
    "titulo" => "ANALISANDO UMA TURMA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE BELO JARDIM-PE E A FINALIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL QUE A ESCOLA APRESENTA"
    "resumo" => "O presente artigo pretende analisar e compreender a finalidade da Educação Infantil partindo de uma pesquisa realizada em uma Escola Pública Municipal da cidade de Belo Jardim-PE, observando uma turma da Educação Infantil. Desenvolvemos esse trabalho a partir da Disciplina de Educação Infantil da Universidade Federal de Pernambuco, no Centro Acadêmico do Agreste. A Educação Infantil se baseia em um amplo leque de concepções e sentidos para que seja desenvolvida de forma concreta e objetiva. Ela se fundamenta no cuidar e no educar, dois processos que estão associados. Dessa forma, percebemos a grande importância da realização do trabalho para nossa formação acadêmica, melhor compreensão da real finalidade da Educação Infantil e dos fundamentos necessários para seu desenvolvimento. Nesta pesquisa a metodologia utilizada foi a de observação para compreender a rotina da Educação Infantil da escola pesquisada e entrevista para melhor enriquecimento dos dados. Ao tratarmos desta temática precisamos compreender que a Educação Infantil precisa fazer com que a criança aprenda a interagir com o meio e as pessoas a sua volta, através do brincar, do desenvolvimento de jogos e trabalhos que desenvolvam a criatividade, a percepção da criança sem fazer com que isso se torne uma obrigação decisiva para a preparação para o Ensino Fundamental. Em relação à escola campo de pesquisa percebemos que carece uma maior adequação para atingir resultados significativos que condigam com o que foi abordado no assunto supracitado. Observamos também que além da organização do espaço, mobiliários e materiais, metodologias e rotinas a escola precisa de formação continuada na área de Educação Infantil para um maior desenvolvimento e adequação aos aspectos trabalhados nessa pesquisa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA, ROTINA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID7207_11092017213652.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TACIANNE WELLIDA ANDRADE SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TACIANNE"
    "autor_email" => "tacybella@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35778
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2361
    "inscrito_id" => 7207
    "titulo" => "ANALISANDO UMA TURMA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE BELO JARDIM-PE E A FINALIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL QUE A ESCOLA APRESENTA"
    "resumo" => "O presente artigo pretende analisar e compreender a finalidade da Educação Infantil partindo de uma pesquisa realizada em uma Escola Pública Municipal da cidade de Belo Jardim-PE, observando uma turma da Educação Infantil. Desenvolvemos esse trabalho a partir da Disciplina de Educação Infantil da Universidade Federal de Pernambuco, no Centro Acadêmico do Agreste. A Educação Infantil se baseia em um amplo leque de concepções e sentidos para que seja desenvolvida de forma concreta e objetiva. Ela se fundamenta no cuidar e no educar, dois processos que estão associados. Dessa forma, percebemos a grande importância da realização do trabalho para nossa formação acadêmica, melhor compreensão da real finalidade da Educação Infantil e dos fundamentos necessários para seu desenvolvimento. Nesta pesquisa a metodologia utilizada foi a de observação para compreender a rotina da Educação Infantil da escola pesquisada e entrevista para melhor enriquecimento dos dados. Ao tratarmos desta temática precisamos compreender que a Educação Infantil precisa fazer com que a criança aprenda a interagir com o meio e as pessoas a sua volta, através do brincar, do desenvolvimento de jogos e trabalhos que desenvolvam a criatividade, a percepção da criança sem fazer com que isso se torne uma obrigação decisiva para a preparação para o Ensino Fundamental. Em relação à escola campo de pesquisa percebemos que carece uma maior adequação para atingir resultados significativos que condigam com o que foi abordado no assunto supracitado. Observamos também que além da organização do espaço, mobiliários e materiais, metodologias e rotinas a escola precisa de formação continuada na área de Educação Infantil para um maior desenvolvimento e adequação aos aspectos trabalhados nessa pesquisa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA, ROTINA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID7207_11092017213652.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TACIANNE WELLIDA ANDRADE SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TACIANNE"
    "autor_email" => "tacybella@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo pretende analisar e compreender a finalidade da Educação Infantil partindo de uma pesquisa realizada em uma Escola Pública Municipal da cidade de Belo Jardim-PE, observando uma turma da Educação Infantil. Desenvolvemos esse trabalho a partir da Disciplina de Educação Infantil da Universidade Federal de Pernambuco, no Centro Acadêmico do Agreste. A Educação Infantil se baseia em um amplo leque de concepções e sentidos para que seja desenvolvida de forma concreta e objetiva. Ela se fundamenta no cuidar e no educar, dois processos que estão associados. Dessa forma, percebemos a grande importância da realização do trabalho para nossa formação acadêmica, melhor compreensão da real finalidade da Educação Infantil e dos fundamentos necessários para seu desenvolvimento. Nesta pesquisa a metodologia utilizada foi a de observação para compreender a rotina da Educação Infantil da escola pesquisada e entrevista para melhor enriquecimento dos dados. Ao tratarmos desta temática precisamos compreender que a Educação Infantil precisa fazer com que a criança aprenda a interagir com o meio e as pessoas a sua volta, através do brincar, do desenvolvimento de jogos e trabalhos que desenvolvam a criatividade, a percepção da criança sem fazer com que isso se torne uma obrigação decisiva para a preparação para o Ensino Fundamental. Em relação à escola campo de pesquisa percebemos que carece uma maior adequação para atingir resultados significativos que condigam com o que foi abordado no assunto supracitado. Observamos também que além da organização do espaço, mobiliários e materiais, metodologias e rotinas a escola precisa de formação continuada na área de Educação Infantil para um maior desenvolvimento e adequação aos aspectos trabalhados nessa pesquisa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.