Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO RANKING DO ENEM PARA A SOCIEDADE E AS DIFERENÇAS ENTRE AS REDES DE ENSINO

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, RANKING, NÍVEL SOCIOECONÔMICO, TRABALHO DOCENTE, TRABALHO DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A partir do momento em que o ENEM se tornou a principal forma de acesso dos jovens às universidades, a preocupação em com o ranking do ENEM passou a determinar as ações nas escolas e na escolha de escolas. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é analisar se o ranking do ENEM, apresentado pelo INEP, é um referencial capaz de descrever a realidade de cada escola, contemplando as diversas variáveis envolvidas nesse resultado (como, por exemplo, o indicador de nível socioeconômico de cada escola, o indicador de permanência do aluno na escola entre outros), buscando ainda entender a importância desse ranking para a sociedade e discutir a grande divergência que ocorre na colocação entre as redes de ensino, principalmente em relação à rede estadual e a rede particular. Para que possamos atingir os objetivos propostos, realizamos uma análise documental com foco no resultado divulgado pelo INEP, em 2015, em relação ao exame de 2014. Para uma análise mais próxima da nossa realidade, trabalharemos com os resultados das 270 escolas do Rio Grande do Norte que participaram do ENEM, sempre comparando os resultados das escolas do RN com os dados das escolas do Brasil. a influência do indicador de nível socioeconômico das escolas participantes do ranking, onde foi possível constatar que o nível socioeconômico da instituição exerce uma influência significativa na colocação da escola. A maioria das escolas com pior desempenho está situada nos níveis socioeconômicos médio baixo ou baixo. É importante ressaltar que, por mais que o nível socioeconômico da escola influencie na sua posição no ranking do ENEM, existem escolas que situadas nos níveis médio baixo e médio e que conseguem atingir bons resultados, evidenciando a possibilidade de a escola realizar um bom trabalho e obter bons resultados, mesmo atendendo alunos oriundos de grupos econômicos menos favorecidos. Por fim, podemos concluir que existe um conjunto de fatores que irão influenciar na posição da escola no ranking do ENEM. Porém, sem subestimar a importância dessa avaliação, consideramos que para que a sociedade brasileira desfrute de uma educação de qualidade é preciso muito mais que um bom resultado nesse exame. Nesse sentido, consideramos que uma educação voltada para a formação integral do aluno precise de uma maior valorização social dos profissionais da educação, com melhoria efetiva dos seus salários, das suas condições de trabalho e da sua formação (inicial e continuada). Além disso, é fundamental o envolvimento da família na vida escolar dos alunos. Só assim, a escola poderá contribuir para a formação de cidadãos éticos, autônomos e capazes de desenvolver todas as suas potencialidades pessoais e profissionais.

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