A Educação Física na escola sofreu influências de várias culturas, onde representou diferentes papéis e adquiriu diferentes significados, conforme o momento histórico. O presente artigo resulta de um estudo realizado sobre o papel da Educação Física escolar para promoção da saúde. Para tanto o estudo realizado tem um caráter qualitativo e foi baseado em pesquisas bibliográfica com base em analise em documentos como diretrizes e legislação que norteiam a pratica do educador física escolar de modo que se buscou com isso responder ao questionamento resultante da problemática: qual a função da Educação Física na escola para promoção da saúde dos educandos. A princípio buscou se conceituar alguns termos que permeiam este trabalho com a finalidade de esclarecer a relevância do tema bem como estes mesmos conceitos se tornam complementares no espaço escolar quando se trata da promoção da saúde com base nas aulas de educação física. Dentre os conceitos que consideramos essenciais elucidar elegemos alguns como: Saúde, Educação Física e consciência, onde a função social da Educação Escolar assume um papel de extrema relevância pois, ao orientar as escolas a trabalhar a saúde como tema transversal amplia-se as possibilidades de imprimir uma consciência de todos os envolvidos nos espaços educativos sobre a importância da saúde enquanto direito e o real papel da escola mediante este desafio. O desafio da escola em especial da Educação Física é fomentar comportamentos mais saudáveis, visando desenvolver habilidades e estimular a tomada de decisões por meio da responsabilidade individual e grupal e isso deve ser bem definido e difundido entre todos os autores sociais que estão evolvidos no processo educativo.