O presente artigo tem por objetivo apresentar reflexões sobre possíveis contribuições de novas tecnologias na formação e atuação de coordenadores de Polo de Educação a Distância (EaD). Um dos desafios de coordenador de Polo hoje é a questão da evasão nos semestres iniciais de curso. Parte-se da hipótese de que as novas tecnologias presentes no dia a dia dos alunos podem ser ótimas aliadas para estreitar as relações e criar vínculo com seus alunos na EaD. Para o desenvolvimento dessa pesquisa adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa e como procedimento adotou-se a reflexão sobre a própria prática experimentada e vivida. Como resultado pode-se destacar que as diferentes ferramentas tecnológicas que fazem parte do cotidiano dos alunos, sendo utilizadas pedagogicamente, essas podem contribuir para a permanência e maior participação dos alunos no curso. O uso do vídeo é um exemplo, pois alunos que estavam afastados do curso retornaram e muitos comentaram que essa estratégia de comunicar-se por meio de vídeo e em tempo real fez com que se sentissem acolhidos pelos tutores e até mesmo pelo coordenador de polo, por verificarem que esses têm uma “fisionomia”, “é uma pessoa”. Essa fala de que os tutores e o coordenador são pessoas nos leva a considerar que tais ferramentas tecnológicas podem ser utilizadas também para a humanização das relações humanas, para aproximar e estabelecer vínculo entre os alunos formadores e coordenador de curso. Portanto, as novas tecnologias são aliadas para a integração do grupo social no campo da educação nas diversas modalidades e também recurso para conquistar a adesão voluntária dos alunos às práticas educativas propostas, pois sem essa adesão poderá não ocorrer a educação.