Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL: REFLEXÕES TEÓRICO PRÁTICAS

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, GESTÃO EDUCACIONAL, FORMAÇÃO PROFISSIONAL Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Levando em consideração o papel da Gestão Educacional no processo de construção e estruturação da educação, sobre tudo o contexto de formação profissional nos cursos de licenciatura em pedagogia, que tem por base formar alunos capazes de construir e busca por uma formação docente significativa, o estágio supervisionado em Gestão Educacional desenvolve-se como uma possibilidade de integrar diferentes conceitos e práticas de ensino e modelos de estudos para melhor compreensão da aprendizagem e todas as relações e situações legais dentro do ambiente escolar. Assim, os estagiários exercem um papel ativo no desenvolvimento de novas concepções, e reflexões teórico práticas por meio de mecanismos que tem por base a observação e o levantamento de questões pertinentes aos estudos teóricos. Dessa forma, este artigo se propõe de forma particular a abordar os diferentes contextos que norteiam a Gestão Educacional entre eles destacam-se as perspectivas Democrática e Participativa, que se configuram como pressupostos base de toda Gestão que preze pela excelência e conformidade na busca por uma educação de qualidade para todos. De tal modo, procede-se como instrumento além da observação e levantamento de informações dentro da escola campo do estágio, as definições e reflexões enfatizadas nas obras dos referidos autores entre eles: Freire (1996), Gadotti (1994) (2005) (2014), Lück (2010) e (2017), Veiga (2002). A partir do desenvolvimento de tais procedimentos compreende-se de forma clara os contextos e o papel de uma Gestão Democrática e Participativa no processo de construção da qualidade Educacional. O que permite concluir que a Gestão Educacional é uma perspectiva bastante solida e que suas atribuições devem ser de caráter Democrático e de forma Participativa onde o envolvimento é continuo e de todos. Sobre o Estágio Supervisionado em Gestão Educacional podemos compreender, refletir, desenvolver novas concepções com finalidades inerentes ao processo de formação, e consequentemente construção de uma identidade crítica, ativa e significativa.

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