Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPLANTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS E SUA RELEVÂNCIA PARA ATIVIDADES PRÁTICAS

Palavra-chaves: FUNDAÇÃO DO LABORATÓRIO, ENSINO NA PRÁTICAS, CIÊNCIA E EXPERIMENTAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35271
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3618
    "inscrito_id" => 1969
    "titulo" => "A IMPLANTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS E SUA RELEVÂNCIA PARA ATIVIDADES PRÁTICAS"
    "resumo" => "O PIBID é um programa que se mostra bastante eficaz, possibilitando a capacidade de melhorar as condições das aulas em instituições escolares. Este trabalho é um relato de experiencia sobre a construção de um laboratório de Ciências, e a importância deste para desenvolvimento de atividades do PIBID. Inicialmente foi realizado um diagnóstico das principais necessidades de reparos, organização do local, divisão e organização do espaço. A escola já tinha a disposição de alguns recursos didáticos para equipar o laboratório como: dois microscópios ópticos, um binocular e outro monocular; caixa laminário; um boneco anatômico; dois esqueletos; uma lupa; duas peças de modelo bucal com escova de dente. A presença do laboratório na escola tornou-se uma ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem, através das atividades práticas, experimentos, uso de aparelhos como o microscópio e a lupa, assim, facilitando a assimilação e estruturação dos conhecimentos e conceitos científicos. A equipe do PIBID ainda contribuiu com a montagem de alguns recursos didáticos com potencial para ser utilizado nas aulas, como: modelos didáticos de células, representação de musgo, representação de peixe, entre outros. Os resultados nos mostram a importância de um laboratório na escola para determinadas práticas e atividades experimentais. Dessa forma nos deparamos com situações nas quais surgem reflexões quanto aos tipos de atividades propostas para os educandos e ainda há possibilidades para melhor interação e compreensão do ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FUNDAÇÃO DO LABORATÓRIO, ENSINO NA PRÁTICAS, CIÊNCIA E EXPERIMENTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID1969_14102017212453.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISLAINE MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CRISLAINE SILVA"
    "autor_email" => "crismariasilvacg@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35271
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3618
    "inscrito_id" => 1969
    "titulo" => "A IMPLANTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS E SUA RELEVÂNCIA PARA ATIVIDADES PRÁTICAS"
    "resumo" => "O PIBID é um programa que se mostra bastante eficaz, possibilitando a capacidade de melhorar as condições das aulas em instituições escolares. Este trabalho é um relato de experiencia sobre a construção de um laboratório de Ciências, e a importância deste para desenvolvimento de atividades do PIBID. Inicialmente foi realizado um diagnóstico das principais necessidades de reparos, organização do local, divisão e organização do espaço. A escola já tinha a disposição de alguns recursos didáticos para equipar o laboratório como: dois microscópios ópticos, um binocular e outro monocular; caixa laminário; um boneco anatômico; dois esqueletos; uma lupa; duas peças de modelo bucal com escova de dente. A presença do laboratório na escola tornou-se uma ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem, através das atividades práticas, experimentos, uso de aparelhos como o microscópio e a lupa, assim, facilitando a assimilação e estruturação dos conhecimentos e conceitos científicos. A equipe do PIBID ainda contribuiu com a montagem de alguns recursos didáticos com potencial para ser utilizado nas aulas, como: modelos didáticos de células, representação de musgo, representação de peixe, entre outros. Os resultados nos mostram a importância de um laboratório na escola para determinadas práticas e atividades experimentais. Dessa forma nos deparamos com situações nas quais surgem reflexões quanto aos tipos de atividades propostas para os educandos e ainda há possibilidades para melhor interação e compreensão do ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FUNDAÇÃO DO LABORATÓRIO, ENSINO NA PRÁTICAS, CIÊNCIA E EXPERIMENTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID1969_14102017212453.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISLAINE MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CRISLAINE SILVA"
    "autor_email" => "crismariasilvacg@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O PIBID é um programa que se mostra bastante eficaz, possibilitando a capacidade de melhorar as condições das aulas em instituições escolares. Este trabalho é um relato de experiencia sobre a construção de um laboratório de Ciências, e a importância deste para desenvolvimento de atividades do PIBID. Inicialmente foi realizado um diagnóstico das principais necessidades de reparos, organização do local, divisão e organização do espaço. A escola já tinha a disposição de alguns recursos didáticos para equipar o laboratório como: dois microscópios ópticos, um binocular e outro monocular; caixa laminário; um boneco anatômico; dois esqueletos; uma lupa; duas peças de modelo bucal com escova de dente. A presença do laboratório na escola tornou-se uma ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem, através das atividades práticas, experimentos, uso de aparelhos como o microscópio e a lupa, assim, facilitando a assimilação e estruturação dos conhecimentos e conceitos científicos. A equipe do PIBID ainda contribuiu com a montagem de alguns recursos didáticos com potencial para ser utilizado nas aulas, como: modelos didáticos de células, representação de musgo, representação de peixe, entre outros. Os resultados nos mostram a importância de um laboratório na escola para determinadas práticas e atividades experimentais. Dessa forma nos deparamos com situações nas quais surgem reflexões quanto aos tipos de atividades propostas para os educandos e ainda há possibilidades para melhor interação e compreensão do ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.