A Educação Permanente em Saúde (EPS) promove o ensino e aprendizagem na produção de conhecimentos relacionados ao universo de experiências e vivências do trabalhador. O estágio é o espaço essencial para a construção da aprendizagem buscando o aperfeiçoamento teórico-prático para formar profissionais qualificados para enfrentar o mercado de trabalho, sendo este espaço positivo para reflexões na formação do aluno. É provável que os profissionais e trabalhadores do SUS atuem exercendo funções sem formação adequada, falta de competência técnica e profissional dentro dos serviços, sem perceber que as atividades são desenvolvidas de forma mecanizadas, sem atualização e reflexão das práticas. A motivação desta pesquisa surgiu ao conhecer os relatos dos alunos dentro de um processo de formação técnica. O estudo objetivou analisar os relatos como um instrumento de percepção da EPS nas atividades vivenciadas, bem como descrever e contextualizar os pontos de vista positivos e negativos deste campo de prática. A metodologia foi descritiva, quali-quantitativa, baseada no método de Análise de Conteúdo. utilizando como amostra e fonte de dados os 12 relatórios dos alunos do estágio supervisionado final de citopatologia da Escola de Saúde Pública (ESPPE), tendo o laboratório como campo de prática. Os relatos apontaram que 67% dos alunos percebem a presença da EPS embora não destacam o seu conceito e apontam que suas práticas foram aprimoradas ao final do estágio. 12 alunos relataram os aspectos positivos no estágio e apenas um aluno apontou falhas quanto a estrutura física do serviço e déficit de profissionais. Houve relatos que apontaram a presença da EPS e outros não, permitindo questionar se os educandos não se reconhecem sujeitos do processo que buscam melhorar o serviço. Desta maneira o trabalho pode reflexionar a importância do estágio para o profissional enfatizando sobre as atividades laborais tendo o olhar da Educação Permanente e o ensino-serviço como princípio norteador, considerando que as melhorias do educando na qualificação técnica torna o ensino mais problematizador e de aprendizagem significativa.