O presente artigo pretende analisar e compreender a finalidade da Educação Infantil partindo de uma pesquisa realizada em uma Escola Pública Municipal da cidade de Belo Jardim-PE, observando uma turma da Educação Infantil. Desenvolvemos esse trabalho a partir da Disciplina de Educação Infantil da Universidade Federal de Pernambuco, no Centro Acadêmico do Agreste. A Educação Infantil se baseia em um amplo leque de concepções e sentidos para que seja desenvolvida de forma concreta e objetiva. Ela se fundamenta no cuidar e no educar, dois processos que estão associados. Dessa forma, percebemos a grande importância da realização do trabalho para nossa formação acadêmica, melhor compreensão da real finalidade da Educação Infantil e dos fundamentos necessários para seu desenvolvimento. Nesta pesquisa a metodologia utilizada foi a de observação para compreender a rotina da Educação Infantil da escola pesquisada e entrevista para melhor enriquecimento dos dados. Ao tratarmos desta temática precisamos compreender que a Educação Infantil precisa fazer com que a criança aprenda a interagir com o meio e as pessoas a sua volta, através do brincar, do desenvolvimento de jogos e trabalhos que desenvolvam a criatividade, a percepção da criança sem fazer com que isso se torne uma obrigação decisiva para a preparação para o Ensino Fundamental. Em relação à escola campo de pesquisa percebemos que carece uma maior adequação para atingir resultados significativos que condigam com o que foi abordado no assunto supracitado. Observamos também que além da organização do espaço, mobiliários e materiais, metodologias e rotinas a escola precisa de formação continuada na área de Educação Infantil para um maior desenvolvimento e adequação aos aspectos trabalhados nessa pesquisa.