ANÁLISE DA PRODUÇÃO TEXTUAL REALIZADA EM UMA ABORDAGEM TEMÁTICA SOBRE ALIMENTAÇÃO E SAÚDE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35797 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2534 "inscrito_id" => 5214 "titulo" => "ANÁLISE DA PRODUÇÃO TEXTUAL REALIZADA EM UMA ABORDAGEM TEMÁTICA SOBRE ALIMENTAÇÃO E SAÚDE" "resumo" => """ O presente trabalho apresenta uma análise das produções textuais realizadas por alunos de uma\r\n turma de 2º ano do Ensino Médio, frutos de uma intervenção didático-pedagógica executada no âmbito do\r\n subprojeto Pibid/Química/UFPB, que trabalhou o conteúdo de bioquímica no contexto do tema alimentação\r\n e saúde, baseada na perspectiva de ensino CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). A sequência didática\r\n elaborada foi aplicada em duas aulas regulares da disciplina de Química, divididas em três momentos: i)\r\n problematização do tema alimentação e saúde; ii) pesquisa orientada em prol da produção de textos\r\n referentes à temática apresentada e suporte pedagógico com a utilização de redes sociais; iii) promoção de\r\n debates acerca da pesquisa, com ênfase nos cuidados com a alimentação e avaliação metodológica. Os textos\r\n foram avaliados segundo os princípios da análise textual discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2011).\r\n Com base na ATD, as categorias analisadas foram: apropriação conceitual (AC) e interação discursiva (ID).\r\n Neste âmbito, procuramos observar como a linguagem escrita se refletiu nos aspectos categóricos\r\n selecionados. Nos textos produzidos, os alunos fizeram uso excessivo da linguagem comum e apresentaram\r\n dificuldades na utilização da linguagem científica, o que mostra uma necessidade de atividades que motivem\r\n a escrita científica, fator indispensável para garantir o aprendizado dos conhecimentos científicos. Apesar de\r\n algumas lacunas na aplicação do projeto, como a falta de disponibilidade de aulas, que não puderam ser\r\n preenchidas devido ao calendário escolar, a metodologia mostrou-se bastante eficaz e motivadora, pois ainda\r\n assim conseguimos verificar que os erros conceituais apresentados nas produções textuais foram corrigidos\r\n durante os debates, resultando em uma melhor compreensão do tema, o que se refletiu nos questionários. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ESCRITA, LINGUAGEM QUÍMICA, ABORDAGEM CTS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID5214_12092017175019.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA TEIXEIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA" "autor_email" => "anapaulaoliveira.quimica@" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35797 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2534 "inscrito_id" => 5214 "titulo" => "ANÁLISE DA PRODUÇÃO TEXTUAL REALIZADA EM UMA ABORDAGEM TEMÁTICA SOBRE ALIMENTAÇÃO E SAÚDE" "resumo" => """ O presente trabalho apresenta uma análise das produções textuais realizadas por alunos de uma\r\n turma de 2º ano do Ensino Médio, frutos de uma intervenção didático-pedagógica executada no âmbito do\r\n subprojeto Pibid/Química/UFPB, que trabalhou o conteúdo de bioquímica no contexto do tema alimentação\r\n e saúde, baseada na perspectiva de ensino CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). A sequência didática\r\n elaborada foi aplicada em duas aulas regulares da disciplina de Química, divididas em três momentos: i)\r\n problematização do tema alimentação e saúde; ii) pesquisa orientada em prol da produção de textos\r\n referentes à temática apresentada e suporte pedagógico com a utilização de redes sociais; iii) promoção de\r\n debates acerca da pesquisa, com ênfase nos cuidados com a alimentação e avaliação metodológica. Os textos\r\n foram avaliados segundo os princípios da análise textual discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2011).\r\n Com base na ATD, as categorias analisadas foram: apropriação conceitual (AC) e interação discursiva (ID).\r\n Neste âmbito, procuramos observar como a linguagem escrita se refletiu nos aspectos categóricos\r\n selecionados. Nos textos produzidos, os alunos fizeram uso excessivo da linguagem comum e apresentaram\r\n dificuldades na utilização da linguagem científica, o que mostra uma necessidade de atividades que motivem\r\n a escrita científica, fator indispensável para garantir o aprendizado dos conhecimentos científicos. Apesar de\r\n algumas lacunas na aplicação do projeto, como a falta de disponibilidade de aulas, que não puderam ser\r\n preenchidas devido ao calendário escolar, a metodologia mostrou-se bastante eficaz e motivadora, pois ainda\r\n assim conseguimos verificar que os erros conceituais apresentados nas produções textuais foram corrigidos\r\n durante os debates, resultando em uma melhor compreensão do tema, o que se refletiu nos questionários. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ESCRITA, LINGUAGEM QUÍMICA, ABORDAGEM CTS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID5214_12092017175019.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA TEIXEIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA" "autor_email" => "anapaulaoliveira.quimica@" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }