Este artigo foi realizado pela estudante de licenciatura em química, voluntaria do Programa Internacional despertando vocações para licenciatura – PDVL, Instituto Federal de Pernambuco, IFPE, campus Vitória de Santo Antão, onde a pesquisa foi realizada por um dos GTs ( Grupos de trabalhos) do programa GT de experimentação, tendo como principal objetivo analisar as demais contribuições da prática experimental em escolas públicas para a aprendizagem do conceito de densidade por meio do Ciclo da Experiência Kellyana, onde é compostos por cinco etapas, antecipação, investimento, encontro, confirmação ou desconfirmação e revisão construtiva. Pois se é nítido que no século XXI o curso relacionado a química, inclusive a docência, vem apresentando uma grande escassez devido a falta de preparação dos professores e até mesmo falta de estrutura das escolas, nisto, o Programa Internacional despertando vocações para as licenciaturas – PDVL, onde vem tendo um grande destaque devido as suas atividades, com o objetivo de desperta o interesse dos estudantes. Nisto, o GT de experimentação, teve seu maior o foco, em identificar as concepções dos alunos acerca das praticas experimentais desenvolvidas nas aulas de química através de questionário, além de verificar a aprendizagem dos alunos acerca do conceito de densidade que será apresentado por um pré-teste e um pós-teste, onde os mesmos destacaram a importância das aulas experimentais. Sendo importante destacar que os estudantes deixam claro que a utilização dos experimentos os auxiliam na compreensão dos conteúdos, assim a química ficando de mais fácil entendimento. O professor deve ligar a teoria com a prática, pois isso auxilia em um desenvolvimento dos estudantes.