NOVAS TECNOLOGIAS – RECURSO PARA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE COORDENADORES DE POLO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PARA HUMANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37528 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4862 "inscrito_id" => 10315 "titulo" => "NOVAS TECNOLOGIAS – RECURSO PARA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE COORDENADORES DE POLO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PARA HUMANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo apresentar reflexões sobre possíveis contribuições de novas tecnologias na formação e atuação de coordenadores de Polo de Educação a Distância (EaD). Um dos desafios de coordenador de Polo hoje é a questão da evasão nos semestres iniciais de curso. Parte-se da hipótese de que as novas tecnologias presentes no dia a dia dos alunos podem ser ótimas aliadas para estreitar as relações e criar vínculo com seus alunos na EaD. Para o desenvolvimento dessa pesquisa adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa e como procedimento adotou-se a reflexão sobre a própria prática experimentada e vivida. Como resultado pode-se destacar que as diferentes ferramentas tecnológicas que fazem parte do cotidiano dos alunos, sendo utilizadas pedagogicamente, essas podem contribuir para a permanência e maior participação dos alunos no curso. O uso do vídeo é um exemplo, pois alunos que estavam afastados do curso retornaram e muitos comentaram que essa estratégia de comunicar-se por meio de vídeo e em tempo real fez com que se sentissem acolhidos pelos tutores e até mesmo pelo coordenador de polo, por verificarem que esses têm uma “fisionomia”, “é uma pessoa”. Essa fala de que os tutores e o coordenador são pessoas nos leva a considerar que tais ferramentas tecnológicas podem ser utilizadas também para a humanização das relações humanas, para aproximar e estabelecer vínculo entre os alunos formadores e coordenador de curso. Portanto, as novas tecnologias são aliadas para a integração do grupo social no campo da educação nas diversas modalidades e também recurso para conquistar a adesão voluntária dos alunos às práticas educativas propostas, pois sem essa adesão poderá não ocorrer a educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "NOVAS TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO, COORDENAÇÃO DE POLO EAD, FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE POLO EAD" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID10315_17102017123301.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIAN VAZ BATISTA" "autor_nome_curto" => "VIVIAN VAZ" "autor_email" => "diabrasil@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37528 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4862 "inscrito_id" => 10315 "titulo" => "NOVAS TECNOLOGIAS – RECURSO PARA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE COORDENADORES DE POLO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PARA HUMANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo apresentar reflexões sobre possíveis contribuições de novas tecnologias na formação e atuação de coordenadores de Polo de Educação a Distância (EaD). Um dos desafios de coordenador de Polo hoje é a questão da evasão nos semestres iniciais de curso. Parte-se da hipótese de que as novas tecnologias presentes no dia a dia dos alunos podem ser ótimas aliadas para estreitar as relações e criar vínculo com seus alunos na EaD. Para o desenvolvimento dessa pesquisa adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa e como procedimento adotou-se a reflexão sobre a própria prática experimentada e vivida. Como resultado pode-se destacar que as diferentes ferramentas tecnológicas que fazem parte do cotidiano dos alunos, sendo utilizadas pedagogicamente, essas podem contribuir para a permanência e maior participação dos alunos no curso. O uso do vídeo é um exemplo, pois alunos que estavam afastados do curso retornaram e muitos comentaram que essa estratégia de comunicar-se por meio de vídeo e em tempo real fez com que se sentissem acolhidos pelos tutores e até mesmo pelo coordenador de polo, por verificarem que esses têm uma “fisionomia”, “é uma pessoa”. Essa fala de que os tutores e o coordenador são pessoas nos leva a considerar que tais ferramentas tecnológicas podem ser utilizadas também para a humanização das relações humanas, para aproximar e estabelecer vínculo entre os alunos formadores e coordenador de curso. Portanto, as novas tecnologias são aliadas para a integração do grupo social no campo da educação nas diversas modalidades e também recurso para conquistar a adesão voluntária dos alunos às práticas educativas propostas, pois sem essa adesão poderá não ocorrer a educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "NOVAS TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO, COORDENAÇÃO DE POLO EAD, FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE POLO EAD" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID10315_17102017123301.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIAN VAZ BATISTA" "autor_nome_curto" => "VIVIAN VAZ" "autor_email" => "diabrasil@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }