Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

MEMÓRIAS DE EDUCADORAS DO MUNICÍPIO DE MAMANGUAPE: UM OLHAR SOBRE OS CADERNOS ESCOLARES

Palavra-chaves: EDUCADORAS, MEMÓRIA, PRÁTICAS EDUCATIVAS Comunicação Oral(CO) GT 14 - HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO DAS MULHERES
"2013-06-26 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 3567
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 461
    "inscrito_id" => 1861
    "titulo" => "MEMÓRIAS DE EDUCADORAS DO MUNICÍPIO DE MAMANGUAPE: UM OLHAR SOBRE OS CADERNOS ESCOLARES"
    "resumo" => "Esta pesquisa apresenta uma abordagem das narrativas sobre a trajetória de vida e profissional de educadoras da rede pública do município de Mamanguape, bem como sobre um caderno de planejamento das referidas professoras. As narrativas que compõem este artigo são resultantes de entrevistas realizadas nos meses de abril e maio de 2012. O objetivo é analisar, por meio de relatos orais de vida e dos cadernos de planejamento, saberes e práticas educativas das educadoras em destaque, com ênfase no que foi lembrado sobre a trajetória de vida e atuação docente. Para tanto, utilizamos as contribuições teóricas da nova história cultural, na perspectiva do enfoque da vida cotidiana, e a orientação metodológica da história oral de vida. A apreciação de suas falas e do caderno planejamento permite desvelar, mesmo que de forma parcial, um conjunto de saberes originados de vários momentos da trajetória de vida das educadoras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO DAS MULHERES"
    "palavra_chave" => "EDUCADORAS, MEMÓRIA, PRÁTICAS EDUCATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1861_75a8386560531c7472f596af7003d20a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAYANA CAROLINE SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DAYANA CAROLINE"
    "autor_email" => "dayana_caroline52@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 3567
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 461
    "inscrito_id" => 1861
    "titulo" => "MEMÓRIAS DE EDUCADORAS DO MUNICÍPIO DE MAMANGUAPE: UM OLHAR SOBRE OS CADERNOS ESCOLARES"
    "resumo" => "Esta pesquisa apresenta uma abordagem das narrativas sobre a trajetória de vida e profissional de educadoras da rede pública do município de Mamanguape, bem como sobre um caderno de planejamento das referidas professoras. As narrativas que compõem este artigo são resultantes de entrevistas realizadas nos meses de abril e maio de 2012. O objetivo é analisar, por meio de relatos orais de vida e dos cadernos de planejamento, saberes e práticas educativas das educadoras em destaque, com ênfase no que foi lembrado sobre a trajetória de vida e atuação docente. Para tanto, utilizamos as contribuições teóricas da nova história cultural, na perspectiva do enfoque da vida cotidiana, e a orientação metodológica da história oral de vida. A apreciação de suas falas e do caderno planejamento permite desvelar, mesmo que de forma parcial, um conjunto de saberes originados de vários momentos da trajetória de vida das educadoras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO DAS MULHERES"
    "palavra_chave" => "EDUCADORAS, MEMÓRIA, PRÁTICAS EDUCATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1861_75a8386560531c7472f596af7003d20a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAYANA CAROLINE SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DAYANA CAROLINE"
    "autor_email" => "dayana_caroline52@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma abordagem das narrativas sobre a trajetória de vida e profissional de educadoras da rede pública do município de Mamanguape, bem como sobre um caderno de planejamento das referidas professoras. As narrativas que compõem este artigo são resultantes de entrevistas realizadas nos meses de abril e maio de 2012. O objetivo é analisar, por meio de relatos orais de vida e dos cadernos de planejamento, saberes e práticas educativas das educadoras em destaque, com ênfase no que foi lembrado sobre a trajetória de vida e atuação docente. Para tanto, utilizamos as contribuições teóricas da nova história cultural, na perspectiva do enfoque da vida cotidiana, e a orientação metodológica da história oral de vida. A apreciação de suas falas e do caderno planejamento permite desvelar, mesmo que de forma parcial, um conjunto de saberes originados de vários momentos da trajetória de vida das educadoras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.